sábado, 28 de maio de 2022

COMPORTAMENTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE ATUAL

 Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Nome: Manoela Gentilini Vinhas

Matrícula: 21201692

 19 Melhores Ferramentas de Colaboração Online para Trabalho Remoto

O artigo tem como objetivo principal, demonstrar alguns comportamentos e as influências das redes sociais na sociedade. Afinal, no mundo de hoje, essas existem apenas para facilitar a vida das pessoas?

É notório que o constante crescimento das mídias vem tornando o mundo cada vez mais complexo, além de facilitar os indivíduos em inúmeras situações, como permitir com que se comuniquem com pessoas do outro lado do planeta, simultaneamente. 

Assim, a comunicação, por exemplo, está, cada vez mais complexa e, além disso, tem transformado as informações mais acessíveis. Nesse sentido, com as diferentes mídias eletrônicas e os diversos meios de acesso, a forma tradicional tem se diferenciado, é o exemplo do jornal impresso, o qual vem desaparecendo ao longo dos anos.

Desse modo, é possível constatar que as redes sociais não se limitam apenas ao relacionamento, mas também como um mecanismo de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso a informação, mas a capacidade de produzi-la.

Nesse contexto, as mídias em conjunto da internet são um espaço de colaboração, as quais se baseiam na interação e participação ativa e passiva das pessoas, por meio da produção do conteúdo e do consumo dele. Ademais, ao contrário do meio impresso, o meio digital é interativo e possui diversas formas e opções de leitura.

Sendo assim, as redes sociais influenciam em vários aspectos na sociedade atual, a qual está em constante evolução -onde as questões ditas “polêmicas” estão relacionadas a questões pessoais, em sua maioria, ganhando cada vez mais visibilidade hoje em dia. Elas permitem, também que pessoas expressem o que pensam, sentem e vivem, por exemplo, além de compartilharem seu dia a dia sem nenhum filtro, esses fatores tornam as redes em uma espécie de "diário virtual".

 

A influência das mídias na comunicação, atualmente, modificou muitas coisas em perspectiva ao que era anteriormente, tanto por meio dos atuais aplicativos, como por conversas pessoalmente com outros indivíduos. Nesse contexto, as abreviações de certas palavras, por exemplo, estão ainda mais comuns na sociedade atual, um exemplo se dá na palavra porque, a qual é referida como “pq”.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

 

Outro fator relevante está interligado com a divulgação de produtos e/ou serviços das diversas organizações. Desta forma, as redes sociais possibilitam uma maior visibilidade por inúmeros fatores, permitindo com que as empresas façam propagandas e forneçam maiores ofertas para seus clientes, por intermédio delas, além de utilizá-las como maneira de se promover e alcançar possíveis clientes.

 

Por fim, as mídias permitem que as pessoas tenham voz para diferentes e importantes pautas da atualidade. Com a fácil acessibilidade, ficou ainda mais comum os indivíduos expressarem suas opiniões nos diversos meios de comunicação, os quais são palco para grandes manifestações e mobilizações -como abaixo assinados e promoções de movimentos contra algum político, decisão, discriminação e acontecimentos. Um exemplo disso são as manifestações contra o racismo referentes a morte do ex-segurança George Floyd em uma ação policial, a qual ocorreu no mês de maio de 2020 na cidade de Minneapolis.

 

Ainda que a internet e as redes sociais tenham surgido com o intuito de facilitar e conectar as pessoas, elas acabam sendo palco para diversas situações complicadas. Afinal, existem muitos casos em que ataques e o então chamado "cancelamento", geram vítimas que enxergam no suicídio uma saída.


Nesse sentido, há muita disseminação de ódio nas redes sociais, o que acaba interferindo negativamente na vida das pessoas. Dessa forma, muitos desses discursos estão associados à estética -em especial de mulheres- religião, racismo, orientação sexual e, até mesmo, estilos de vida. Na maioria dos casos, a pessoa que propaga esse tipo de fala não possui o mínimo de conhecimento relacionado sobre o assunto, porém acaba atacando por prazer ou por ignorância.


Teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Arte: jornal.usp.br

 

Infelizmente, há casos, também, de pessoas que criam perfis nas redes para insultar as outras, fazendo comentários desagradáveis e comparações desnecessárias, por exemplo. Dessa forma, grande parte dessas ocorrências acabam gerando alguns problemas psicológicos nos indivíduos, como depressão e ansiedade, algo extremamente preocupante no mundo atual.

 

Conclui-se, portanto que o comportamento das redes sociais na sociedade atual se dá de diferentes formas. Ainda que elas sejam instrumentos de alta necessidade, na maioria dos casos, em razão de auxiliar as pessoas em suas tarefas diárias, por exemplo, acabam sendo, também, um local onde se disseminam sentimentos ruins. Normalmente, acontecem com a intenção de afetar os outros, ocasionando malefícios na vida de quem sofre esses discursos.


Referências:


SANTANA, Raylanne pinheiro de. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2018, Fortaleza. Diponível em: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018/trabalho/71314 Acesso em: 27 de maio de 2022


HOLANDA, IsabelA influência das redes sociais na comunicação humana, 2021. Disponível em:https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/ Acesso em: 27 de maio de 2022.


G, Ariane. 19 Melhores Ferramentas de Colaboração Online para Trabalho Remoto, 2022. Disponível em:

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/ferramentas-colaboracao-online Acesso em: 28 de maio de 2022.

DNA Criativo| O que é Internetês? Saiba mais sobre a linguagem da internet. Disponível em: https://www.dnacriativo.com/post/o-que-e-internetes-saiba-mais-sobre-a-linguagem-da-internet Acesso em: 28 de maio de 2022.


Jornal da USP| Violência das ruas se repete em discurso de ódio na internet, 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/violencia-das-ruas-se-repete-em-discurso-de-odio-na-internet/Acesso em: 28 de maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário