terça-feira, 22 de março de 2022

As funcionalidades da plataforma Microsoft Teams para o ensino remoto


Aluna: Maria Eduarda dos Anjos Alves

Matrícula: 16200946

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem


    A pandemia do Coronavírus em março de 2020 veio para mudar de vez a vida de todos e implementar, quase que a força, o ensino remoto. O ensino remoto pode ser entendido como o conteúdo que é feito e disponibilizado de forma online, sendo gravado ou no formato ao vivo, com atividades e momentos síncronos e assíncronos. Com a pandemia e o isolamento social recomendado, as escolas, universidades e colégios se viram de certa forma obrigados a adotar esta prática.

    Com a implementação desta modalidade, houve uma plataforma em especial que se destacou: o Microsoft Teams. Utilizado tanto em empresas, quanto na educação, a plataforma tem 1001 utilidades: com ela é possível organizar aulas, turmas, tarefas, reuniões, arquivos, compartilhar documentos e apresentações, contando também com um chat funcional e salas separadas para sessões em grupo, priorizando a comunicação e colaboração entre todos os participantes. A plataforma disponibilizou aos professores e alunos diversos vídeos e guias ensinando a utilizar o aplicativo, para que ele se torne o mais funcional possível dentro de suas funcionalidades.

 

                    Divulgação/Microsoft Teams

 

    Para os professores, o Teams tem uma funcionalidade muito interessante e que vem sendo uma dificuldade em algumas outras plataformas (como o Google Meet, por exemplo): o Teams disponibiliza a lista de chamada automaticamente após o término das aulas, possibilitando que o responsável baixe um arquivo em Excel, registrando as saídas e entradas dos participantes na aula.

    Para os estudantes, a plataforma também tem uma ferramenta que pode ser utilizada como um caderno automatizado. Este é baseado em uma outra plataforma, o OneNote, permitindo uma nova perspectiva do ensino remoto. Professores também podem utilizar da plataforma, em forma de distribuição de provas ou listas de exercícios, por exemplo.

    Segundo Fernando Puertas, educador da Microsoft, ainda é possível verificar o comportamento dos alunos utilizando o Teams, através da funcionalidade Insigths. A ferramenta auxilia os professores a verificar quais as metodologias que melhor são compreendidas, quais alunos entraram e quais trabalhos foram entregues, possibilitando ao professor entender qual a melhor abordagem, tanto nas aulas, quanto com os alunos, ajudando também nas decisões de continuidade ou mudanças necessárias na metodologia e no tipo de ensino.

 

                Crédito: Divulgação/Porvir

    Pensando na facilidade e praticidade que a empresa Microsoft poderia causar na vida de seus usuários, e também no engajamento que ganharia com o grande aumento de atividade na plataforma, em março de 2020 a organização disponibilizou o Teams gratuitamente para empresas e escolas em todo o mundo. Com isso, a plataforma que tinha cerca de 32 milhões de usuários ativos diários no início da pandemia, teve este número aumentado para 115 milhões em outubro de 2020.

    Além de todas as funcionalidades que a plataforma apresenta, o Teams conta também com cenários virtuais e divertidos para os usuários. É possível se divertir com os demais participantes colocando um fundo na praia, ao ar livre, ou em um escritório. Em um momento tão difícil como está sendo a pandemia, poder compartilhar gifs e memes mesmo que durante a aula, sobre o assunto estudado, pode se transformar em um grande alívio para os presentes. Em tempos de aumento nos índices de doenças como ansiedade e depressão, muitas delas sendo decorrentes do isolamento social, momentos como as aulas podem ser uma descontração, além de muita aprendizagem.

 

 Referências: 

DAU, Gabriel. O que é Ensino Remoto e o seu papel fundamental em 2021. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-e-ensino-remoto-e-o-seu-papel-fundamental-em-2021/. Acesso em: 22 mar. 2022.

BRASIL, Microsoft News Center. Aprendizado remoto, colaborativo e seguro com Microsoft Teams. Disponível em: https://news.microsoft.com/pt-br/aprendizado-remoto-colaborativo-e-seguro-com-microsoft-teams/#:~:text=O%20Microsoft%20Teams%20%C3%A9%20uma,com%20pouca%20ou%20nenhuma%20adapta%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 22 mar. 2022.

BULHÕES, Gabriela. 145 milhões de pessoas usam o Microsoft Teams diariamente. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/04/28/internet-e-redes-sociais/145-milhoes-de-pessoas-usam-o-microsoft-teams-diariamente/. Acesso em: 22 mar. 2022.

LEUCOTRON. Como o Microsoft Teams tem ajudado as empresas durante a pandemia? Disponível em: https://blog.leucotron.com.br/microsoft-teams/. Acesso em: 22 mar. 2022.

NETWORK, Solo. Microsoft Teams além da pandemia: a ferramenta essencial para sua comunicação interna. Disponível em: https://solonetwork.com.br/blog-post/post/2020/12/07/microsoft-teams-alem-da-pandemia-ferramenta-essencial-comunicacao-interna. Acesso em: 22 mar. 2022.

NOGUEIRA, Fernanda. Microsoft Teams funciona como base para aplicação de metodologias ativas. Disponível em: https://porvir.org/microsoft-teams-funciona-como-base-para-aplicacao-de-metodologias-ativas/. Acesso em: 22 mar. 2022.

BRASIL, Microsoft News Center. Microsoft oferece Microsoft Teams gratuitamente para manter organizações e escolas conectadas durante o COVID-19. Disponível em: https://news.microsoft.com/pt-br/microsoft-oferece-microsoft-teams-gratuitamente-para-manter-organizacoes-e-escolas-conectadas-durante-o-covid-19/. Acesso em: 22 mar. 2022.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário