Redes Sociais e Virtuais
Mariane dos Santos Borges - 14101750
Sabe-se que nos dias atuais as redes sociais são canais que conectam pessoas conforme seus interesses e valores. Essa conexão proporciona a interação em torno de um determinado assunto. As diversas plataformas digitais de comunicação estão estreitando cada vez mais o relacionamento entre empresa e cliente, isso porque ao interagirem nesses meios os clientes têm a oportunidade de expressar o seu nível de satisfação do produto/serviço oferecido pela empresa. Por sua vez, as empresas têm a oportunidade de agir de forma rápida e estratégica para garantir a fidelização do seu cliente.
O conceito Social Listening têm proporcionado ferramentas estratégicas para as empresas aumentarem a satisfação dos seus clientes, uma vez que, ela possui a capacidade de monitorar, avaliar, gerenciar conflitos e promover ações estratégicas.
O que é Social Listening
Entende-se como Social Listening o processo de monitoramento de conversas e interações sociais online a respeito de um assunto específico. Esse monitoramento se dá por meio da identificação de comentários e conversas relevantes nas redes sociais, palavras-chaves, frases, menções, entre outros. A ferramenta de Social Listening também conhecida como “escuta social” tem o objetivo de auxiliar o marketing a entender seu público e seus movimentos sociais. Por meio dos comentários relevantes é que a ferramenta de Social Listening consegue explorar o desempenho do atendimento e o nível de satisfação de seus produtos/serviços, assim, as organizações têm a possibilidade de agir de forma estratégica ao tomar as decisões.
Monitoramento das redes sociais
A propagação instantânea das informações atualmente pode atingir um grande número de pessoas em qualquer lugar do mundo, quando associado ao seu produto/serviço, esse fator pode gerar pontos positivos e negativos para a empresa. Para que a organização tenha um bom desempenho no mercado a qual está inserida é importante monitorar todas as menções, frases, comentários e conversas referentes ao seu produto/serviço.
Com a função do Social Listening as empresas conseguem monitorar o que está sendo falado sobre seu produto/serviço, extrair dados que aprimoram estratégias na hora de responder perguntas ou comentários, resolver conflitos e gerar insights para aumentar a conversão de clientes. Atualmente existem diversas ferramentas que auxiliam a escuta social, entre elas estão: Google Alerts e Google Trends.
Avaliação de performance
É necessário que as empresas estejam atentas às campanhas e ações que são entregues para o seu público alvo, sendo fundamental identificar se o que está sendo divulgado pela empresa é o que o cliente espera. Aqui os recursos de Escuta Social servem para compreender como está a comunicação da empresa perante seu público alvo, as estratégias proporcionadas por esse recurso deixa a relação mais humana, se aplicada corretamente a organização consegue ser mais assertiva nos seus planos de ações, gerando confiança e respeito do seu produto/serviço e proporcionando maior engajamento do seu público alvo.
Experiência do Cliente
A experiência do cliente é capaz de determinar o poder de compra e fidelização, por esse motivo é importante que a organização se preocupe em proporcionar uma jornada diferenciada, sendo assertiva em todas as etapas que vão do primeiro contato do cliente até o pós venda.
O Social listening possui diferentes estratégias que podem auxiliar na experiência do cliente:
Quando é mencionado nas redes sociais uma reclamação, a escuta social pode agir de forma proativa para solucionar o problema, evitando que a publicidade negativa se espalhe;
Quando a empresa recebe um elogio referente ao seu seu produto/serviço a social listening tem o papel de promover a interação do cliente, isso porque assim que identificado o elogio a empresa consegue retribuir imediatamente mostrando ao cliente que está a disposição;
Quando o cliente apresenta dúvidas sobre o seu produto/serviço a empresa consegue mostrar-se prestativa, mesmo que não resolva o problema de imediato ela consegue se fazer presente informando que está buscando as soluções;
Quando o consumidor solicitar suporte por meio das redes sociais a empresa estará à frente para atendê-lo.
Gerenciamento de conflito
As vantagens da utilização dos recursos que a escuta social oferece no gerenciamento de conflitos é que as insatisfações e problemas mencionados nas redes sociais pelos consumidores são localizadas com mais facilidade, o que gera agilidade nos processos de solução, assim, a empresa consegue evitar que os pontos negativos mencionados pelo consumidor sejam negligenciados e propagados de forma desfavorável.
Suporte ao Cliente
É fato que todos nós enquanto consumidores de um produto/serviço gostamos de saber que há um representante por de trás da marca para prestar suporte relacionado a dúvidas, problemas com o produto, principalmente quando essa compra é pretendida ou realizada por meio das redes sociais. É importante deixar evidente para o seu cliente que a empresa possui uma escuta ativa e sempre estará disponível para prestar apoio quando necessário.
REFERÊNCIAS
A importância da experiência do consumidor. Field Control Blog. Disponível em: A importância da experiência do consumidor - Blog Field Control. Acesso em: 11 fev. 2022.
A importância da satisfação do cliente. Estácio, Pós graduação e MBA. Disponível em: Pós Estácio - A importância da satisfação do cliente (posestacio.com.br). Acesso em: 12 fev. 2022.
CUNHA, Bruna. Social listening: como monitorar as redes sociais pode transformar sua estratégia. Salesforce Blog, 01 dez. 2021. Disponível em: Social Listening: Como monitorar as redes sociais pode transformar sua estratégia |. Acesso em: 10 fev. 2022.
IGNACZUK, Carolina. O que é e como utilizar social listening no atendimento ao cliente?. Movidesk Blog, 21 set. 2021. Disponível em: Social listening: saiba como utilizar no atendimento ao cliente! (movidesk.com). Acesso em: 10 fev. 2022.
JACKSON, Dominique. O que é Social Listening social e por que é importante? Sprout social, 20 set. 2017. Disponível em: 1) New Messages! (sproutsocial.com). Acesso em 13 fev. 2022.
NOCERA, Raquel. Social listening: como utilizar no atendimento ao cliente. Jobhome, 06 abr. 2021. Disponível em: Social Listening: como utilizar no atendimento ao cliente | JobHome (jhome.com.br) . Acesso em: 09 fev. 2022.
OLIVEIRA, Ana. Social listening: seu aliado para melhorar a experiência cliente e fortalecer a imagem da sua marca. Peep, 19 ago. 2021. Disponível em: Social Listening: Monitorando a Experiência do Cliente | Peepi. Acesso em: 11 fev. 2022.
Redes Sociais. Dependência de tecnologia. Disponível em: Redes Sociais (dependenciadetecnologia.org). Acesso em: 10 fev. 2022.
ROACH, Andrew. Social listening: o que é, como funciona e como utilizá-lo. OBERLO, 10 mar. 2020. Disponível em: 10 ferramentas imperdíveis de social listening para a sua marca (oberlo.com.br). Acesso em: 12 fev. 2022.
SARITA. 11 dicas de ferramentas de monitoramento de redes sociais que você precisa conhecer. Divulggare, 09 mar. 2018. Disponível em: 11 dicas de ferramentas de monitoramento de redes sociais (divulggare.com.br). Acesso em: 12 fev. 2022.
Social listening: 7 ferramentas para as redes sociais. Negocios SC, 17 fev. 2021. Disponível em: Social listening: 7 ferramentas para as redes sociais | Negócios SC. Acesso em: 10 fev. 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário