terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

INSTAGRAM: O CRESCIMENTO DO USO DURANTE A PANDEMIA E AS FERRAMENTAS DE ESTRATÉGIAS.

 Universidade Federal de Santa Catarina

Nome: Ariane De Oliveira Santos - 19203291

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais 



INSTAGRAM: O CRESCIMENTO DO USO DURANTE A PANDEMIA E

AS FERRAMENTAS DE ESTRATÉGIAS 



                                                                                

O INSTAGRAM E SUA FUNCIONALIDADE


O Instagram foi criado pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, lançado em outubro de 2010. Foi desenvolvido como um aplicativo móvel para celulares smartphones, Apple e Android.


É uma mídia social e sua função é o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, ou seja, milhares de pessoas compartilham suas vidas através de publicações de imagens e vídeos. Além disso, os usuários do instagram  podem curtir, comentar e  utilizar hashtags (#)  para encontrar imagens relacionadas ao mesmo tema. 


O Instagram possui diversos filtros com várias finalidade, como: suavizar a iluminação, clarear a imagem, alterar as cores, aplicar desde maquiagens virtuais, até os mais diferentes e divertidos efeitos nas postagens.


Conta com um recurso chamado Reels, onde é possível criar vídeos  com a aplicação de filtros e uma seleção de áudios. 


O site TechTudo, em notícia publicada em 26/09/2021 comenta:


“O Reels é uma ferramenta de vídeos própria do Instagram que funciona em formato similar ao TikTok. O recurso, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), permite que os usuários criem clipes com duração máxima de 60 segundos e usem diversos filtros e áudios do app para dar mais dinamismo ao conteúdo.”



FERRAMENTAS DE ESTRATÉGIAS 


O instagram conta com algumas ferramentas que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio, o aplicativo é um ótimo aliado nas  estratégias digitais das empresas, se tornando também uma ferramenta de vendas, abaixo alguns recursos e ferramentas que podem te ajudar. 


  • Reels - Esse recurso tem a finalidade igual ao Tik tok, como citado acima pelo Techtudo, é possível gravar vídeos  - é uma ótima estratégia para atrair novos seguidores e crescer o perfil. 

  • IGTV - Essa ferramenta é possível perceber uma comparação com o Youtube, onde é permitido gravar vídeos mais longos. 

  • Lives - A live é um recurso do Instagram que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo.

  • GIFs -  Os GIFs, são figurinhas/adesivos/imagens com animação que estão disponíveis no Instagram Stories e nas DMs

  • Boomerang - È uma ferramenta para criar vídeos com efeito “ cena rebobinada"   

  • Guias - Esse recurso permite organizar conteúdos do mesmo tema em um só lugar, facilitando a busca no perfil onde o público pode acessar de forma mais organizada e prática

  • Instagram Shopping - é um recurso que permite que os  varejistas coloquem links de produtos em fotos publicadas no feed, assim as pessoas compram com facilidade a partir das fotos e vídeos de marcas no Instagram.

  • Filtros -  Os filtros são efeitos da câmera e são utilizados para gravar story ou para publicar uma foto mais estilosa

  • Notificações push - Conhecido como push notification, é um tipo de alerta que tem como função informar as atividades no app. 




CRESCIMENTO DO USO DURANTE A PANDEMIA 


“Segundo o Business Insider, a rede social de fotos e vídeos registrou um aumento de 70% no uso das lives – tanto para transmissão quanto para consumo, o que indica que aqueles shows em casa dos artistas tem rendido frutos. “


“De acordo com pesquisa recente do Centro Regional de Estudos do Brasil, atualmente 78% das empresas brasileiras, sejam elas de porte grande ou pequeno, estão presentes em pelo menos uma mídia social e acreditam que as mídias online podem influenciar parcerias e acarretar um aumento de vendas. Nesta porcentagem, 57% estão conectadas apenas e exclusivamente para realizar vendas online – o que representa um aumento significativo de investimento dos comerciantes em plataformas digitais.”



Instagram For Business


fonte: envision 

“Instagram para negócios”  é um conjunto de ferramentas que permite que empresas tenham um perfil comercial, onde é possível verificar informações dos seguidores e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo.


Desta forma há a possibilidade de obter conhecimento sobre as  impressões, alcance, cliques, engajamento das publicações e outras métricas da conta, através dos Insights.


 A ferramenta  insights possui diversos benefícios para as empresas, além de analisar o
desempenho dos anúncios por meio de relatórios e, a partir desses resultados que pode-se nortear quais pontos precisam ser melhorados e quais serão suas próximas ações.


fonte: affde marketing




Instagram Ads







É uma ferramenta que permite a criação de anúncios pagos no Instagram, com esse recurso há a possibilidade de anunciar  por meio de imagens e vídeos (no feed e nos Stories). Assim, é possível aumentar a visibilidade da sua marca.


Podemos perceber o crescimento do Instagram nos processos comunicativos quando  trata- se de comunicações publicitárias. E as diferentes formas que as empresas utilizam para fazer campanhas com o objetivo de alcançar o seu público


E abaixo, um tutorial pra você que deseja aprender como anunciar no Instagram Ads:

Como anunciar no Instagram Ads | Tutorial completo de como anunciar no Instagram Ads






Referências:


B9, Com pandemia, Instagram vê uso de lives crescer 70% durante mês de março. Disponível em; https://www.b9.com.br/124805/com-pandemia-instagram-ve-uso-de-lives-crescer-70-durante-mes-de-marco/. Acesso em 03/02/2022



EMPREENDEDOR, Um ano de pandemia: Instagram cresce e se torna vitrine de vendas. Disponível em; https://empreendedor.com.br/noticia/um-ano-de-pandemia-instagram-cresce-e-se-torna-vitrine-de-vendas/. Acesso em 03/02/2022


Techtudo, Seis mitos e verdades sobre o Instagram Reels. Disponível em; https://www.techtudo.com.br/listas/2021/09/seis-mitos-e-verdades-sobre-o-instagram-reels.ghtml . Acesso em 05/02/2022 


BENDIZÊ, Ferramentas e recursos do Instagram: você sabe usar todos?. Disponível em; 

https://blog.estilobendize.com.br/ferramentas-instagram/. Acesso em 05/02/2022 


HUBSPOT, Guia completo: Marketing Digital no Instagram.  Disponível em; https://br.hubspot.com/blog/marketing/marketing-digital-instagram. Acesso em 05/02/2022 



RESULTADOS DIGITAIS, Instagram for Business: o que é e como ter um perfil no Instagram para empresas. Disponível em; https://resultadosdigitais.com.br/blog/instagram-para-empresas/ acesso em 05/02/2022


Techtudo,O que é Instagram?  Disponível em;  https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/07/o-que-e-instagram.ghtml. acesso em 05/02/2022


RESULTADOS DIGITAIS,Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo + dicas. Disponível em; https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-instagram-ads/. Acesso em; 07/02/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário