Figura 1 - Tendências Pós-Pandemia que vieram para ficar
Fonte: HSM
Sabemos que o surgimento da pandemia da COVID-19 afetou o mundo inteiro. A pandemia trouxe junto com ela uma necessidade de reordenamento da vida. Foi necessário procurar se adaptar ao novo fluxo de atividades, de cuidados e das mais diversas situações que são vistas como "caóticas".
Durante esse período, que se estende a mais de um ano, podemos observar como o mundo mudou, se adaptou e se reinventou para continuar com as atividades que até então eram exercidas normalmente. A pandemia chegou e junto dela um mix de sentimentos. Realmente, esse é um período que marca várias mudanças, principalmente voltadas ao mercado profissional, como o aumento do trabalho remoto/home office, o consumo consciente, a revisão de valores, obras culturais imersivas, educação a distância e dentre outras mudanças. Em uma entrevista para matéria na BBC, Brasil Átila (doutor em microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós doutor pela Universidade de Yale) disse o seguinte:
“O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”
E isso é a realidade vista e presenciada por muitas pessoas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Nesse sentido, será visto as novas tendências pós-pandemia para o nosso “novo mundo”.
1 CONSUMO
Com redução de empregos em Pequenas e Médias empresas em cerca de 26%, 716.000 empresas que fecharam as portas segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o consumo foi um dos fatores que quando estourou a pandemia no mundo as pessoas pararam de consumir e resultou em queda de 5,5%% no PIB, apresentando uma retração na economia de 4,1%, sendo considerada com pior desempenho nos últimos 24 anos. A mentalidade de consumir por simples luxo de consumir deixou de cena para muitos brasileiros que tiveram sua vida financeira muito abalada. Conforme gráfico abaixo:
Figura 2 - PIB/ IBGE 2020 - Consumo de Famílias
Fonte: Uol Notícias
Visto a queda de consumo, muito ligado a crise em que muitos negócios foram fechados por causa da pandemia por não conseguirem manter suas portas abertas, o consumo mudou, fazendo com que muitos “pisassem nos freios”. E por conta disso as empresas adotaram novas estratégias para continuarem vendendo e se manterem ainda funcionando, ganhando destaque para a aceleração.
Visto isso, com a situação da pandemia as empresas adotaram novas estratégias para continuarem vendendo e se manterem funcionando ainda, fazendo com que ganhasse um destaque na aceleração.
Mudanças que estavam previstas para acontecer em décadas futuras, passaram a ser implementadas de forma rápida para a nova readaptação no mercado. Segundo Priscila Seripieri, expert na área de novos negócios e Project operation da empresa WGSN diz que:
“A crise sanitária fez com que grande parte dos setores tivessem que acelerar suas mudanças do dia para a noite”.
E ainda ressalta que:
“Os cinco propulsores do consumidor neste momento são ansiedade financeira, preocupação com a saúde, síndrome da solidão, busca pela verdade e medos e inseguranças. Como reflexo, as marcas precisam gerar mais confiança e acolhimento.”
Mostrando que as prioridades e identidades mudaram, e teve uma busca crescente por uma vida mais saudável, valorizando a saúde mental, dado que a depressão e a saúde mental apresentaram um impacto de nível moderado a severo em 73% da vida diária dos consumidores no mundo todo referente ao ano passado.
2 MUDANÇA
“Mais que mudança de hábitos, estaríamos vivendo uma mudança de cultura”
Muitas coisas mudaram durante a pandemia e muitas ainda irão permanecer, segundo estudo da Viacom “Quarentine Culture”, o estudo mostra mais que apenas mudanças de hábitos, mas principalmente culturais na sociedade. Como citado no tópico anterior por Ávila, “O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais.[...]” realmente mudou e trouxe várias mudanças que demorariam anos e que em poucos meses aconteceram.
Essas mudanças culturais trouxeram novidades como a busca por:
Experiências online
Na busca por experiências culturais e na forma de resposta a todo o isolamento social imposto pela pandemia, alguns artistas e produtores começaram a organizar shows e espetáculos de forma online, até tours no formato virtual a museus ganhou destaque nessa nova experiência cultural sendo chamada de “experiências culturais imersivas” que conecta as pessoas do mundo físico ao virtual utilizando de tecnologias que já estão no mercado e também de outras novas ferramentas.
Ganhando espaço as experiências imersivas, segundo a Gartner, como uma das três fortes tendências no mundo de tecnologia
Trabalho remoto ou perto de casa
O trabalho remoto ou o famoso home office virou a realidade para muitas pessoas na pandemia, para outras pessoas como freelancers e profissionais liberais já era uma realidade anteriormente, mas com a COVID-19 passou a ser mais forte, sendo adotada desde empresas de grande porte até as pequenas, a modo a evitar a aglomeração nos ambientes de trabalho e nos transportes.
Outro ponto que se tornou importante e de grande desejo para muitas pessoas, é a de morar perto do trabalho, a fim de evitar a aglomeração ou até de morar em outras locais por conta da nova flexibilidade.
Educação à distância e busca de novos aprendizados
Outra mudança significativa foi no ensino, como visto e vivenciado por vários estudantes o ensino teve de ser totalmente adaptado para o modelo virtual, sendo denominado “remoto”. Instituições que já trabalhavam com este formato conseguiram se adaptar melhor, mas mesmo todos sentiram o forte impacto.
Houve uma expansão no mercado de ensino fazendo que surgisse os mentores virtuais, plataformas que conectam professores/mentores as pessoas que buscam o conhecimento. Nesse mesmo pensamento, a era de incerteza, causada pela nova situação fez com que as pessoas buscassem novos conhecimentos e aperfeiçoassem suas habilidades para continuar inclusos no mercado de trabalho.
3 CONCLUSÃO
Neste trabalho podemos entender que a pandemia do novo Corona Vírus foi uma barreira social jamais enfrentada na era moderna, tendo pontos como: distanciamento social, readaptação de rotina, mudança de hábitos, novos consumos.
Historicamente, a humanidade passou por diversas outras pandemias, porém foi a COVID-19 que provocou uma grande desordem econômica-social. Como vimos a pandemia trouxe várias mudanças para diversas áreas da nossa vida. A readaptação na vida profissional, educacional e pessoal precisou acontecer e podemos observar essa mudança no dia a dia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
NATHALIA RODRIGUES NASCIMENTO
17207919
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
REFERÊNCIAS
5 propulsores do consumidor no mundo pós-COVID-19. HSM, 2020. Disponível em: <wgsn; tendencias; pandemia; pós-pandemia Archives - HSM>. Acesso em: 25 set. 2021
10 principais tendências globais de consumo em 2021. CCBF, . Disponível em: <https://www.ccfb.com.br/noticias/10-principais-tendencias-globais-de-consumo-em-2021/>. Acesso em: 29 set. 2021
DIA do consumidor; as 10 tendências de 10 setores para 2021. Forbes, Disponível em: <https://forbes.com.br/forbes-money/2021/03/dia-do-consumidor-as-tendencias-de-10-setores-para-2021/>. Acesso em:25 set. 2021
PESQUISA Viacom revela hábitos da população durante pós pandemia. Proxxima, 2020. Disponível em: <https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/07/21/pesquisa-viacom-revela-habitos-da-populacao-durante-e-pos-pandemia.html>. Acesso em: 26 set. 2021
PIB 00 IBGE - Consumo Famílias. Uol Economia, 2021. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/03/03/pib-2020-ibge-consumo-familias.htm>. Acesso em: 25 set. 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário