Aluno: Guilherme Garcia
Curso: Ciências econômicas
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Em um ambiente competitivo e com um cenário de mercado que busca a inovação a todo o momento a fim de se atingir o sucesso no meio empresarial, o Home office surge como uma alternativa para se melhorar a qualidade de vida dos profissionais e otimizar a produtividade dentro de uma organização. Com a adoção de um sistema remoto de comunicação empresarial foi possível inclusive atravessar períodos de distanciamento físico entre as pessoas e dada a tecnologia disponível, manter a comunicação para os ofícios diários das organizações, como comunicação com os clientes internos (colaboradores) e externos (clientes).
Os profissionais participantes do home office necessitam muitas vezes de uma organização maior por estarem em um ambiente domiciliar, além de dominarem ferramentas tecnológicas para manutenção da comunicação empresarial.
Atrelado
ao home office no ambiente empresarial estão os sistemas virtuais que antes
especialmente do impacto da pandemia eram utilizados por um número bem menor de
empresas, plataformas como Skype, Google Meet, Zoom, Google Talk, Slack,
entre outras. Estudos
apontam o crescimento destas ferramentas de comunicação e que são usadas tanto
nos ambientes pessoais como empresariais, as plataformas de comunicação mais
utilizadas são:
- Skype
- Folga
- Google Meet
- Zoom Meetings
- Microsoft Teams
- Hangouts do Google
- Festa em casa
- GoToMeeting
- RingCentral Video
- ClickMeeting
- U Meeting
- BigBlueButton
- Bluejeans Meetings
- Tamanho natural
- Glip
No figura abaixo é possível identificar as principais plataformas e seus market shares.
FONTE Imagem: EmailToolTester
Destaca-se no âmbito empresarial plataforma Zoom líder de mercado a nível mundial com uma média de 300 milhões de participantes em reuniões diárias e logo atrás o Microsoft Tems.
O uso desta novo modalidade para muitas empresas fez com que profissionais de liderança adotassem estas ferramentas digitais para acompanhar métricas de suas equipes, relacionamento com parceiros e atendimento a clientes. Com esta necessidade dado cenário em especial nos anos de 2020 e 2021, o home office passou a ser uma realidade em substituição ou até mesmo complemento a modalidade presencial. Um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) revelou que grandes empresas colocaram seus funcionários no regime de home office em 55% e em 31%, entre as pequenas no ano de 2020. O setor de comercio teve o maior percentual com peso de 57,5% da participação no mercado de trabalho a distância dos setores da economia.
As externalidades positivas com a implementação do home office podem ser várias como a menor emissão de carbono por veículos automotores de profissionais do trajeto para o trabalho, menor uso de papeis e tintas para impressão, oportunidade de empresas empregarem em outras cidades como no interior onde o emprego formal nem sempre é uma realidade para a maioria, além de maior autonomia para que os profissionais façam suas tarefas com maior eficiência.
Um detalhe importante para empresas que optam pela implementação do home office é a segurança com seus dados, demandam por parte de seus responsáveis pela infraestrutura tecnológica maior proteção de dados e sistema, as ferramentas de segurança devem ser adaptadas e os profissionais devem compreender e seguir as regras e boas práticas sugeridas.
Veja o vídeo abaixo para maiores explicações.
FONTE: youtube.com
O acesso à rede corporativa é geralmente é feito por conexões domésticas, que não dispõem de tantos recursos de segurança e podem deixar a rede corporativa vulnerável. É importante então que as pessoas estejam cientes das razões pelas quais não devem abrir e-mails de remetentes desconhecidos ou links suspeitos, assim como não acessar sites que não estejam relacionados ao trabalho pelo computador corporativo, além de não realizarem downloads de fontes não confiáveis quando estiverem em atividades profissionais.
As principais dificuldades relatadas pelas empresas para implementação do home office são a familiaridade das ferramentas de comunicação com o comportamento dos funcionários ao acessarem os ambientes virtuais, acesso a serviços de qualidade de internet e suporte material aos funcionários para implantação do trabalho remoto.
O home office e os sistemas virtuais se uniram e propuseram alternativas para que as atividades habituais não deixassem de ser realizadas, além disso, potencializaram a compreensão e importância de cada indivíduo nos ambientes empresariais. Precisamos ter consciência de que a prática do trabalho remoto é uma experiência distinta conforme a pessoa e a organização, sendo necessário considerar o tipo de personalidade, função e ambiente de negocio para implementar as ferramentas adequadas para a organização e colaborador.
REFERÊNCIAS
NF, Mendoza. Zoom passa à frente do Google Meet, Microsoft Teams e Skype em uma classificação. Disponível em:https://www.websia.com.br/noticias/zoom-passa-a-frente-do-google-meet-microsoft-teams-e-skype-em-uma-classificacao>. Acesso em 14 ago. 2021.
Costa, Suzana. O impacto do home office na economia e a inclusão digital. Disponível em: https://news.aec.com.br/impacto-home-office/>. Acesso em 15 ago. 2021.
Mello, Daniel. Home office foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia.Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/home-office-foi-adotado-por-46-das-empresas-durante-pandemia/>. Acesso em 14 ago. 2021.
Rocha, Saibro da. HOME OFFICE: O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E A PRODUTIVIDADE, Cesuca Faculdade Inedi, 2014.
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