terça-feira, 17 de agosto de 2021

Mídias Sociais: uma nova ideia de recrutamento que vale a pena explorar?


 Não é novidade que o surgimento da internet através da revolução tecnológica no século XXI foi um grande marco histórico e que, os avanços tecnológicos têm promovido mudanças sociais, afetando positivamente a comunicação mundial, que tornou-se muito mais fácil, eficaz e rápida.

As novas formas de comunicação e relacionamento, que são consequências do avanço tecnológico, continuam impactando não só a vida social das pessoas, mas estão cada dia mais presentes na vida profissional delas, assim como vem se tornando uma realidade para as empresas também.

Reconhecendo a dimensão que as mídias sociais possuem nas organizações e considerando que nos últimos anos, principalmente em 2020, com o início da Pandemia do COVID-19, as redes sociais tornaram-se o foco, distração e fuga para seus milhares de usuários, a utilização desses aplicativos, desempenhou uma nova função: mais do que ferramentas de entretenimento para uso pessoal, as plataformas digitais tornaram-se um dos principais meios de recrutamento e seleção.

Mas, o que são processos virtuais de recrutamento?

De acordo com Almeida (2004, p. 38) “entende-se como captação e seleção on-line todas e quaisquer ferramentas ou sistemas que utilizam a Web ou a Internet para coletar informações sobre os candidatos, com o propósito de ajudar nas decisões de contratação”. 

O recrutamento online veio surgindo aos poucos e ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Essa forma de recrutamento possui diversas vantagens, dentre elas: sustentabilidade, agilidade, redução de custos, praticidade no manejo da informação, segurança e minimização de erros.

Dentro das plataformas online, existem uma grande variedade de vídeos com dicas, os possíveis desafios, insights e até como gravar o vídeo ‘perfeito’ de apresentação.


A utilização das redes sociais como ferramentas de recrutamento

Andreas Kaplan e Michael Haenlein (2010) definem mídias sociais como sendo “um grupo de aplicações baseadas na Web que representam as fundações tecnológicas e ideológicas da Web 2.0, permitindo a criação e compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário”. Consequentemente, no cenário atual, o uso das redes sociais como meio de seleção, se deve, principalmente, a dois fatores: a facilidade e rapidez em alcançar mais candidatos e a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre seu comportamento através dos perfis nas redes.


Quais plataformas de mídia social são usadas para recrutamento?

Há diversas plataformas de mídias sociais que são utilizadas em processos de recrutamento, elas vão de plataformas mais profissionais até redes de compartilhamento de vídeos de humor, dentre as principais empresas, podemos destacar: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e até mesmo o TikTok.

Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok são plataformas de relacionamento social, enquanto o Linkedin pode ser considerado uma plataforma especializada em networking profissional. Nestas redes é possível manter contato com amigos, colegas, profissionais, clientes e consumidores [...] (GIRARD; FALLERY, 2010).

Olhando especialmente para o TikTok, aplicativo de mídia lançado para criar e compartilhar vídeos curtos, podemos destacar o fato de o aplicativo estar testando uma plataforma para usuários se candidatarem a vagas de emprego de uma forma diferente. O foco principal do aplicativo é fazer com que seus usuários gravem vídeos se apresentando ao invés de entregarem seu currículo de um "jeito mais formal". Até o momento, o programa-teste está sendo utilizado apenas nos Estados Unidos e já conta com 37 empresas, incluindo o TikTok, para divulgação das vagas. 

 



Referências


ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos. São Paulo: Atlas, 2004.


GIRARD, A.; FALLERY, B. Human Resource Management on internet: new perspectives. The Journal Contemporary Management Research, v. 4, n. 2, p. 97–120, 2010.


KAPLAN, Andreas M.; Michael Haenlein. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons 53, 2010.


KELLY, Jack. TiktTok Is Testing A New Gen-Z Friendly Résumé Video Feature: Will Gen-Xers And Baby Boomers Feel Excluded? Forbes, New York,  July, 9, 2021. <https://www.forbes.com/sites/jackkelly/2021/07/09/tiktok-is-testing-a-new-gen-z-friendly-rsum-video-feature-will-gen-xers-and-baby-boomers-feel-excluded/?sh=1f52d1036269>. Acesso em: 10  de agosto de 2021.


Redes Sociais se tornam importante ferramenta de recrutamento. G1 Globo, São Paulo, 2015. Disponível em <http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/redes-sociais-se-tornam-importante-ferramenta-de-recrutamento.html>. Acesso em: 27 de julho de 2021.


TikTok lança iniciativa para ajudar usuários a encontrarem emprego. G1 Globo, São Paulo, 09 de julho de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/07/09/tiktok-lanca-iniciativa-para-ajudar-usuarios-a-encontrarem-emprego.ghtml>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

Nathalia Rodrigues Nascimento

Matricula: 17207919

Nenhum comentário:

Postar um comentário