O mercado muito fala sobre a necessidade de profissionais qualificados para as empresas, e a verdade é que tal qualificação vem muito de experiências prévias. Para o desenvolvimento profissional cada vez mais se faz importante experiência com as funções, e apenas antigos gestores vem perdendo espaço. Tal espaço é por muitas vezes preenchido pelo tal "líder". E uma liderança não se faz por um carga mas sim por um perfil.
Fonte: Saint Paul (2021)
Tem coisas que adoraria ter ouvido alguém com experiência me contar quando pensei em assumir um cargo de gestão. Nunca recebi diretamente essas informações antes de começar a trabalhar nesse meio e imagino que teria uma segurança muito maior do que deveria desenvolver nesse caminho que decidir trilhar. Para começar ‘Gestão’ é diferente de ‘Liderança’, e você não precisa estar em um cargo para começar a liderar e mover pessoas, muito pelo contrário. Quanto antes você fizer, quanto mais você exercitar, melhor você chegará aos seus próximos passos.
Por mais óbvio que pareça, o mais importante para se trabalhar com pessoas são... as pessoas. Trabalhar com pessoas sempre tem de ser seu foco. Pessoas são um recurso, mas que diferente dos outros, tem sentimentos, ego, motivação... não são números que você pode colocar de cima para baixo sem alterar o resultado. E para isso pensar em como englobar as melhores pessoas, desde e o recrutamento até a operação é fundamental.
Foto: Zygo 2019
Não existe o jeito certo de ser um gestor, mas pode ter certeza que existem muitos jeitos errados. Cada pessoa diferente precisa de uma forma de gestão diferente, então ou você cria um time homogêneo ou busca se desenvolver nas diferentes formas. E por mais que você desenvolva em gestão, não necessariamente quer dizer que você seja um líder.
Não pense em gestão só pelo dinheiro, muito menos pelo reconhecimento. Não tem problema serem objetivos seus, mas em gestão o que você vai encontrar é bem diferente. Se você quer trabalhar com pessoas, elas têm de ser sua motivação, vê-las crescer, se desenvolver, afinal o holofote está nelas. Já pro gestor o que mais têm são problemas, e o mais difícil são certezas de soluções, e isso é demais! Exercitar sua criatividade, utilizar as pessoas da melhor forma, visualizar os problemas como desafios e oportunidades de crescimento.
O Líder tem que se tornar um referencial para seu time, ser o primeiro a buscar desenvolvimento, conhecimento, guiar para o melhor caminho. E quando se trata de como agregar para os liderados, o principal ponto vem em se conectar, e entender qual a melhor forma de acompanhar e suportar eles. Cada pessoa tem uma necessidade diferente, alguns precisam de espaço, outros de apoio, mas todos precisam de paciência e empatia. E aí vem uma grande necessidade de todo líder: dar abertura para receber feedbacks, pois revisitar suas rotinas e suas atitudes garante que você não esteja criando vício nocivos despercebidos. Muitas vezes estamos buscando ser a melhor pessoa possível, mas, sem perceber, parecemos ser outra coisa, antes tarde do que nunca aprendi a importância do ‘ser’ contra o ‘parecer ser’. No fim das contas, um bom gestor, mesmo ensinando, é quem mais aprende.
Acadêmico: Gabriel Faustino
Matrícula: 15101224
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Professor: Márcio Vieira de Souza
Referências:
http://hs.toledoprudente.edu.br/blog-de-administracao/e-a%C3%AD-voc%C3%AA-gosta-de-trabalhar-com-pessoas
https://saintpaul.com.br/lideranca-x-gestao-entenda-a-diferenca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário