Sabemos que, hoje em dia, para que as empresas (principalmente novas no mercado) tenham cada vez mais alcance e um relacionamento mais próximo com o público, ter presença em redes sociais é fundamental.
Mas o que são redes sociais?
Primeiramente, vamos conceituar a diferença entre redes sociais e mídias sociais. Há muito que redes sociais são objetos de estudo de sociólogos, referindo-se a meios (físicos ou digitais) onde pessoas são conectadas umas com as outras de acordo com seus valores e interesses em comum. Neste sentido, temos um foco principal de conectar pessoas. Já quando falamos de “Mídias Sociais”, estamos nos referindo a locais onde podemos transmitir informações para outras pessoas utilizando diferentes mídias, como vídeos, fotos, textos, artigos, e etc.
A evolução das Redes Sociais no meio digital
A primeira rede social virtual foi a Classmates - que surgiu em 1995 no Canadá e Estados Unidos, voltada especificamente para estudantes de faculdade. Nos anos 2000, a internet começou a se popularizar no ambiente de trabalho e também na casa das pessoas e, em m 2004, tivemos o surgimento do Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz (alunos de Harvard) - que conta hoje com 2.7 bilhões de usuários ativos mensalmente, sendo a maior rede social existente atualmente.
No vídeo a seguir, podemos ter uma visualização da linha do tempo do surgimento de novas redes sociais:
Hábitos dos usuários das redes sociais
A Digital Global Overview Report é uma pesquisa realizada anualmente pelas empresas We Are Social e Hootsuit em parceria. Nela, temos um panorama geral do perfil dos usuários das redes sociais, além de seus hábitos de uso e consumo nos meios digitais.
Em 2015, a pesquisa apontou que a média mundial do tempo de uma pessoa conectada à internet era em torno de 6 horas. No ano de 2021, já temos um aumento para cerca de 7 horas por dia, sendo que o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de tempo na internet, onde os usuários passam, em média, cerca de 10 horas na internet, conforma podemos ver na imagem abaixo:
Além disso, na pesquisa também podemos observar outros dados bastante interessante que devem ser levados em consideração quando estamos falando no perfil do usuário, como a porcentagem de usuários que acessa a internet utilizando dispositivos móveis, que chegou a 92,6% em 2021.
Fonte: Digital Global Overview Report 2021
Uso de redes sociais como estratégia de Marketing
Como vimos anteriormente, os últimos anos foram marcados por uma ascensão dos meios digitais. Consequentemente, também tivemos o surgimento de diversas redes sociais utilizadas principalmente para as pessoas se relacionarem e também consumirem conteúdo em diferentes formatos. Pesquisas mostram que 72% dos internautas no Brasil usam a internet para acompanhar marcas ou produtos nas mídias sociais.
Com esse novo perfil dos consumidores, é fundamental que as empresas estejam atentas aos ambientes das redes sociais, tanto para se relacionar com seus clientes já existentes, encontrar novos clientes e consolidar sua marca.
Porém, também é importante lembrar: cada rede social possui seu próprio contexto, seu foco e seu perfil de usuário. Por isso, as empresas devem investir somente em criar uma estratégia em mídias digitais somente nas redes que fazem sentido para ela estar presente. Além disso, nos ambientes que ela considerar investir, é importante gerar conteúdo relevante (que gere valor) para o público.
Dito isso, podemos elencar alguns primeiros passos que podem ser seguidos para criar sua estratégia no meio digital:
Defina quem é o seu público-alvo e sua persona: entenda quem são os clientes que fazem sentido para sua solução e descreva-os, transformando em uma figura (persona) com a qual você irá direcionar sua comunicação;
Estude a sua persona: entenda o que ela gosta de consumir, quais são os seus meios de consumo (e em quais redes sociais costuma estar presente), além das sua dificuldades no dia a dia;
Desenhe a jornada de compra da sua persona: entenda a rotina da sua persona, e o que a faz consumir determinado produto/serviço;
Mapeie as redes sociais que fazem sentido para sua empresa, de acordo com as informações levantadas anteriormente: estude o público presente em cada rede social para entender em qual(is) rede(s) sociais atuar
Desenhe sua estratégia de ações e planejamento de conteúdo levando em consideração os passos anteriores. Se fizer sentido para sua marca estar presente em mais de uma rede social, lembre-se de definir estratégias específicas para cada rede;
Mensure os resultados: essa etapa é extremamente importante para avaliar o que deu certo e replicar - ou então, avaliar o que não deu certo e ajustar.
Lembre-se: sua estratégia deve ser guiada por um objetivo, e as ações que serão realizadas para alcançá-lo devem conversar entre si para trazer resultados efetivos. Por isso, se seu objetivo é vender, não pense que um único post em uma rede social específica será suficiente para fazê-lo. Toda a comunicação da marca com seus usuários será dada pela construção da imagem (percepção) que o consumidor terá da marca, a cada etapa que ele avança em sua jornada de compra.
Inclusive, quando falamos de estratégias de marketing digital em redes sociais, estamos falando de uma gama muito ampla de ações que podem envolver o uso de anúncios (mídia paga), relacionamento com influencers, cobranding com outras empresas e diversas ações de inbound marketing.
No mercado, hoje, existem diversas ferramentas criadas para auxiliar na gestão das redes sociais das empresas, acompanhamento de resultados e identificação de tendências, como: mLabs, Hootsuit, Stilingue, entre outras. Há também modelos de planilhas disponibilizados na internet para auxiliar nesse tipo de processo - caso esteja procurando uma forma mais simples de começar!
O mais importante é: entenda o que faz sentido para sua empresa no contexto em que ela vive atualmente. Estude muito, analise e só utilize aquilo que será necessário para que ela atinja seus objetivos.
Acadêmica: Mariana Chavegatto da Cunha e Silva Matrícula: 17104506 Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20211) - Redes Sociais e Virtuais Professor: Márcio Vieira de Souza
https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/#
https://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/
https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm
https://www.linka.com.br/analytics/relatorio-global-do-digital-2021
https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais/
https://exame.com/marketing/72-das-pessoas-seguem-ao-menos-uma-marca-nas-redes-sociais/
https://www.mlabs.com.br/blog/redes-sociais-para-empresas/

Nenhum comentário:
Postar um comentário