Introdução
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, a nossa capacidade como humanos de armazenarmos e analisarmos dados, aumentou significativamente. Conseguindo observar este aumento principalmente nos últimos anos com empresas como a Google e o Facebook, investindo em grandes projetos de infraestruturas para não só armazenarmos os nossos dados de uma forma mais fácil, como a nuvem, mas conseguirmos juntar grandes quantidades de dados.
Como consequência desta evolução de armazenamento de dados, houve um maior e melhor uso dele, através de análises que conseguimos realizar com a utilização desta grande base de dados. O termo "Big Data" foi cunhado por John Mashey em 1987, referindo-se à um volume enorme de informação, que hoje em dia é sinônimo de inovação sendo uma das áreas em empresas de tecnologia que mais cresce. No entanto, não basta somente ter um enorme HD com muitas informações desorganizadas salvas nele, é preciso que seja feito um trabalho de organização e análise destes dados por profissionais especializados neste tipo de análise, hoje chamados de Analistas de Dados.
Utilização de Big Data
O uso de grandes bases de dados é visto principalmente em empresas do mercado financeiro, para poderem mapear algum tipo de padrão no mercado, com o intuito de antecipar movimentações, ou até conseguir achar correlações entre indicadores para tomar algum tipo de ação. Assim como as empresas inseridas no meio de comunicação e mídia também são as que mais utilizam Big Data, para não só alavancar o seu negocio e conseguir entender cada vez mais o usuário que está na sua plataforma, mas também, como já foi reportado, realizar a venda de grandes bases de dados para outras empresas, sendo um tema até de certa forma polêmico por se tratar de informações pessoais dos seus usuários. No entanto, por mais que estes dois setores são os que mais utilizam Big Data, há também um crescente uso para aprimorar e desenvolver o sistema de ensino global. Mas como?
Big Data na Educação
Com uma maior adoção, principalmente por faculdades, pela utilização de plataformas para guiar os estudos dos seus alunos, é possível estabelecer vários pontos de contatos onde conseguimos capturar o comportamento do aluno dentro da plataforma e extrair estes dados para uma base conjunta. Com isso, podemos cruzar estes comportamentos com os resultados que estes alunos possuem no curso ou matéria como um todo, sendo possível fazer uma comparação entre alunos, para ver qual é o comportamento padrão que mais da resultados positivos. Podemos também cruzar dados de diferentes turmas, verificando, caso elas tenham tido metodologias de ensinos diferentes, qual a metodologia mais eficiente, ou qual a mudança de comportamento dos alunos perante cada metodologia.
Referencias
PAN, Yilin. Data Analytics and Decision-making in Education: Towards the Educational Data Scientist as a Key Actor in Schools and Higher Education Institutions. Columbia, 10 jul. 2018. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/elda/blog/content/data-analytics-and-decision-making-in-education-towards-/. Acesso em: 8 set. 2021.
VAITSIS, Christos; HERVATIS, Vasilis; ZARY, Nabil. Introduction to Big Data in Education and Its Contribution to the Quality Improvement Processes. Columbia, 1 out. 2015. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/51173. Acesso em: 8 set. 2021.
History of Big Data. [S. l.], 24 jan. 2017. Disponível em: https://www.sas.com/en_us/insights/big-data/what-is-big-data.html. Acesso em: 8 set. 2021.
Top 10 Big Data Applications Across Industries. [S. l.]: Simplilearn, 15 set. 2021. Disponível em: https://www.simplilearn.com/tutorials/big-data-tutorial/big-data-applications. Acesso em: 8 set. 2021.
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