terça-feira, 17 de agosto de 2021

Google Career Certificates e o futuro (?) da educação

    Não é mais novidade para ninguém que as big tech companies influenciam diretamente na vida de milhões de pessoas diariamente. Elas induzem você, através de sua rede altamente complexa de big data a comprar, interagir, compartilhar e, principalmente, passar seu tempo com elas.  É cada vez mais comum as empresas, no processo de avaliação de novos candidatospara compor a equipe, concederem treinamentos que sejam mais adequados ao papelque será realizado na empresa. 


No entanto, a Google deu um passo a mais.


A Google criou cursos profissionalizantes que preparam o aluno para cargos in-demandpelo mercado, ou seja, que possuem demanda crescente pelo mercado. Tal iniciativapromete beneficiar tanto as pessoas que procuram um emprego quanto empresasque necessitam dessa mão-de-obra no dia a dia.A empresa promete preparar os candidatos em cursos especializantes emmenos de seis meses. Segundo Kent Walker (Vice-Presidente em Global Affairs da Google):



Tá, mas empresas já proviam cursos anteriormente. O que muda agora? A jogada aqui é justamente o que menciona Kent Walker. Os cursos são equiparados auma faculdade de natureza similar. Portanto, há uma tendência,pelo menos por parte das big-tech companies, de dar maior valor ao que candidatos a umavaga de emprego são capazes de fazer, do que propriamente da sua passagem escolar.É fato que isso não pode ser aplicado a todas as áreas (pelo menos por enquanto).Medicina e Direito, por exemplo, exigem a presença do aluno na faculdade tradicional.No entanto, a equivalência de importância e as constantes transformações decorrentesdas inovações digitais, evidenciam que a educação também pode sofrer uma mudança deparadigma. Afinal, muitos universitários entram em uma faculdade justamente parapossuir melhores condições empregatícias.

Os cursos estão disponíveis na plataforma do Coursera, site centralizador de cursosonline, geralmente de alta qualidade e que são totalmente online. Segundo a própriaempresa:


Get a certificate, find a job


Os cursos não exigem nenhum conhecimento prévio; são voltados para a prática dentro deuma empresa; não deixa o aluno extremamente endividado com a Universidade; podemser realizado em curto um período de tempo e com flexibilidade; possuem o reconhecimentode empresas similares; e diminuem o desemprego.

A Anaheim Union High School já entrou em contato com a Google para fazer uma parcerianos cursos de Análise de Dados, Suporte de TI e Gerenciamento de Projetos. É a primeira vezque uma colaboração parecida acontece dentro dos Estados Unidos da América. Como oscursos não exigem experiência prévia, alunos do “Ensino Médio” americano já são capazesde realizá-los. Além disso, os cursos ganham mais credibilidade, na medida em queinstituições de ensino já estão contratando o serviço. Só nesse ano, 300 a 500 estudantes defora da Anaheim School esperam realizar o curso no Distrito.

A Google busca atingir um emaranhado de indivíduos com a iniciativa.Segundo a própria empresa, 59% dos estudantes que iniciam o curso de TI não possuemuma graduação de 4 anos em uma instituição educacional tradicional. No Coursera, essaporcentagem declina para 27%, que ainda é uma porcentagem expressiva. Alguns analistasjá deixam evidente que uma faculdade em seu currículo não será sempre uma garantia deemprego e pagamento de bons salários. Julia Panke, diretora assessora em pesquisa decarreira da Universidade de Illinois menciona:

I don’t think one-and-done is the world of work anymore”. 

Alguns dos cursos oferecidos e seus respectivos overviews:


Project Management:

Para quem procura criar, organizar e executar projetos. Algumas das habilidadesdesenvolvidas são: estimar o tempo necessário de execução; comunicação com osstakeholders e manejo de riscos.

Data Analytics:

Curso voltado para a análise de dados e data-driven decision making.Eu atualmente estou fazendo esse curso.

UX Design:

Voltado para a criação de design de usuário, criação de protótipos envolvendo aexperiência de usuário.

IT support:

Esmiúça habilidades na parte de computadores e redes. Atualmente tem suporte para alíngua portuguesa.

Essa iniciativa tem sim muito peso. Principalmente em tempos de pandemia e em um planetacada vez mais digitalizado (e onde a educação de alto nível fica cada vez mais cara). AGoogle busca otimizar seu ROI, adquirindo capital humano e através da disponibilização doscursos e, ao mesmo tempo, job-seekers podem ter acesso a conteúdos que os auxiliam a encontrar trabalhos que estão em demanda. 


Nowadays, it's all about skills. Not degrees.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

GRADUANDO: HENRIQUE HEISS ZAPPE

MATRÍCULA: 18202608

 

Referências:

BARISO, Justin. Google Has a Plan to Disrupt the College Degree. Disponível em: https://www.blogger.com/blog/post/edit/8696372200861142867/2723996677009674398#. Acesso em: 16 fev. 2021.

DEVELOPS, Dorian. Google Career Certificates | Replacing College Degrees, Coding Bootcamps & Self Taught Sites? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oeOec7LS5Xc&ab_channel=DorianDevelops. Acesso em: 16 ago. 2021.

PAK, Camryn. Anaheim Union High School District is first in nation to offer students Google Career Certificates. Disponível em: https://www.ocregister.com/2021/08/18/anaheim-union-high-school-district-is-first-in-nation-to-offer-students-google-career-certificates/. Acesso em: 18 ago. 2021.https://www.usnews.com/education/google-career-certifications. Acesso em: 18 ago. 2021.

KATZ, Jeffrey L.. What You Need to Know About Google Career Certificates. Disponível em: https://www.usnews.com/education/google-career-certifications. Acesso em: 18 ago. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário