terça-feira, 17 de agosto de 2021

Busca por experiências virtuais

Mais do que nunca as redes sociais estão sendo importantes (e maioritariamente) presente em horas do dia de cada ser humana com conexão virtual.

Levando em conta a situação atual que enfrentamos, a mobilidade foi diminuída em mais de 70% o que incentivou os cidadãos a buscar outras formas de interagir, experienciar e ter prazer nos seu dia a dia. De acordo com a Revista Galileu, as pessoas tem buscado por entretenimento online, com os dados disponibilizados pelo Google Trends, o termo museu virtual tem sido alvo de pesquisas e teve um crescimento de 50%. Tendo essa informação, resolvemos então focar no quesito museu virtual para explicar o porque as pessoas tem buscado o entretenimento e o porque.

De acordo com os dados recebidos pelo google trends esse crescimento não foi apenas visualizado no brasil, mas também em outros 19 países. Dentro das pesquisas, os museus mais procurados por brasileiros são: 

MASP;

Museu do Louvre;

Pinacoteca de São Paulo;

Museu do Amanhã;

Instituto Inhotim;

The Metropolitan Museum of Art (The Met);

Museu Catavento;

Museu do Ipiranga;

Museu do Prado;

Museu de Arte Moderna (MoMA).


E os museus mais procurados por brasileiros em conjunto com a palavra virtual são:


Museu do Louvre (França);

Pinacoteca de São Paulo;

Museu do Ipiranga;

Museu Nacional;

Masp;

Museu do Prado (Espanha);

Museu do Amanhã;

Museu Catavento;

Museu Imperial;

Museu Britânico (Reino Unido).


De acordo com o Tecmundo, as pessoas passaram a entender a opção do tour virtuais como um entretenimento a ser vivido com baixo custo (ou quase nada) e sem precisar de grande esforço, onde no caso de um museu reconhecimento mundialmente exigiria um grande esforço para ser conhecido e visitado, hoje pode ser feito a partir de alguns cliques para guiar seu caminho, independente de onde você esteja.


Claro que, partindo da referencia de estudiosas da arte, a experiência ainda não pode ser vivida em sua plenitude virtualmente, pois falta estrutura para tal, como qualidade de cores, aproximação das figuras. E além de que o museu físico traz o cheiro, textura e outras particularidades que o virtual "ainda" não possibilita, importante ressaltar, ainda.

Sendo assim uma porta para dar uma espiada em lugares que muitas pessoas sonham, abre grandes possibilidades e incentivo a arte com a facilidade para alcança-la pelas redes sociais.


Aluno: Rafael Machado Teixeira

Disciplina: Ambientes Virtuais

Mátricula: 17100953


Nenhum comentário:

Postar um comentário