segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Como as Mídias Sociais Alteraram a Maneira com que as Empresas e os seus Consumidores se Relacionam

 


Com as mídias sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, sobretudo em razão dos smartphones, que as mantém conectadas em suas redes durante o dia inteiro, as organizações tiveram que se atualizar e alterar a forma que se comunicam com os seus consumidores. De acordo com o relatório feito em 2019 pela We Are Social, 66% da população brasileira faz uso das redes sociais, o que representa, aproximadamente, 140 milhões de usuários brasileiros conectados.

Muito além de um simples canal de divulgação, a internet passou a ser vista como o principal meio de interação entre uma marca e o seu público. Dessa forma, buscando fortalecer os vínculos com os consumidores e dinamizar a maneira de se comunicar com eles, as organizações viram nas redes sociais a oportunidade perfeita de aplicar estratégias de marketing digital na captação e na fidelização do cliente.

     Por conta disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Social Media Trends em 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Desse número, 62,6% consideram que as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas e 42,1% já integram as mídias sociais há mais de 3 anos. A divulgação e o engajamento com a marca foram apontados como os principais benefícios das redes.

          O uso de estratégias bem definidas é muito importante para alavancar uma empresa com o auxílio da internet. Das organizações usuárias, os dados da pesquisa indicaram que:

  • 43,6% das empresas guiam as suas publicações e a sua presença na mídia através de um calendário editorial de postagem. Tais empresas alcançaram uma média de visitas de 1,5 vezes maior do que as que não fazem uso de tal recurso;
  • Entre as estratégias adotadas, a definição de dias, números e horários das publicações são os critérios que mais são levados em conta;
  • 75,6% afirmam analisar os resultados nas redes sociais. As principais métricas acompanhadas são o engajamento e o alcance. Estes, em contrapartida, foram considerados os maiores desafios nas redes.

Além de uma estratégia bem definida, uma boa atuação organizacional nas redes sociais requer uma alta velocidade de resposta. É importante também estar onde o seu público estiver, ou seja, se o seu público tiver uma presença forte no Twitter, é de extrema importância que a organização também se faça presente por lá.

É interessante também não trabalhar apenas com conteúdos institucionais. Normalmente, pode-se considerar apenas por volta de um terço de conteúdo para fins institucionais. O restante das publicações, precisam ser trabalhadas com o objetivo de engajar e se envolver com o seu público por meio dos contextos globais do momento em questão. Seja um meme que virou febre, uma noite de premiação do Oscar ou do Grammy, uma notícia local ou um evento esportivo importante. Tudo vai depender do público de determinada empresa. Porém, o importante, é conseguir se comunicar com clareza, se fazendo presente e próximo na vida do consumidor.

Dessa forma, as empresas precisaram se reinventar para se adaptar ao principal canal de comunicação moderno. A era digital possibilitou a diversificação e a exploração da imagem da marca, utilizando meios informais e descontraídos para se comunicar com o seu público. Para tal, porém, é necessário conhecer profundamente os seus consumidores e identificar a melhor maneira de se comunicar com eles, para garantir que a atuação organizacional nas redes sociais esteja gerando identificação, interesse, fidelidade e um conhecimento mais profundo sobre o seu público.


Autor: Guilherme Ricardo Silva Anzoategui.

Acadêmico de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: guilhermeranzoategui@hotmail.com.


Referências:

https://canaltech.com.br/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/

https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53101/R%20-%20E%20-%20CAROLINA%20PRESOTTI%20ALMEIDA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://resultadosdigitais.com.br/especiais/o-que-e-marketing-digital/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

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