quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Simular, Especular, Investir: Os apps para o pequeno investidor


       



    Com a queda da taxa de juros e a perspectiva de reaquecimento da economia brasileira, mais e mais investidores (pessoas físicas) migram da renda fixa para a renda variável. O leque de opções se amplia e um novo mundo se abre para o pequeno investidor. Também percebe-se o aumento da complexidade dos produtos financeiros, pois mesmo uma simples ação, que é a menor porção do capital social de uma empresa, fica sujeita à influência de ruídos informacionais de curto prazo, tendências, resultados financeiros corporativos, comércio internacional e do desempenho macroeconômico brasileiro. Contudo, o aumento do potencial de diversificação e do grau de complexidade são acompanhados pelo aumento do número e da qualidade dos instrumentos de controle, auxílio e suporte.
           


        A tecnologia pode ser tida como a extensão da mente humana, mas produz ferramentas que também servem de extensão das mãos das pessoas. Como exemplos temos desde a mais básica calculadora até o mais recente lançamento de celular. E falando em celular, vem à mente o turbilhão de inovações surgidas na última década, no tocante a aplicativos que ajudam os usuários nas mais diversas atividades, dentre elas as finanças pessoais.
          

              Ao investidor pessoa física, com um diminuto capital mas uma ânsia tanto de aprendizado quanto de experiência prática, têm-se às mãos os apps do mercado financeiro. Tais aplicativos proporcionam a criação de uma carteira de investimentos simulada ou uma carteira que replica uma que a pessoa possui na realidade. Assim, pode ser feito o acompanhamento dos rendimentos gerados por pagamento de proventos (dividendos, juros sobre capital próprio), e da valorização das cotações diárias, mensais, e/ou no tempo definido pelo usuário. Alguns dos apps para o pequeno aplicador que se afirma como especulador ou investidor de longo prazo são o Kinvo, o TradeMap, o TradeZoom, o Tesouro Direto e o Yahoo! Finanças.
            

         



O Kinvo e o TradeZoom são aplicativos padrão para o acompanhamento de uma carteira de ativos real ou simulada. Eles mostram o total aplicado, o lucro absoluto e a valorização percentual, além de disponibilizarem o acesso a gráficos para a análise da performance da carteira, no aspecto da valorização do capital e na distribuição de rendimentos. Já os apps TradeMap e Yahoo! Finanças focam na informação sobre os ativos em geral, desde renda fixa até renda variável, ou seja, incluindo aspectos gerais e dados sobre ações, fundos imobiliários, títulos públicos, CDBs, debêntures, etc. Eles servem para visualizar o desempenho passado dos ativos, influenciando na decisão de aplicação por parte do investidor. O app Tesouro Direto, por sua vez, é ideal tanto para o acompanhamento da performance quanto para a análise do perfil de cada título de renda fixa.




REFERÊNCIAS



https://www.kinvo.com.br/
https://www.tradezoom.com/
https://trademap.com.br/
https://br.yahoo.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário