sábado, 10 de novembro de 2018

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO YOUTUBE

Dinheiro é assunto cotidiano. Todos os dias nos deparamos com decisões que envolvem aspectos financeiros. Escolhas conscientes e planejadas no campo das finanças pessoais podem otimizar tempo de nossa vida. O uso da internet também já virou rotineiro entre a maioria dos brasileiros, cerca de 68% estão conectados à rede. A intersecção do mundo da educação financeira com a internet veio para instruir muitos internautas. E fruto desta intersecção são os canais no YouTube de finanças pessoais, coach financeiro e investimentos. Além da necessidade de buscar alternativas aos conteúdos da TV convencional, o aumento no número de canais no Youtube está relacionado com a nova forma de consumo do conteúdo. Quem define a grade da programação agora é o usuário e não o provedor dos canais. Não só a grade de programação mas também a velocidade em que o conteúdo é consumido. O Youtube está promovendo muito conteúdo de qualidade, entre eles, de educação financeira. Falar de dinheiro é considerado um tabu, educação financeira não está presente dentro dos lares e nem nas escolas. Entretanto o Youtube está mudando esta realidade através de conteúdos mais interativos e práticos. Cerca de 87% da audiência do Youtube usa o site para fazer coisas novas. A idéia do artigo é sugerir e divulgar materiais e educadores que estão ganhando destaque. Confira uma seleção de canais de relevância.

1) Gustavo Cerbasi

Gustavo é a maior referência de educação financeira no Brasil. Autor de diversos livros no ramo, com uma formação invejável, Gustavo é carinhosamente apelidado por muitos como o “guru” das Finanças Pessoais. Seu canal no Youtube possui aproximadamente 503 mil inscritos e 251 videos. Segue o vídeo mais visualizado:



2) Nathalia Arcuri - Me Poupe

É fundadora do maior canal de finanças brasileiro em termos de inscritos e visualizações. Nathalia tem um talento impressionante capaz de transmitir conhecimento sobre Finanças de forma divertida e simples. Com vídeos recheados de conteúdo e uma linguagem prática, o canal Me Poupe possui 2.940.000 inscritos e 385 videos.


3) André Bona - Blog de Valor

Possui mais de 10 anos e experiência no mercado financeiro. O canal é ligado à produção de conteúdo educacional sobre finanças e Investimentos voltado para o pequeno investidor. As dicas de Bona são precisas e práticas, sem enrolação da linguagem técnica das finanças. O canal contêm 170.125 inscritos e 555 vídeos.



4) Thiago Nigro - Primo Rico

Primo Rico é um caso interessante. Após ingressar de maneira equivocada no mercado financeiro, perdendo bastante dinheiro com opções da Petrobrás, Thiago deu a volta por cima através do estudo e experiência e hoje em dia, tem livro publicado e uma grande notoriedade nas mídias socais com seus conteúdos de finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo. Atualmente conta com 1.535.394 inscritos e 287 vídeos.





5) Juliano Custódio - Eu quero Investir

O canal Eu Quero Investir é o único da seleção que trata exclusivamente de investimentos. Não é apenas um canal, O Eu Quero Investir é um dos maiores escritórios de agentes autônomos da XP Investimentos. Juliano Custódio, fundador do portal, e sua equipe apresentam vídeos com conteúdos, lives para dúvidas e discussões do cenário econômico. O canal é mais uma fonte de conhecimento gratuito e de qualidade, com 71.128 inscritos e 353 vídeos.


Através desta seleção de canais, há conteúdo para o mais variado público, desde o endividado ao investidor, do iniciante ao experiente, do jovem ao velho e etc. O intuito deste blog é ilustrar o mundo de possibilidades de conhecimento existente no YouTube. É possível aprender muito mais que Finanças pela ferramenta. A educação, no geral, precisa de métodos mais práticos e ferramentes mais acessíveis e o Youtube chegou para quebrar paradigmas. Para finalizar, a publicação gostaria de salientar a importância de manter as finanças pessoas em dia, mantendo gastos conscientes e nos livrando de desperdícios. Para uma boa qualidade vida não é necessário um grande dispêndio de renda. Mesmo com a dificuldade generalizada dos seres humanos em se planejarem devido a quantidade de incertezas, é imprescindível o indivíduo poupar. Abrir mão de uma parcela do consumo imediato para investir ainda não é cultura entre os brasileiros. Atentem-se as suas finanças e confira os canais selecionados! Bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário