Branding - Diferencie-se com Alma
Muito se fala sobre diferenciação de marca através das mais diversas estratégias
de vendas que encontramos nos dias de hoje. Desde marketing digital, outbound,
inbound e por aí vai. Afinal, todos querem ser notados, no mundo onde quase todos
tem acesso às informações com muita rapidez e ainda utilizam-se multitelas.
de vendas que encontramos nos dias de hoje. Desde marketing digital, outbound,
inbound e por aí vai. Afinal, todos querem ser notados, no mundo onde quase todos
tem acesso às informações com muita rapidez e ainda utilizam-se multitelas.
Mas será que a diferenciação não tem relação direta com o que o seus clientes
percebem da sua marca - e será que essa percepção é a mesma que você queria
estar passando à eles?
percebem da sua marca - e será que essa percepção é a mesma que você queria
estar passando à eles?
Mas afinal, o que é Branding?
É difícil para uma marca, seja qual for o seu negócio, ter uma bela estratégia e construção
ideal de quem ela realmente é. E fica mais difícil ainda quando você não entende quem
é seu público, como se comunicar com ele e principalmente quem você é como empresa.
Fica o questionamento: como se diferenciar e tocar o coração do seu cliente, se você não
sabe quem é quem nesse mundão a fora?
ideal de quem ela realmente é. E fica mais difícil ainda quando você não entende quem
é seu público, como se comunicar com ele e principalmente quem você é como empresa.
Fica o questionamento: como se diferenciar e tocar o coração do seu cliente, se você não
sabe quem é quem nesse mundão a fora?
Para isso, temos o Branding ou gestão de marca (para os íntimos), que pode ser
definido como um conjunto de estratégias aplicadas de forma eficiente, construindo
a percepção do consumidor em relação a sua marca da forma como você gostaria
que ele percebesse essa entrega. Simplificando, branding pode ser entendido como
a percepção que seus clientes tem em relação a sua marca, e não o que você gostaria
que ela fosse.
definido como um conjunto de estratégias aplicadas de forma eficiente, construindo
a percepção do consumidor em relação a sua marca da forma como você gostaria
que ele percebesse essa entrega. Simplificando, branding pode ser entendido como
a percepção que seus clientes tem em relação a sua marca, e não o que você gostaria
que ela fosse.
Tudo aqui, é tratado de percepção. Pois é, às vezes pode parecer meio subjetivo demais,
mas essa é a beleza da coisa. Essa subjetividade às vezes pode vir como algo positivo,
pois assim, você pode se posicionar através de várias maneiras diferentes, seguindo é
claro a alma do seu negócio.
mas essa é a beleza da coisa. Essa subjetividade às vezes pode vir como algo positivo,
pois assim, você pode se posicionar através de várias maneiras diferentes, seguindo é
claro a alma do seu negócio.
Mas eai, como se aplica?
DNA DE MARCA
Primeiro, é preciso entender quem você é como empresa. Para isso existem diversas
estratégias oriundas do mundo do Design para te ajudar com essa tarefa. Uma delas
é o DNA de marca, que é o conjunto de características que definem a personalidade
da sua marca.
estratégias oriundas do mundo do Design para te ajudar com essa tarefa. Uma delas
é o DNA de marca, que é o conjunto de características que definem a personalidade
da sua marca.
Para essa atividade normalmente usa-se de adjetivos/atributos que competem e os
que não competem para a sua marca. Essa atividade é legal juntar toda galera da
empresa para sentar e debater sobre esses adjetivos, e é normal que surjam muitos
insights e até mesmo dúvidas durante esse processo - que fica ainda melhor!
que não competem para a sua marca. Essa atividade é legal juntar toda galera da
empresa para sentar e debater sobre esses adjetivos, e é normal que surjam muitos
insights e até mesmo dúvidas durante esse processo - que fica ainda melhor!
Depois de definido o que a marca é(adjetivos que competem a marca), realiza-se um
gráfico de intensidade de atributos - Eita, o que é isso? Basicamente mede-se qual
atributo(adjetivo) tem mais peso, ou seja, que definem com mais clareza o seu negócio
e quais tem menos peso, que não são tão relevantes quanto outros.
gráfico de intensidade de atributos - Eita, o que é isso? Basicamente mede-se qual
atributo(adjetivo) tem mais peso, ou seja, que definem com mais clareza o seu negócio
e quais tem menos peso, que não são tão relevantes quanto outros.
Isso facilita muito a vida do pessoal da comunicação, pois depois olhar para esses
adjetivos/atributos e saber como se posicionar, o voice & tone da sua marca vai estar
muito fiel ao que ela realmente é - com muito mais alma.
adjetivos/atributos e saber como se posicionar, o voice & tone da sua marca vai estar
muito fiel ao que ela realmente é - com muito mais alma.
IDENTIDADE ARQUÉTIPA
Feito isso, pode-se definir a identidade arquétipa da marca. Definido como os padrões
comuns a toda cultura humana, elementos simbólicos formados a partir de inconsciente
coletivo utilizados para atribuir comportamentos para a marca, que sejam passíveis de
associação e gerem identificação com o público.
comuns a toda cultura humana, elementos simbólicos formados a partir de inconsciente
coletivo utilizados para atribuir comportamentos para a marca, que sejam passíveis de
associação e gerem identificação com o público.
Assim, podemos dizer que o poder do arquétipo está ligado a nossa conexão com as
histórias. Os arquétipos criam uma personalidade para a marca, criando uma conexão,
um relacionamento.
histórias. Os arquétipos criam uma personalidade para a marca, criando uma conexão,
um relacionamento.
Os arquétipos de Jung são padrões de pensamento e comportamento que existem na
ociedade. Para entender mais a fundo, acesse esse artigo que fala sobre cada uma
as características dos arquétipos. Ficando claro que uma marca pode ter tanto 100%
em um arquétipo específico, ou pode ter porcentagens diferentes de arquétipos.
Por exemplo, uma marca pode ser 40% herói e 60% criador.
ociedade. Para entender mais a fundo, acesse esse artigo que fala sobre cada uma
as características dos arquétipos. Ficando claro que uma marca pode ter tanto 100%
em um arquétipo específico, ou pode ter porcentagens diferentes de arquétipos.
Por exemplo, uma marca pode ser 40% herói e 60% criador.
PROPÓSITO
O propósito é uma das principais etapas para entender porque a sua marca existe.
É o norte, ele é a chave para qualquer empresa que está no mercado. Quais são
os benefícios e como a sua marca pretende fazer um mundo melhor? E é pra ser bem
filosófico assim mesmo.
É o norte, ele é a chave para qualquer empresa que está no mercado. Quais são
os benefícios e como a sua marca pretende fazer um mundo melhor? E é pra ser bem
filosófico assim mesmo.
Ele é essencial para que a empresa tenha sucesso ao longo prazo, pois é pelo propósito
que a marca vai se guiar independente da situação que enfrenta. Definir o propósito é
essencial nos dias de hoje, pois cada vez mais consumidores buscam se identificar com
algo que consomem e se enxergar através da marca.
que a marca vai se guiar independente da situação que enfrenta. Definir o propósito é
essencial nos dias de hoje, pois cada vez mais consumidores buscam se identificar com
algo que consomem e se enxergar através da marca.
Assim, para definir o propósito podemos fazer três perguntas simples, porém muitas
vezes bem complexas de se responder:
vezes bem complexas de se responder:
- Onde fazemos?
- Como fazemos?
- Por que fazemos?
Depois de responder a essas perguntas, vamos preencher os círculos com as indagações
abaixo, feito isso, fica mais fácil chegar em uma frase curta que possa definir o propósito
da sua marca.
abaixo, feito isso, fica mais fácil chegar em uma frase curta que possa definir o propósito
da sua marca.
VALORES
Chegou a hora de definir seus valores. São características que compõe a sua essência
e que são traduzidos tanto interna e quanto externamente. Os valores vão ajudar a sua
empresa a definir melhor o direcionamento dos colaboradores durante os processos do
dia a dia, gerando mais comprometimento.
e que são traduzidos tanto interna e quanto externamente. Os valores vão ajudar a sua
empresa a definir melhor o direcionamento dos colaboradores durante os processos do
dia a dia, gerando mais comprometimento.
Para definir seus valores, você pode usar adjetivos ou palavras chaves que definam essa
essência e alma do seu negócio.
essência e alma do seu negócio.
AS SUAS BANDEIRAS
Bandeiras? Sim, queremos saber quais são suas bandeiras. Ou seja, aquilo pela qual sua
marca luta e defende, em seu discurso e atuação. Normalmente são definidos pequenas
frases ou citações que definem o que a marca "fala" para o mundo. Assim, através das
suas bandeiras é possível entender pelo que a marca se propõe a lutar e entender muito
do seu propósito dissertado em pequenas falas.
marca luta e defende, em seu discurso e atuação. Normalmente são definidos pequenas
frases ou citações que definem o que a marca "fala" para o mundo. Assim, através das
suas bandeiras é possível entender pelo que a marca se propõe a lutar e entender muito
do seu propósito dissertado em pequenas falas.
MANIFESTO
O manifesto é como se fosse o hino que sua empresa vai tocar todo dia que estiver no
mercado. É aquele texto cheio de paixão que defende tudo que criamos até agora
(desde DNA, propósito, valores etc.). O manifesto é o grito de guerra da empresa para
o mundo.
mercado. É aquele texto cheio de paixão que defende tudo que criamos até agora
(desde DNA, propósito, valores etc.). O manifesto é o grito de guerra da empresa para
o mundo.
Então basicamente agora é a hora de sintetizar tudo que foi feito e colocar em um belo
texto que diga com alma e coração o que sua empresa representa e por que ela merece
ser ouvida. Aqui também é legal unir toda empresa em um clima descontraído e colocar
a cuca ativa.
texto que diga com alma e coração o que sua empresa representa e por que ela merece
ser ouvida. Aqui também é legal unir toda empresa em um clima descontraído e colocar
a cuca ativa.
UNIVERSOS VISUAIS
E finalmente começamos a falar sobre universos visuais. Só agora viu? E olha que tem
muita gente por aí que acha que branding é só universo e identidade visual, mas olha todo
o caminho que traçamos para chegar aqui.
muita gente por aí que acha que branding é só universo e identidade visual, mas olha todo
o caminho que traçamos para chegar aqui.
Pois bem, universos visuais é como a sua empresa se comunica através de imagens,
tipografia, ilustração, ou seja, é a representação do universo daquela empresa através
do visual. E não, não estamos falando sobre logo ainda. Aqui vamos definir quais
aplicações visuais são coerentes com tudo que foi definido até agora.
tipografia, ilustração, ou seja, é a representação do universo daquela empresa através
do visual. E não, não estamos falando sobre logo ainda. Aqui vamos definir quais
aplicações visuais são coerentes com tudo que foi definido até agora.
Por exemplo, aqui vamos começar a definir quais paletas de cores são coerentes com
a marca, as tipografias que carregam o peso, ilustrações ou fotografias que podem
compor junto, elementos (objetos e ícones podemos utilizar para construir cenários e
caracterizações), backgrounds e texturas, e por aí vai.
a marca, as tipografias que carregam o peso, ilustrações ou fotografias que podem
compor junto, elementos (objetos e ícones podemos utilizar para construir cenários e
caracterizações), backgrounds e texturas, e por aí vai.
IDENTIDADE VISUAL
Identidade visual a serve para a identificação e diferenciação de uma organização, pessoa
ou serviço no mercado (e no mundo!). Assim, podemos definir como um conjunto de
símbolos, signos e componentes que representam visualmente os valores do seu negócio,
dando suporte à marca gráfica(logo).
ou serviço no mercado (e no mundo!). Assim, podemos definir como um conjunto de
símbolos, signos e componentes que representam visualmente os valores do seu negócio,
dando suporte à marca gráfica(logo).
Assim, partindo desse ponto, é criado um sistema "padronizado" que reflete o conceito
do negócio em sua aparência. Mas por ser padronizado não quer dizer que seja sempre
tudo igual, mas sim que terão elementos considerados "chaves" para poderem serem
feitas variações a partir destas. Deve portanto ser aplicada à todos os pontos de contato
e meios de representação visual da empresa.
do negócio em sua aparência. Mas por ser padronizado não quer dizer que seja sempre
tudo igual, mas sim que terão elementos considerados "chaves" para poderem serem
feitas variações a partir destas. Deve portanto ser aplicada à todos os pontos de contato
e meios de representação visual da empresa.
Através de uma identidade visual, é possível buscar a diferenciação e identificação visual.
Além de trazer credibilidade e segurança ao consumidor através da comunicação visual
consistente e unificada.
WRAPPING UP
Vimos aqui algumas estratégias de diferenciação, comunicação e entendimento da marca tanto
como pela parte estética como alma da empresa. Importante enfatizar que cada empresa
pode aplicar o branding da maneira que for melhor, visando sempre envolver o maior número
de pessoas possível.
Além de trazer credibilidade e segurança ao consumidor através da comunicação visual
consistente e unificada.
WRAPPING UP
Vimos aqui algumas estratégias de diferenciação, comunicação e entendimento da marca tanto
como pela parte estética como alma da empresa. Importante enfatizar que cada empresa
pode aplicar o branding da maneira que for melhor, visando sempre envolver o maior número
de pessoas possível.
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