quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Acessibilidade web: Internet para todos

   A Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos. Nesse contexto, a acessibilidade web é prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. 
   Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade. 
   E com a grande importância da internet no dia-a-dia do cidadão, seja se comunicando, se informando, pagando contas ou apenas se divertindo, é essencial que as tecnologias se adaptem às pessoas com alguma deficiência.

Tecnologias de assistência usadas para navegar na Internet


  • Leitor de tela

     Leitores de tela são softwares usados para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. O programa vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que ele encontra na tela.
    O software também lê as operações que o usuário realiza com as teclas alfanuméricas e os comandos digitados.
A seguir um vídeo que explica melhor a utilização do software de leitor de tela por um usuário:


  • Terminal Braille
          O terminal Braille é um hardware que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela ligado a uma porta de saída do computador. Por intermédio de um sistema eletro-mecânico, conjuntos de pontos são levantados e abaixados, conseguindo-se assim uma linha de texto em Braille. 
Essa tecnologia é essencial para a pessoa que tem deficiência auditiva e visual, porém seu custo ainda é muito alto.


  • Ampliação de tela e Reconhecimento de fala
   Outras tecnologias importantes são as de ampliação de tela e de reconhecimento de fala. Os softwares de ampliação de tela permitem que usuário que tem a visão prejudicada tenha facilidade no acesso aos conteúdos. E os softwares de reconhecimentos de voz são de extrema importância para quem tem dificuldade de utilizar mouse e/ou teclado, pois aceita comandos de voz no computador ou ditados na forma gramatical de texto.
   Um exemplo que podemos observar é o de pessoas mais idosas que conseguem se comunicar muito mais por áudios nos aplicativos mobile, pois tem a dificuldade de digitar as teclas do celular.

Iniciativas interessantes


#PraCegoVer
   Em muitos anúncios nas redes sociais as vezes nos deparamos com a  seguinte hashtag: PraCegoVer
   Pois bem, essa é uma iniciativa da baiana Patrícia Silva de Jesus.  A ideia é que em todas as imagens exista uma audiodescrição, ou seja, um legenda a ser lida para uma pessoa cega, de forma que esta saiba o que contém na imagem.
   Primeiro escreve do que se trata a informação, por exemplo se é uma foto. Depois é detalhado as cores, ou então informado se é preto e branco. Por sim é só descrever o que contém na foto seguindo a sequência da escrita e leitura ocidental, isto é, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Como no exemplo abaixo:


Referências:
http://www.fapcom.edu.br/blog/conheca-a-pracegover.html
https://www.appai.org.br/inclusao-de-deficientes-visuais-no-facebook-atraves-da-hashtag-pracegover/
http://www.acessibilidadelegal.com/33-display-braille.php
https://macmagazine.uol.com.br/2018/05/31/apple-e-microsoft-ajudam-a-criar-um-novo-padrao-para-terminais-braile/
https://brasil.uxdesign.cc/acessibilidade-como-funcionam-os-leitores-de-tela-3d9b610216e1
https://www.psafe.com/blog/leitor-de-tela-para-deficientes-visuais/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade_web

Nenhum comentário:

Postar um comentário