terça-feira, 30 de outubro de 2018

Marketing 4.0: Conceitos e estratégias

A fim de discutir o Marketing 4.0, é necessário o entendimento das fases anteriores, que possibilitaram o conceito abordado e atual de marketing.


O Marketing 1.0 trata de um período em que havia escassez dos produtos e baixa concorrência, o foco era a produção em grandes escalas de produtos funcionais. Já no Marketing 2.0 temos a "Era da Informação" devido a evolução da televisão, por exemplo. Nesse momento o cliente passa a estar mais informado e novas opções de produtos surgem no mercado, ou seja, a concorrência aumenta. Surgiram então os famosos 4Ps de Marketing: Preço, Praça, Produto e Produção. Também conhecidos como Mix de Marketing. Na fase do Marketing 3.0 inicia-se a "Era do Valor", onde as preocupações do consumidor são levadas em consideração durante todo o momento de venda. Consumidor este que está mais atento a causas sociais e de sustentabilidade, por exemplo.
Confira o vídeo sobre a Evolução do Marketing:

Ao conhecer um pouco mais sobre as características de cada fase, chegamos ao Marketing 4.0. A fase do Marketing 4.0 é ainda mais pessoal do que as anteriores. O objetivo da comunicação vai além de vender produtos ou serviços, mas sim gerar significado e agregar valor real na vida do consumidor. A forma como a mensagem é comunicada deve ser de forma envolvente, através do story telling, técnica que faz o cliente se sentir parte da marca e o torna promotor do produto/serviço. Há três mudanças importantes que marcam a migração para o Marketing 4.0: o efeito Google, o efeito Redes Sociais e o efeito Serviços.
A maneira como as pessoas buscam por informações, serviços e produtos foi revolucionada pelo Google. Tudo que o cliente busca é possível de encontrar em uma simples busca no Google, por isso é essencial entender o que os clientes buscam na internet e como cada negócio pode se destacar em meio a tantas ofertas. Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, traz em seu livro Marketing 4.0 que a importância de um bom ranking no Google como o primeiro passo para um bom marketing digital. "Se você não está no Google, não existe".
Confira o vídeo em que Philip Kotler traz a importância de nos colocarmos no lugar do cliente:

Além do efeito Google, as redes sociais permitiram maior impulsividade, conectividade e rapidez. Os grupos de convivência puderam estar no ambiente online e os gostos pessoais de cada um puderam ser expostos e compartilhados, o que abriu espaço para influenciadores digitais, personalidade do mundo digital que influenciam comportamentos e impulsionam marcas. Por último temos o efeito Serviços: por meio da internet, surgiram mais possibilidades de prestação de serviços, em diversas necessidades, há uma possível ferramenta digital para ajudar. Temos como exemplos algumas empresas que revolucionaram segmentos tradicionais de mercado: Amazon, Netflix, AirBnB, Spotify, Ifood e outros.
Visto as questões das mudanças com o ambiente mais tecnológico, as fases do Marketing e as situações que marcam a migração para o Marketing 4.0, Philip Kotler também traz um conceito mais amplo a respeito do tradicional ao digital. O autor busca mostrar um novo formato de processo de compra, um novo caminho do consumidor na sua relação com marcas. Ele delimita que o novo objetivo do profissional de marketing é levar o cliente da assimilação a apologia. Trata-se do modelo dos 5 As, que define o caminho do consumidor, desde o momento que adquire consciência da marca, até a sua fidelização. As etapas são: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia.
É uma adaptação de um modelo mais antigo criado por Derek Rucker que, apesar de útil, não continha a ideia da conectividade proporcionada pelas mídias digitais. Segundo o livro de Kotler, a conectividade é uma peça chave para determinar a razão pela qual as esferas sociais são tão essenciais para a decisão de compra na atualidade.
Assimilação - É a etapa em que a pessoa toma conhecimento da existência de uma marca. Por isso, o trabalho mais importante para a assimilação é o de publicidade. Esses esforços que darão entendimento de um serviço ou produto a um potencial cliente e poderão atraí-lo para um venda.
Atração - Nesta fase entra o sentimento de atração pela marca, onde o consumidor irá apenas lembrar de marcas que de alguma maneira o marcaram. Dessa forma, a capacidade de uma empresa de gerar curiosidade sobre o seu produto é um fator importante para que o consumidor siga nesse caminho.
Arguição - Neste momento, o possível cliente sente-se atraído e seu passo será coletar informações que satisfaçam a sua curiosidade. Ele buscará as opiniões das comunidades online e as recomendações de amigos e familiares.
Ação - A decisão foi realizada e o cliente está decidido a fazer a compra. Porém, é importante lembrar que a etapa da ação envolve a experiência pessoal do cliente com o produto, que deve ser positiva para a etapa seguinte.
Apologia - O cliente chegou ao estágio mais desejado do caminho: a fidelização. Aqui, considera-se a fidelização como a vontade do cliente de defender a marca e recomendá-la.
Confira o vídeo sobre Marketing 4.0, que traz um resumo sobre o que Philip Kotler aborda em seu livro:

Com os avanços tecnológicos, o mercado tornou-se ainda mais complexo, com empresas e consumidores trocando informações constantemente. Nessa fase é fundamental manter boas relações entre empresas e clientes, é necessário possuir uma presença significativa na vida dos consumidores por meio de diversos canais, integrar o marketing online e offline, manter o investimento em marketing de conteúdo e outras diversas estratégias citadas por Philip Kotler e autores da área.

Referências bibliográficas:
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, ‎ Hermawan; SETIAWAN, ‎ Iwan. Marketing 4.0. [S.l.]: Sextante, 2017. 208 p.
RUNRUN.IT, Equipe. O que é Marketing 4.0? Conheça o conceito e prepare-se para as mudanças. Disponível em: <https://blog.runrun.it/o-que-e-marketing-4-0/>. Acesso em: 30 out. 2018.4
PEREIRA SILVA, José Paulo. Descubra como atualizar sua empresa para a era digital com o Marketing 4.0. Disponível em: <https://www.idealmarketing.com.br/blog/marketing-4-0/>. Acesso em: 30 out. 2018.
LACERDA, Leo. Marketing 4.0 de Philip Kotler: o que é, por que é importante e como aplicar em sua empresa. Disponível em: <http://growthmarketing.com.br/marketing-4-0/>. Acesso em: 30 out. 2018.


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