quarta-feira, 6 de junho de 2018

O uso do Twitter como ferramenta educacional

Grande parte das Universidades ainda se encontram atreladas aos modelos tradicionais de ensino, onde submetem seus alunos a métodos nem sempre flexíveis, em grande parte repetitivos e monótonos, podendo até caracterizar o ultrapassado.

De acordo com o autor Moran é necessário que se ofereça aos alunos uma aprendizagem de forma mais inovadora e que irá gerar motivação, citando: “Não basta colocar os alunos na escola. Temos de oferecer-lhes uma educação instigadora, estimulante, provocativa, dinâmica, ativa desde o começo e em todos os níveis de ensino” (MORAN, 2012, p. 08). O autor afirma também que podemos aprender estando juntos fisicamente mas também conectados, tanto no mesmo tempo e ritmo como em tempos e ritmos diferentes.


Fonte: TechTudo.
As instituições de ensino vêm utilizando cada vez mais o Twitter, pela forma de comunicação rápida e ágil e também principalmente pelo seu limite de caracteres, que permitem os alunos a realizarem comentários concisos e de fácil disseminação. Além disso esta rede social contém uma função chamada Retweet que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original, através de um botão chamado retweetar, que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores da pessoa. Desta forma, permite assim a disseminação ainda mais rápida e prática das informações.
Referências:
MORAN, José Manuel. A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá. - 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.174p.
Segundo Pechi (2013, p.1) “Aproveitar o tempo que os alunos passam na internet para promover debates interessantes sobre temas do cotidiano ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais tímidos a manifestarem suas opiniões”.

As redes sociais fazem parte da rotina de milhares de pessoas no mundo todo e esta prática se faz presente também com o jovem universitário. Segundo o autor Lorenzo, a rede social é uma forma de integração dos relacionamentos entre as pessoas, em forma de rede ou comunidade e pode ser responsável também pelo compartilhamento de ideias, informações e interesses. Assim, as redes sociais são grupos na Internet, que permitem o compartilhamento de dados e informações, de diversos caracteres e formas, sendo estas arquivos, textos, fotos, imagens, vídeos, entre outros.
Atualmente existem variados tipos de redes sociais, as mais conhecidas e utilizadas estão apresentadas no gráfico abaixo:

De acordo uma notícia publicada em abril de 2018 pelo comunicador O Globo, o número de usuários diários ativos do Twitter cresceu 10% frente ao início de 2017, para 336 milhões.

Segundo Lorenzo (2013), o Twitter é uma rede social que permite interação, por meio da conexão, com qualquer pessoa no mundo, sejam elas conhecidas ou não. O Twitter foi lançado em março de 2006, esta rede social permite que uma pessoa envie uma mensagem instantânea (tweet) através de um computador, tablet ou smartphone, com no máximo 280 caracteres para seus seguidores, ou seja, as pessoas que seguem o perfil na página. O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook também e vice-versa.


Ainda segundo o autor Lorenzo (2013) são destacados alguns pontos positivos do Twitter sobre o uso como ferramenta de extensão para as aulas presenciais, sendo elas: possibilidade de se tornar um recurso para avaliação; ferramenta que permite formação de opinião ou pesquisa de notícias e informações; promoção de debates; compartilhamento de imagens e vídeos, além de textos; desperta o senso crítico e criativo, bem como a capacidade de sintetizar dos alunos; os professores tornam-se mais acessíveis, os alunos mais tímidos podem se expressar, e por último a possibilidade dos professores obterem feedback das aulas.



LORENZO, Eder Maia. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.126p.

MORAN, José Manuel. Internet no Ensino Universitário: Pesquisa e Comunicação na sala de aula. Botucatu, 1998.

PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, 2013. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociaisajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml>. Acesso em: 02 jun. 2018.

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