No entanto, a ideia surgiu após analisarem que as
empresas, em diversas escalas, já atendiam seus clientes através do WhatsApp,
mas de forma rudimentar. Para os usuários da plataforma, o principal receio
girava em torno da incerteza se o perfil da empresa era ou não confiável,
afinal havia troca de informações, muitas vezes até confidenciais.
Como prosseguir com vendas e atendimento via
aplicativo, buscando melhorar a qualidade na prestação de serviços online sem
uma ferramenta direcionada para tal? Com base nisso, iniciaram a melhoria no
serviço para atender essa demanda de mercado.
“Com este aplicativo, as empresas terão muito mais
facilidade para se conectarem com seus clientes e nossos 1,3 bilhão de usuários
também terão a possibilidade de contactar empresas que lhes são interessantes”,
divulgou WhatsApp em seu blog.
A atualização do aplicado é destinada
para atender pequenos e médios negócios, por esse motivo existem duas
possibilidades de como usar o WhatsApp Business, pode ser sincronizado ao celular ou telefone
fixo.
Ao instalar as duas versões do
aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um
mesmo aparelho. Essa alternativa possibilita maior segurança resguardando os
contatos pessoal e profissional.
A
sincronização do telefone fixo com o WhatsApp
Business funciona para
empresas que não possuem telefone celular como forma de contato, mas querem
receber mensagens diretas do cliente em um smartphone. Assim, há a
possibilidade de que os clientes deixem suas mensagens para verificação do
número de cadastro e deixem seu número para um contato posterior.
PERFIL
A maior diferença entre o app
tradicional em comparação ao WhatsApp Business é no perfil do usuário. Como a
atualização da nova versão foi desenvolvida em benefício de pequenas empresas,
visando a possibilidade de como
ganhar dinheiro com WhatsApp Business,
o aplicativo tem disponível um cenário profissional para o primeiro contato com
o cliente.
O
perfil da versão Business possui informações que podem ser acessadas pelos
clientes desde o primeiro contato com o WhatsApp corporativo. As informações
disponíveis no perfil são importantes para que o cliente tenha segurança de que
está comunicando com a empresa e não com alguém tentando passar por ela.
Preencher o perfil da empresa é fundamental para ter resultados de como usar o WhatsApp Business com eficiência. A escolha do nome que será utilizado é o primeiro cuidado que você deve se atentar. Já que, por enquanto, não há a possibilidade de trocar o nome do perfil depois de selecionado, ou seja, é irreversível.
É possível utilizar o perfil da empresa para informar qual o tipo de empresa e uma
breve descrição sobre a área de atuação. Há a possibilidade de adicionar o
endereço, inclusive com localização e a inclusão de um mapa quando houver uma
loja física e adicionar até dois sites e incluir um endereço de e-mail.
Outro recurso disponível pelo WhatsApp
Business, que ajuda você na automação de mensagens e auxilia também ao cliente,
é a possibilidade de colocar os horários de atendimento detalhadamente. Criando
um limite para que não haja contato fora do momento de atendimento e se, ainda
assim houver, o cliente está ciente de que não será atendido. Por fim, o perfil com o máximo de informações é o que passará credibilidade e
proporcionará o alcance de bons resultados com o uso do WhatsApp Business, além
de facilitar a rotina da empresa.
EXPLORANDO AS FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO
Segundo estudo da Morning Consult, retirado do blog
do WhatsApp, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil e na Índia afirmam
usar o WhatsApp na comunicação com seus clientes. O aplicativo
empresarial tem a proposta de ajudar as empresas a organizar o relacionamento
com o cliente e agilizar o processo de comunicação, sendo assim, ele traz uma série de atualizações
que facilitarão esse contato cliente/comércio.
Algumas novas funcionalidades do aplicativo:
Quando determina-se um horário de
funcionamento no perfil do App ele funciona para informar ao cliente o momento
em que você estará disponível e também como um parâmetro para o envio de
mensagem automática de ausência.
Sendo assim, é possível preparar uma
mensagem de ausência, respondendo ao cliente que você está indisponível e que
fará contato durante o horário de atendimento, quando algum cliente enviar uma
mensagem fora do horário de funcionamento.
Saudação:
Outra possibilidade de utilizar a
mensagem automática é no primeiro contato do cliente com a empresa através do
aplicativo. O WhatsApp
Business funciona ao
identificar que a mensagem foi enviada de um novo contato.
Automaticamente o cliente é respondido
com uma mensagem de saudação, que pode demonstrar através da mensagem a
felicidade da empresa pelo contato do cliente. Esta mensagem é editável e o
ideal é que tenha a personalidade da empresa nas palavras.
Mensagens rápidas:
Visando a agilidade e profissionalismo
uma opção disponível pelo WhatsApp Business é a criação de atalhos com respostas
rápidas. Com um tempo de uso do aplicativo algumas dúvidas ou perguntas dos
clientes começam a aparecer com mais frequência.
O aplicativo então, tem a opção de
criar respostas rápidas como alternativa para responder as mensagens mais
recorrentes. A resposta rápida é automática e para utilizá-la é preciso
digitar “/+ palavra-chave” e criar respostas
rápidas para agradecimento, para aguardar, resposta de até logo entre outras, variando de acordo com seu negócio e com o comportamento do seu público.
Métricas:
Um recurso interessante para viciados em métricas é o menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. Ele é bastante simples, mas pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa. Lá, é possível ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Etiquetas:
Para facilitar a identificação de mensagens, tarefas cada vez mais difícil com o passar do tempo, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como por exemplo:
A - Clientes fidelizados
B - Novos Clientes
C- Prospects
Com a função de etiquetas o WhatsApp Business compila clientes com perfis parecidos, para que seja possível trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram. Possibilita então, enviar promoções de produtos para os clientes A, dicas e novidades para os novos clientes, e demonstração de qualidade, garantia e atendimento para os clientes C. Ou seja, criar mensagens mais adequadas para cada grupo de cliente e trabalhar o que é necessário para ele em cada momento.
A - Clientes fidelizados
B - Novos Clientes
C- Prospects
Com a função de etiquetas o WhatsApp Business compila clientes com perfis parecidos, para que seja possível trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram. Possibilita então, enviar promoções de produtos para os clientes A, dicas e novidades para os novos clientes, e demonstração de qualidade, garantia e atendimento para os clientes C. Ou seja, criar mensagens mais adequadas para cada grupo de cliente e trabalhar o que é necessário para ele em cada momento.
Neste exemplo, as etiquetas A, B e C
foram criadas em função do momento de compra de cada cliente. Mas, é viável adicionar quantas etiquetas forem necessárias, e agrupar por região, por
estilo, por valor, tipo de produto, por interesse, ou qualquer outra demanda de
acordo com seu negócio. Em suma, criar um funil de vendas e aplicar
estratégias de distribuição de conteúdo é o que de fato fará com que valha a
pena aprender como usar o
WhatsApp Business.
HORA DE ENTRAR NESSE MUNDO
Com tantos benefícios, torna-se interessante implantar o uso do
WhatsApp Business nas empresas, afinal estamos em uma era que as pessoas trabalham com o imediatismo. Logo, essa ferramenta é de grande valia para impulsionar as vendas do seu negócio. Porém, vale lembrar que toda mídia da sua empresa deve ter um
objetivo, inclusive o WhatsApp. É preciso determinar como será a abordagem da
empresa pelo aplicativo, o que poderá ser solucionado e definir o objetivo do
aplicativo para o negócio.
Se
o objetivo é aumentar as vendas é necessário determinar quais as estratégias
serão utilizadas e quais serão as metas a atingir. A oportunidade de como ganhar dinheiro com o WhatsApp Business depende do objetivo que se espera com sua
aplicação. Sem
metas e objetivos a atualização do aplicativo de nada adianta. Por isso, o
conhecimento sobre o negócio e seu público é tão importante quanto a
utilização das ferramentas. No mercado digital, por exemplo, o WhatsApp Business aliado às
outras mídias pode ter resultados surpreendentes. Por enquanto o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que no futuro poderá cobrar por funções adicionais.
Autora: Giovana Losso Corrêa
REFERÊNCIAS:
Instituto de pesquisas sobre cultura
digital ligada ao Ibope: http://conecta-i.com/
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