sábado, 12 de maio de 2018

WhatsApp Business Agregando o seu Negócio

Em 2017, o WhatsApp divulgou sobre o lançamento do aplicativo para comunicação entre clientes e empresas, o WhatsApp Business. Na mesma época, divulgou-se uma pesquisa realizada em julho de 2017, pela instituição de pesquisas sobre cultura digital ligada ao Ibope, o Conecta, afirmou que a adesão ao aplicativo pelos brasileiros entrevistados é de 91%, conforme a imagem a seguir:



No entanto, a ideia surgiu após analisarem que as empresas, em diversas escalas, já atendiam seus clientes através do WhatsApp, mas de forma rudimentar. Para os usuários da plataforma, o principal receio girava em torno da incerteza se o perfil da empresa era ou não confiável, afinal havia troca de informações, muitas vezes até confidenciais.

Como prosseguir com vendas e atendimento via aplicativo, buscando melhorar a qualidade na prestação de serviços online sem uma ferramenta direcionada para tal? Com base nisso, iniciaram a melhoria no serviço para atender essa demanda de mercado.

“Com este aplicativo, as empresas terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes e nossos 1,3 bilhão de usuários também terão a possibilidade de contactar empresas que lhes são interessantes”, divulgou WhatsApp em seu blog.


COMO USAR O WHATSAPP BUSINESS?


A atualização do aplicado é destinada para atender pequenos e médios negócios, por esse motivo existem duas possibilidades de como usar o WhatsApp Business, pode ser sincronizado ao celular ou telefone fixo.

Ao instalar as duas versões do aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um mesmo aparelho. Essa alternativa possibilita maior segurança resguardando os contatos pessoal e profissional.

A sincronização do telefone fixo com o WhatsApp Business funciona para empresas que não possuem telefone celular como forma de contato, mas querem receber mensagens diretas do cliente em um smartphone. Assim, há a possibilidade de que os clientes deixem suas mensagens para verificação do número de cadastro e deixem seu número para um contato posterior.  

PERFIL


A maior diferença entre o app tradicional em comparação ao WhatsApp Business é no perfil do usuário. Como a atualização da nova versão foi desenvolvida em benefício de pequenas empresas, visando a possibilidade de como ganhar dinheiro com WhatsApp Business, o aplicativo tem disponível um cenário profissional para o primeiro contato com o cliente.

O perfil da versão Business possui informações que podem ser acessadas pelos clientes desde o primeiro contato com o WhatsApp corporativo. As informações disponíveis no perfil são importantes para que o cliente tenha segurança de que está comunicando com a empresa e não com alguém tentando passar por ela.


Preencher o perfil da empresa é fundamental para ter resultados de como usar o WhatsApp Business com eficiência. A escolha do nome que será utilizado é o primeiro cuidado que você deve se atentar. Já que, por enquanto, não há a possibilidade de trocar o nome do perfil depois de selecionado, ou seja, é irreversível.

É possível utilizar o perfil da empresa para informar qual o tipo de empresa e uma breve descrição sobre a área de atuação. Há a possibilidade de adicionar o endereço, inclusive com localização e a inclusão de um mapa quando houver uma loja física e adicionar até dois sites e incluir um endereço de e-mail.

Outro recurso disponível pelo WhatsApp Business, que ajuda você na automação de mensagens e auxilia também ao cliente, é a possibilidade de colocar os horários de atendimento detalhadamente. Criando um limite para que não haja contato fora do momento de atendimento e se, ainda assim houver, o cliente está ciente de que não será atendido. Por fim, o perfil com o máximo de informações é o que passará credibilidade e proporcionará o alcance de bons resultados com o uso do WhatsApp Business, além de facilitar a rotina da empresa.

EXPLORANDO AS FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO


Segundo estudo da Morning Consult, retirado do blog do WhatsApp, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil e na Índia afirmam usar o WhatsApp na comunicação com seus clientes. O aplicativo empresarial tem a proposta de ajudar as empresas a organizar o relacionamento com o cliente e agilizar o processo de comunicação, sendo assim, ele traz uma série de atualizações que facilitarão esse contato cliente/comércio.

Algumas novas funcionalidades do aplicativo:


Ausência:
Quando determina-se um horário de funcionamento no perfil do App ele funciona para informar ao cliente o momento em que você estará disponível e também como um parâmetro para o envio de mensagem automática de ausência.
Sendo assim, é possível preparar uma mensagem de ausência, respondendo ao cliente que você está indisponível e que fará contato durante o horário de atendimento, quando algum cliente enviar uma mensagem fora do horário de funcionamento.

Saudação:
Outra possibilidade de utilizar a mensagem automática é no primeiro contato do cliente com a empresa através do aplicativo. O WhatsApp Business funciona ao identificar que a mensagem foi enviada de um novo contato.
Automaticamente o cliente é respondido com uma mensagem de saudação, que pode demonstrar através da mensagem a felicidade da empresa pelo contato do cliente. Esta mensagem é editável e o ideal é que tenha a personalidade da empresa nas palavras.

Mensagens rápidas:

Visando a agilidade e profissionalismo uma opção disponível pelo WhatsApp Business é a criação de atalhos com respostas rápidas. Com um tempo de uso do aplicativo algumas dúvidas ou perguntas dos clientes começam a aparecer com mais frequência.

O aplicativo então, tem a opção de criar respostas rápidas como alternativa para responder as mensagens mais recorrentes. A resposta rápida é automática e para utilizá-la é preciso digitar “/+ palavra-chave” e criar respostas rápidas para agradecimento, para aguardar, resposta de até logo entre outras, variando de acordo com seu negócio e com o comportamento do seu público.


Métricas:
Um recurso interessante para viciados em métricas é o menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. Ele é bastante simples, mas pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa. Lá, é possível ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Etiquetas:
Para facilitar a identificação de mensagens, tarefas cada vez mais difícil com o passar do tempo, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como por exemplo: 


A - Clientes fidelizados
B - Novos Clientes
C- Prospects


Com a função de etiquetas o WhatsApp Business compila clientes com perfis parecidos, para que seja possível trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram. Possibilita então, enviar promoções de produtos para os clientes A, dicas e novidades para os novos clientes, e demonstração de qualidade, garantia e atendimento para os clientes C. Ou seja,  criar mensagens mais adequadas para cada grupo de cliente e trabalhar o que é necessário para ele em cada momento.

Neste exemplo, as etiquetas A, B e C foram criadas em função do momento de compra de cada cliente. Mas, é viável adicionar quantas etiquetas forem necessárias, e agrupar por região, por estilo, por valor, tipo de produto, por interesse, ou qualquer outra demanda de acordo com seu negócio. Em suma, criar um funil de vendas e aplicar estratégias de distribuição de conteúdo é o que de fato fará com que valha a pena aprender como usar o WhatsApp Business.

HORA DE ENTRAR NESSE MUNDO


Com tantos benefícios, torna-se interessante implantar o uso do WhatsApp Business nas empresas, afinal estamos em uma era que as pessoas trabalham com o imediatismo. Logo, essa ferramenta é de grande valia para impulsionar as vendas do seu negócio. Porém, vale lembrar que toda mídia da sua empresa deve ter um objetivo, inclusive o WhatsApp. É preciso determinar como será a abordagem da empresa pelo aplicativo, o que poderá ser solucionado e definir o objetivo do aplicativo para o negócio.

Se o objetivo é aumentar as vendas é necessário determinar quais as estratégias serão utilizadas e quais serão as metas a atingir. A oportunidade de como ganhar dinheiro com o WhatsApp Business depende do objetivo que se espera com sua aplicação. Sem metas e objetivos a atualização do aplicativo de nada adianta. Por isso, o conhecimento sobre o negócio e seu público é tão importante quanto a utilização das ferramentas. No mercado digital, por exemplo, o WhatsApp Business aliado às outras mídias pode ter resultados surpreendentes. Por enquanto o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que no futuro poderá cobrar por funções adicionais.

Autora: Giovana Losso Corrêa

REFERÊNCIAS:


Instituto de pesquisas sobre cultura digital ligada ao Ibope: http://conecta-i.com/



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