domingo, 20 de maio de 2018

O potencial da Blockchain


 Autor: Bruno Felipe Sgrott - 14101411

O Bitcoin, espécie de moeda digital, foi pela primeira vez mencionado em 31 de outubro de 2008, em um artigo intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Eletronic Cash System”, sob a autoria do pseudônimo Satoshi Nakamoto, que permanece em anonimato até os dias de hoje. O Bitcoin deu seus primeiros passos em um período de desconfiança das pessoas em relação aos grandes bancos e no sistema capitalista, com o estouro da bolha hipotecária nos Estados Unidos.

Sempre que o Bitcoin aparece na grande mídia é para a discussão sobre seu preço e se isso não é mais uma grande bolha prestes a estourar, deixando um grande número de pessoas apenas com sonhos milionários e incalculáveis dívidas. Porém o que se deixa de comentar é a tecnologia por trás da moeda, que tem inúmeros benefícios para os mais variados setores da economia.

Uma dessas tecnologias é a Blockchain, que pode ser descrita como um grande livro contábil, sendo único, público e universal. A Blockchain assegura que as transações online realizadas com as moedas digitais sejam fidedignas e as partes recebam o que foi acordado, visto que não há um banco central mediando as transações.  



       Conforme mostrado na imagem anterior todas as transações que acontecem na blockchain são reunidas em blocos, que se juntam formando uma "corrente de blocos", ou blockchain. Os responsáveis por construir a blockchain são os mineradores. Eles reúnem as transações que estão sendo incluídas na rede, mas ainda não foram colocadas em um bloco. O trabalho do minerador é, entre outras coisas, calcular o "hash" certo para formar a ligação entre os blocos.

         O hash funciona como um meio de ligação entre os blocos, já que um bloco possui a sua própria e também a do bloco anterior. Com isso, vai se formando a corrente que uni os vários blocos de informação entre si. Para formar a corrente de blocos é necessária uma capacidade computacional bem potente, por isso os mineradores recebem uma recompensa em Bitcoins pelos cálculos realizados na validação das transações.

     E onde mais a Blockchain pode ser utilizada? Por se tratar de um livro de registros quase impossível de ser modificado, ela pode ser utilizada em cartórios, comprovação de documentos, registro de contratos, patentes e até o voto. A lista a seguir mostra outras áreas onde a tecnologia pode ser utilizada:
  • ·         Créditos de carbono
  • ·         Prontuários médicos
  • ·         Históricos escolares
  • ·         Diplomas
  • ·         Documentos de identificação, como passaporte
  • ·         Registros de automóveis
  •        Registros de imóveis


        Conforme apresentado pelo Fernando Ulrich, maior especialista em criptomoedas do Brasil, no vídeo acima, uma das empresas que oferece um serviço de registro na blockchain é a Original_My. No vídeo de explicação abaixo, o CEO, Edilson Osório Júnior, explica de uma maneira mais detalhada como a ferramenta funciona.




        Existem milhares de moedas digitais, sendo o Bitcoin a mais conhecida, e não se sabe se alguma delas vai realmente dar certo, porém a Blockchain já se mostrou uma tecnologia revolucionária e que veio para ficar, podendo ser utilizada pelos mais diversos segmentos da economia e agilizando processos, que hoje em dia são muito burocráticos e lentos.


Referências: 

https://g1.globo.com/economia/noticia/entenda-o-que-e-blockchain-a-tecnologia-por-tras-do-bitcoin.ghtml


https://pplware.sapo.pt/informacao/bitcoin-uma-breve-historia-do-nascimento-da-criptomoeda/

https://blog.toroinvestimentos.com.br/bitcoin-blockchain-o-que-e

https://www.showmetech.com.br/bitcoin-descubra-sua-historia-e-momentos-marcantes/

https://www.spectator.co.uk/2017/05/blockchain-an-investors-guide/

https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

https://www.youtube.com/watch?v=AaQTGamcS-g

https://www.youtube.com/watch?v=XEtTIOrYMis&t=197s

Nenhum comentário:

Postar um comentário