segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A Inovação Através da Educação

Nome: Pâmela Cristina Magalhães

 A Inovação Através da Educação


Diariamente nos deparamos que novas formas de inovar. A inovação se torna ainda mais interessante quando utilizada para causas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, principalmente na educação. Utilizar à inovação através da tecnologia aplicada a educação é uma técnica decorrente da atualidade.                        
 

 A inovação na educação está diretamente ligada à contribuição de educadores e professores que tem a ânsia de ensinar de forma transformadora. Não precisamos transformar necessariamente o papel dos professores e sim criarmos uma cultura educacional que inspire e capacite os professores a inovarem na busca de experiências gratificantes de aprendizagem para seu aluno (SILVA, 2016). 
É interessante tomar conhecimento de um projeto que foi criado para contribuir com a transformação na educação. O projeto é chamado de “Design Thinking para desenvolver protagonismo”. Este projeto foi criado pelas professoras Elisangela Goulart, professora de geografia, e Vanessa Giron, coordenadora pedagógica. Elas trabalham na ETEC Doutora Maria Augusta Saraiva, em São Paulo. Ao buscar por novas formas de integrar melhor seus alunos nas questões ligadas a escola, as professoras encontraram no Design Thinking uma alternativa inovadora, que parte de uma abordagem que trabalha com pensamento visual e mapas mentais.                              
Com isso, foi proposto aos alunos que falassem sobre seus sonhos e medos em relação à escola, utilizando post-its, flipchart e canetas coloridas. Os alunos puderam escolher aqueles que mais o representavam e a proposta que ganhou foi a de criar um espaço de convivência, que, posteriormente, eles prototiparam. A partir dai, todos os alunos começaram a contribuir para a criação deste espaço.

 
Esta técnica, segundo as professoras, contribuiu para que tanto os alunos quanto os educadores, se sentissem integrados a escola como um todo, instigando o espírito de coletividade. Hoje em dia os alunos usam esta técnica tanto para contribuir para o melhor funcionamento da escola, quanto para auxiliar nos estudos, praticando o exercício grupal. 
Ações como a atitude dessas professoras mostram quão rico é auxiliar para o desenvolvimento escolar. Com as transformações tecnológicas que estamos vivendo nos últimos tempos, é interessante que sejam encontrados novos meios e técnicas para integrar também o meio escolar. REFERÊNCIAS

MEYER, Cybele. O que é inovação na educação? Onde está a inovação se tudo que teorizamos tem mais de 50 anos. Caldeirão de Ideias, 2012. Disponível em: <https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2012/09/28/o-que-e-inovacao-na-educacao-onde-esta-a-inovacao-se-tudo-que-teorizamos-tem-mais-de-50-anos/>. Acesso em: 01 Nov 2017.

SASSAKI, Claudio. Exemplos de práticas inovadoras que impactam na aprendizagem. Nova Escola, 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/471/exemplos-de-praticas-inovadoras-que-impactam-na-aprendizagem>. Acesso em: 01 Nov 2017.

SILVA, Lilian. O que é inovação na educação?. Educação a distância.com, 2016. Disponível em: <http://www.educacao-a-distancia.com/o-que-e-inovacao-na-educacao/>. Acesso em: 01 Nov 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário