segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O Futuro da Inteligência Artificial


O Futuro da Inteligência Artificial
Cristiane Ayumi Sheguti
12201311

inteligência artificial

O debate sobre o futuro da inteligência artificial divide a opinião das pessoas. Há quem acredite que será benéfica à humanidade, enquanto outros temem por acreditar nos possíveis problemas que possam acontecer.

No cinema, o assunto é abordado há anos, como no filme "Metropolis", de 1927, o clássico de Fritz Lang é considerado um dos primeiros filmes de ficção científica. Numa empresa dividida entre os trabalhadores “pensantes” e os “braçais” (que vivem no subsolo), o dono decide criar uma robô com a aparência da principal líder dos operários (Maria), para quebrar sua união e evitar um motim. A robô, porém, acaba atiçando o ódio e a paixão dos trabalhadores e causa um tumulto muito maior, enquanto a verdadeira Maria luta para sobreviver e salvá-los. 

Atualmente, tem-se a série Black Mirror, na qual de ficção científica explora um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito. Em um de seus episódios, retrata-se a história de uma mulher que acabou de perder o marido em um acidente de carro tenta lidar com a saudade usando a tecnologia. No início, ela usa um chatbot – uma inteligência artificial que consegue conversar com você a partir de um banco de dados, e que vai aprendendo conforme a conversa vai avançando. Depois, ela adquire um "robô" que se assemelha fisicamente com seu marido, além de  conversar como se realmente fosse ele, por meio do mesmo bando de dados citado acima.
O papo com os mortos digitais já é uma realidade.

"Be right back" episódio da séria Black Mirror na qual a esposa conversa com o suposto marido após a sua morte


Parece assustador criar um “robô” com as características físicas e além disso, por meio da inteligência artificial, copiar a personalidade de uma pessoa, mas estamos mais perto desse tipo de realidade a cada dia. A seguir, segue o link de uma notícia que ilustra as tecnologias da série que já existe na vida real: https://super.abril.com.br/cultura/11-tecnologias-de-black-mirror-que-ja-existem-na-vida-real/
       O ponto da discussão é: Estamos preparados para a inteligência artificial e suas consequências? Esse é um assunto que vem sendo debatido por várias pessoas, principalmente da área da tecnologia
Em várias entrevistas, Bill Gates, Elon Musk (icônico empresário high tech e criador da marca Tesla) e Stephen Hawking declararam temer a evolução da Inteligência Artificial.

Resultado de imagem para elon musk
Elon Musk:
"A IA pode ser tão ruim quanto uma explosão nuclear"
               Elon Musk , em recente entrevista no Japão, disse “A IA ultrapassará qualquer humano, e estará a frente de qualquer coisa que a gente possa imaginar. A IA pode ser tão ruim quanto uma explosão nuclear”. Bill Gates na mesma entrevista completou “No momento que os algoritmos estiverem implantados no silicone, eles poderão ler tudo que está registrado, neste momento teremos construído a base da superinteligência. Como não enxergar o tamanho do desafio que é a IA?” Stephen Hawking declarou que “A AI será o melhor ou o pior evento para a humanidade. A Inteligência Artificial irá erradicar a pobreza e as doenças ou acelerará o fim da civilização humana como a conhecemos”. Em entrevista a BBC, Hawking afirmou "O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana"
Já outras pessoas extremamente influentes como o fundador do Facebook, Mark Zuckeberg e John Giannandrea, vice-presidente sênior do Google, estão com BIll Gates e Satya Nadella no time contrário e continuam afirmando que a humanidade só tem a se beneficiar com o uso e avanços da IA.

Stephen Hawking: "O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana"


Apesar dessa discordância entre os lados, todas essas mentes influentes e extremamente revolucionárias estão sempre trabalhando e realizando palestras em conjunto para que tragam à tona assuntos relevantes e importantes para o público debater, pensar e pesquisar sobre os temas.

Resultado de imagem para bill gates
Bill Gates: “No momento que os algoritmos estiverem implantados no silicone, eles poderão ler tudo que está registrado, neste momento teremos construído a base da superinteligência. Como não enxergar o tamanho do desafio que é a IA?”

Musk, dono da empresa de carros Tesla e da fabricante de foguetes SpaceX, foi além: está financiando 37 projetos de pesquisa destinados a compreender melhor a inteligência artificial – e criar mecanismos de defesa contra ela. “Nós não devíamos estar entrando de cabeça em algo que não entendemos”, disse. Em julho de 2016, um grupo de mais de mil pesquisadores de robótica e inteligência artificial assinou uma carta aberta pedindo a mesma coisa. Cautela.





http://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/10/1927953-empresas-recorrem-a-inteligencia-artificial-para-melhorar-negocios.shtml
https://www.residenciais.org/2017/09/bill-gates-stephen-hawking-elon-musk-temem-o-futuro-da-ia-inteligencia-artificial/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141202_hawking_inteligencia_pai
https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n100823/bill-gates-discorda-de-musk-ao-falar-da-i-a.html
https://www.guiadasemana.com.br/cinema/galeria/10-filmes-sobre-inteligencia-artificial
https://super.abril.com.br/cultura/11-tecnologias-de-black-mirror-que-ja-existem-na-vida-real/

Nenhum comentário:

Postar um comentário