segunda-feira, 6 de novembro de 2017

As redes sociais e o e-commerce

AS REDES SOCIAIS E O E-COMMERCE

Andressa da Silva Chaves
16150253
Redes Sociais e Virtuais



As redes sociais não foram feitas para o uso do comércio, porém têm se tornado uma ferramenta revolucionária na comunicação de marcas, serviços e clientes.
O e-commerce é um termo que está sendo amplamente divulgado atualmente, porém muitas pessoas ainda desconhecem o que isto significa. O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais (E-COMMERCE NEWS, 2017).


No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como livros e CDs. Hoje em dia os valores dos produtos podem chegar a milhões e podem ser de vários tipos e diversas finalidades, de alimentos à carros e casas.
O e-commerce tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos muito específicos (SELLER, 2017).


O e-commerce oferece as vantagens do vendedor não possuir os mesmos custos da loja física, refletindo diretamente em preços dos produtos mais baixos. A facilidade em se encontrar o que procura também é um atrativo, já que não é preciso sair do conforto de casa para comprar aquilo que se necessita.
Para melhor atender os clientes, as lojas virtuais utilizam de plataformas especializadas:
Uma plataforma serve, portanto, como um molde no qual são inseridas as informações e elementos de cada loja. Com ela é possível montar toda a estrutura de um e-commerce, integrando elementos que facilitam a compra, as estratégias de marketing, uma boa visualização dos usuários e, principalmente, uma experiência de compra positiva. Uma boa plataforma possibilita, por exemplo, que os produtos sejam achados facilmente, catalogados com organização e colabora para que o processo de finalização da compra e pagamento sejam simples e práticos para todos os clientes (SELLER, 2017).
As redes sociais se caracterizam principalmente pela interação entre pessoas e/ou grupos sociais com interesses em comum, onde ocorre discussão e diálogo entre diversas pessoas de várias partes do mundo. Um dos principais usos das redes sociais diz respeito ao marketing. Na maioria das estratégias de marketing digital de um e-commerce, as redes sociais são um pilar importante na atração de potenciais compradores (CAMPOS, 2017).
“As redes sociais se apresentam como uma opção de maximizar a presença das empresas na mente dos consumidores. São largamente utilizadas por todas as faixas etárias de consumidores e são financeiramente leves, representando uma excelente relação custo/benefício.” (SEBRAE,2015)
Os benefícios de usar as redes sociais como parte da estratégia de marketing de uma empresa são:
·         ampliar a visibilidade da marca;
·         aproximar cliente e empresa;
·         aumentar as visitas à loja virtual;
·         impulsionar novas vendas por meio dos promotores da marca (CAMPOS, 2017).

Entre as redes sociais mais usadas para divulgação de lojas está o Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. Suas plataformas apresentam os produtos e através do acesso de cada cliente conseguem obter uma base das preferências dos mesmos, oferecendo mais seletivamente aquilo que o cliente procura.
As redes sociais possibilitam uma troca de informações entre os usuários diretamente, como no Facebook e Twitter, por exemplo, quando os usuários divulgam se um produto é ou não bom, e de uma forma mais indireta em plataformas como Pinterest e Instagram onde o marketing está mais pautado na divulgação através de fotos.

                                      Fonte: E- Commerce News



REFERÊNCIAS:

CAMPOS, R. (29 de outubro de 2017). Descubra a importância das redes sociais no e-commerce. Fonte: Blog vtex: https://blog.vtex.com/pt/importancia-das-redes-sociais-para-e-commerce/

E-COMMERCE NEWS. (2017). O que é E-Commerce? Acesso em 29 de outubro de 2017, disponível em E-commerce News: https://ecommercenews.com.br/o-que-e-e-commerce/

SEBRAE. (16 de outubro de 2015). O e-commerce nas redes sociais. Fonte: Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-e-commerce-nas-redes-sociais,27aa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD

SELLER, B. (30 de outubro de 2017). E-Commerce. Fonte: B Seller: http://www.bseller.com.br/plataforma-de-e-commerce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário