AS
REDES SOCIAIS E O E-COMMERCE
Andressa da Silva Chaves
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Redes Sociais e Virtuais
As redes sociais não foram feitas para o uso
do comércio, porém têm se tornado uma ferramenta revolucionária na comunicação
de marcas, serviços e clientes.
O e-commerce é um termo que está sendo
amplamente divulgado atualmente, porém muitas pessoas ainda desconhecem o que
isto significa. O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é
uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de
dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um
exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais (E-COMMERCE NEWS, 2017) .
No início, o e-commerce era utilizado
basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como livros e CDs.
Hoje em dia os valores dos produtos podem chegar a milhões e podem ser de
vários tipos e diversas finalidades, de alimentos à carros e casas.
O e-commerce tem como um dos seus
maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos
muito específicos (SELLER, 2017) .
O e-commerce oferece as vantagens do
vendedor não possuir os mesmos custos da loja física, refletindo diretamente em
preços dos produtos mais baixos. A facilidade em se encontrar o que procura
também é um atrativo, já que não é preciso sair do conforto de casa para
comprar aquilo que se necessita.
Para melhor atender os clientes, as
lojas virtuais utilizam de plataformas especializadas:
Uma plataforma serve, portanto, como um molde no qual são
inseridas as informações e elementos de cada loja. Com ela é possível montar
toda a estrutura de um e-commerce, integrando elementos que facilitam a compra,
as estratégias de marketing, uma boa visualização dos usuários e,
principalmente, uma experiência de compra positiva. Uma boa plataforma
possibilita, por exemplo, que os produtos sejam achados facilmente, catalogados
com organização e colabora para que o processo de finalização da compra e
pagamento sejam simples e práticos para todos os clientes (SELLER, 2017) .
As redes sociais se caracterizam
principalmente pela interação entre pessoas e/ou grupos sociais com interesses
em comum, onde ocorre discussão e diálogo entre diversas pessoas de várias
partes do mundo. Um dos principais usos das redes sociais diz respeito ao
marketing. Na maioria das estratégias de marketing digital de um e-commerce, as redes
sociais são um pilar importante na atração de potenciais compradores (CAMPOS, 2017) .
“As redes
sociais se apresentam como uma opção de maximizar a presença das empresas na
mente dos consumidores. São largamente utilizadas por todas as faixas etárias
de consumidores e são financeiramente leves, representando uma excelente
relação custo/benefício.” (SEBRAE,2015)
Os benefícios de usar as redes sociais como
parte da estratégia de marketing de uma empresa são:
·
ampliar a
visibilidade da marca;
·
aproximar cliente e
empresa;
·
aumentar as
visitas à loja virtual;
·
impulsionar
novas vendas por meio dos
promotores da marca (CAMPOS, 2017) .
Entre as redes sociais mais usadas para
divulgação de lojas está o Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. Suas
plataformas apresentam os produtos e através do acesso de cada cliente
conseguem obter uma base das preferências dos mesmos, oferecendo mais
seletivamente aquilo que o cliente procura.
As redes sociais possibilitam uma troca de
informações entre os usuários diretamente, como no Facebook e Twitter, por
exemplo, quando os usuários divulgam se um produto é ou não bom, e de uma forma
mais indireta em plataformas como Pinterest e Instagram onde o marketing está mais
pautado na divulgação através de fotos.
Fonte: E- Commerce News
REFERÊNCIAS:
CAMPOS, R. (29 de outubro de 2017). Descubra a
importância das redes sociais no e-commerce. Fonte: Blog vtex: https://blog.vtex.com/pt/importancia-das-redes-sociais-para-e-commerce/
E-COMMERCE NEWS. (2017). O que é
E-Commerce? Acesso em 29 de outubro de 2017, disponível em E-commerce News:
https://ecommercenews.com.br/o-que-e-e-commerce/
SEBRAE. (16 de outubro de 2015). O
e-commerce nas redes sociais. Fonte: Sebrae:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-e-commerce-nas-redes-sociais,27aa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD
SELLER, B. (30 de outubro de 2017).
E-Commerce. Fonte: B Seller: http://www.bseller.com.br/plataforma-de-e-commerce/
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