Devido á isto, os professores e as escolas devem estar abertos à mudanças, adaptações e inovações. Lisboa e Vieira (2010) identificaram algumas mudanças positivas causadas por este novo "formato" de educação, sendo uma delas o relacionamento entre professor e aluno, pois agora "ambos podem compartilhar das mesmas informações de forma igualitária", ou seja, a comunicação fica horizontalizada, gerando assim uma inteligência coletiva para o processo educacional.
De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, realizada pela Secretaria de Comunicação Social, apesar de 24% dos entrevistados utilizarem a internet para estudar e aprender, este número vem aumentando consideravelmente.
Fonte: Pesquisa Brasileira de Mídia 2015.
A pesquisa também nos mostra quais as principais redes sociais utilizadas pelos internautas, e que entre as primeiras colocações podemos ver as principais e mais utilizadas redes sociais também pela educação. Grupos de estudo no Facebook e Whatsapp, vídeo aulas no Youtube, espaços para discussões e dúvidas são ambientes informais que podem agregar muitos resultados positivos como um complemento do que é tratado em sala de aula.
Com isto, entende-se a necessidade dos
professores acompanharem mais de perto avanço da era da informação. Como dito por Silva e Serafim (2016), é importante lembrar que "o uso das redes
sociais pode contribuir significativamente com o processo de ensino e
aprendizagem, bem como expandir o que é aprendido em sala de aula
desde que sejam trabalhadas de forma criativa, pois um dos pontos positivos das redes é a participação ativa dos alunos na construção de
sua própria aprendizagem".
REFERENCIAS:
Brasil. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social.
Pesquisa brasileira de mídia 2015 : hábitos de consumo de
mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom.
LISBOA, Aline; VIEIRA, Eloy. O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens. 2010. Disponível em: <http://www.midiassociais.net/2010/10/o-uso-das-redes-sociais-como-metodo-alternativo-de-ensino-para-jovens/>.
SILVA, Francineide Sales da; SERAFIM, Maria Lúcia. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-04.pdf>.
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