Superar as expectativas e
satisfazer clientes, são sentimentos que existem em pessoas que desejam que
suas empresas cresçam e alcancem resultados incríveis. Estudo de estratégias, a
busca pela otimização e mais objetivos para alcançar, são
situações recorrentes no dia a dia de cada um que almeja o sucesso.
Um estudo do autor Tom Connellan,
sobre uma companhia reconhecida e admirada em todo o mundo, pela sua poderosa
cultura e sobre fatores que orientam suas estratégias, revela segredos que
podem ser aplicados por qualquer empresa. Esse grande império, a empresa da
magia, a Walt Disney World consolida sua cultura em cada funcionário, consegue
repassar e fazer com que cada cliente perceba e se sinta importante, combina a
excelência, inovação, foco no cliente, zelo, atenção aos detalhes e muita
criatividade!
Os principais segredos apresentados são:
Múltiplos
postos de escuta
As pesquisas de satisfação são cruciais, mas são igualmente importantes
usar outras fontes que também lhe digam como sua empresa esta se saindo. A
Disney usufrui de muitos postos de escuta, trabalha a necessidade com a
criatividade, interação com respostas e com simples perguntas realizam sonhos.
Colocam a criatividade na execução das pesquisas com seus clientes, assim
recebem suas respostas de uma forma agradável. “Os postos de escuta são as
empresas ouvindo os clientes, em vez de ouvirem umas as outras ou elas
próprias”. O que há de maior informação do que as próprias opiniões dos
clientes? Por isso, a Disney escuta muito seus funcionários do front. Existe então, formalmente,
pesquisas com coleta de dados e, informalmente, ouvindo no exato momento algum
sentimento do cliente e agindo imediatamente. Quando se usa múltiplos postos de
escuta, obtêm-se uma visão equilibrada das diferentes formas pelas quais os
clientes vivenciam, e obtêm-se esses detalhes graças a esses postos
específicos.
Com isso, torna-se muito importante também a utilização das pesquisas de marketing para que o resultado seja cada vez melhor e entenda-se mais sobre os clientes. Como podemos observar nesta vídeo aula que traz uma explicação completa dos recursos e benefícios.
Concorrente
é qualquer empresa com a qual o cliente o comparará
As empresas têm várias maneiras
para conversar com seu cliente, como por telefone, e-mail, internet, contato
direto e outras. Tem diferentes formas para entregar seu valor e vender. Mas,
como se destacar, e sobre quem, como reconhecer quem está concorrendo com tudo
isso que é feito, ou quem está nos mesmos meios? Será que são concorrentes
diretos e, ou indiretos? Pode-se entender que concorrente será literalmente
qualquer um com quem o cliente trava contato e tenta comparar com a sua
empresa. Por isso todo cuidado pode ser pouco, pois se a “concorrência for mais
eficiente, elevando a satisfação dos clientes melhor do que a sua empresa, você
poderá ter prejuízos com essa competição”. E não se pode esquecer dos seus
clientes internos, pois eles e os externos procuram as mesmas coisas, e sim,
compararão o seu padrão de atendimento.
Assim, pode-se usufruir dos meios virtuais e ferramentas que facilitam essa busca e análise dos concorrentes para que a sua empresa se sobressai. Percebe-se nessa pesquisa: 11 Ferramentas de Marketing Para Análise da Concorrência Que Vão Aumentar as Visitas do Site. Esta foca no tráfego do site e os estudos dos dados e números que pode-se analisar.
Essas são algumas das formas de transmitir
a visão da Disney e de outras empresas quando colocam suas ideias em prática! Uma forma de “sair na
frente da concorrência”. Quem já testou conseguiu aguçar o foco sobre o cliente e melhorar seus sistemas. Importante refletir com sua empresa cada detalhe das lições e experimentar!
Lembre-se do
desejo, superar as expectativas e satisfazer clientes! E nada melhor que
começar junto a sua equipe!
Autora: Marina Naschenweng Espindola
Referências:
Fonte: texto baseado na
bibliografia “Nos Bastidores da Disney” de Tom Connellan.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/pesquisa-e-sistema-de-informacoes-de-marketing/103047/
https://www.youtube.com/watch?v=LdaSSWFPbuE
https://neilpatel.com/br/blog/12-ferramentas-de-marketing-para-analise-da-concorrencia-que-vao-aumentar-as-visitas-do-site/
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