segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Estratégia de Marketing Digital nas organizações

O Marketing Digital, atualmente, se enquadra em um crescimento exponencial. É a técnica de marketing mais utilizada nos últimos anos. O assunto é dinâmico, há muitos conhecimentos disponíveis na internet. Ainda assim, há inúmeras informações para serem descobertas no meio digital.

Conceito
Para estruturar uma estratégia efetiva de Marketing Digital é importante conhecer o público-alvo para criar uma conexão, identificar as necessidades e oferecer soluções. Para essas soluções suprirem as necessidades dos clientes, elas precisam ser bem pautadas no conhecimento dos possíveis clientes. Estes se enquadram em estágios da jornada de compra que serão explicados posteriormente.

Jornada de compra
É o caminho que o lead percorre antes de realizar o processo de compra. São etapas que fazem sentido ao comprador e que ele não percebe a passagem. Cada consumidor possui um perfil e a jornada tem que se adaptar ao mesmo. A primeira etapa é o Aprendizado e Descoberta, depois Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e por fim, Decisão de Compra. As etapas se iniciam quando o possível cliente encontra um problema no seu dia-a-dia, procura na internet uma solução e entra numa jornada de compra específica para sua situação.

Benefícios
Os canais de marketing digitais possuem a grande vantagem de possuir os desempenhos das campanhas mensuráveis. Por exemplo, mensurando a quantidade de sessões no site conseguimos ver quantas conversões resultam em clientes para a empresa. Assim, consegue-se identificar quais mídias trazem mais resultados e merecem maior investimento.


Como avançar os leads pela jornada de compra
É extremamente importante entregar o conteúdo correto na hora certa para os clientes. Antes de tudo, deve-se identificar em qual etapa da jornada de compra o lead se encontra. Para isso, deve-se analisar o histórico de compras, a quantidade de material que já baixou, se abriu os e-mails enviados no fluxo de automação, entre outros.

Conteúdo interativo
A melhor forma de engajar seu público é através do oferecimento de conteúdos interativos. O mais comum é a produção de blog posts. No entanto, deve-se inovar através do oferecimento de infográficos, webinars, checklists, entre outros. Deve-se fidelizar seus clientes através de conteúdos que irão satisfazer seu desejo de compra como consumidor.



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