sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A nova economia

Internet e a nova economia


Harisson Philipi Miranda
A nova economia


Gênese:


O termo "nova economia" foi utilizado inicialmente na década de 90, fazendo referência a grande revolução da informação, que na época acabou não correspondendo as imensas expectativas existentes, devido a alguns fatores como  a dificuldade de gerar uma boa margem de lucro que fizesse frente ao preço de seus ativos em um mercado ainda totalmente desconhecido, aliado a  problemas de corrupção nos balanços por parte das empresas e uma saturação nesses novos mercados. Essa crise que resultou da "bolha pontocom" entre 1995 e 2000 nos Estados Unidos teve sua importância, demonstrando que não existe mágica e que seria necessário mais tempo para compreender o funcionamento dessas inovações e como poderiam auxiliar no dia-a-dia, tanto das empresas quanto da vida social das pessoas

Essas novas tecnologias, como a própria internet em si, têm proporcionado mudanças em todos os meios sociais e hoje em dia é fácil ver como as empresas, universidades, escolas, pessoas ou até governos se adaptaram e se integraram nesse novo sistema, através de redes sociais, sites ou simples aplicativos que capacitam o acesso de qualquer pessoa diretamente com a informação, esteja no Brasil ou na China. Pode-se dizer até que a internet deu um novo significado a expressão " mundo globalizado", não apenas por aproximar virtualmente pessoas de distintas culturas, mas também por fomentar a economia de incontáveis maneiras distintas, através de jogos virtuais, sites de vendas em âmbito mundial, plataformas de entretenimento ou de conhecimento que conecta pessoas do mundo inteiro para que consigam interagir, trocar conhecimento ou boas risadas.

Como a internet vem revolucionando o comércio:

A criação de dados não é algo novo, os indivíduos sempre os criaram, a diferença é que nos dias atuais, muitos desses dados são criados através de smartphones, notebook, tablets, através da internet de modo geral. Dessas inovações tecnológicas, nasce também a necessidade no comércio em conseguir coletar esses dados e transforma-los  em informações úteis para o comércio em geral, uma vez que com a competitividade sempre aumentando, se mostra como um grande diferencial conseguir entender quais são os gostos e tendências desses consumidores.
Todas essas mudanças e inovações permitem demonstrar que com a chegada da internet e com o rápido avanço tecnológico, o comércio virtual evoluiu significativamente, adentrando no conceito de "Nova Economia", utilizando-se portanto, como mostrado anteriormente, de ferramentas que possibilitam traçar um perfil mais fidedigno dos consumidores, além é claro, da facilidade que o e-commerce traz, tanto para os indecisos que utilizam a internet para pesquisa de preços, quanto para a efetivação da compra.

Adaptação das redes físicas de varejo:

Não é possível ainda fazer qualquer previsão de talvez uma possível extinção de redes físicas, mas como mostra a prática, muitas dessas lojas físicas acabam por ter novas metas, unindo a rede física ao comércio virtual. Essas estruturas físicas acabam servindo mais como uma vitrine dos produtos e  prestação de assistências, do que efetivamente para a venda em si. Um exemplo prático dessa adaptação, é o caso das lojas da Apple, que possuem um espaço físico para atendimento dos clientes, que se une à um processo simplificado de compra online.
São inúmeros os caminhos que as tecnologias tem proporcionado ao comércio de maneira geral, e difícil também é prever o impacto dessas futuras implementações tecnológicas, e saber os vastos caminhos que o comércio percorrerá futuramente.
O que se pode afirmar por hora, é que as inovações e mudanças já são aparentes, e que com certeza o comércio continuará evoluindo ao passo do surgimento de novos mecanismos de venda, buscando suprir e se materializar sempre da melhor maneira no contexto das necessidades dos indivíduos com base em suas interações sociais, que também estão em constante mudança, graças ao avanço das tecnologias de rede.
Os caminhos são incontáveis, cabe agora esperar na criatividade dos indivíduos, pois as bases para essas mudanças já estão solidificadas.



Referências: 

http://cio.com.br/opiniao/2014/09/24/novas-tecnologias-estao-transformando-o-comercio-varejista/

https://panora.com.br/2016/01/19/7-o-que-voce-tem-que-saber-sobre-educacao-e-conhecimento-na-nova-economia/

 Krugman, Paul. Uma nova recessão? O que deu errado. Como entender a crise da economia mundial.

Krugman, Paul. A desintegração Americana. EUA perdem o rumo no século 21. Páginas 61 à 67.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2698151/anos-bolha-internet-comecava-explodir-nos-eua-veja-como-foi







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