sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Avanço da Internet e o Setor Bancário

Maicon Luiz Brand                  Matrícula: 13201208


A difusão e propagação do uso extensivo da internet revolucionou a forma como as pessoas e empresas se comunicam e realizam seus negócios. Hoje temos agências eletrônicas, caixas eletrônicas 24h/dia, sem contar o banco que possuímos na palma da nossa mão através do internet banking. Todos esses avanços trouxeram aos bancos a necessidade de utilização de elevada tecnologia para garantir o sigilo dos dados dos usuários confiados ao banco.

O setor bancário tem o reconhecimento de ser um dos setores da economia que mais se destacam no uso massivo de tecnologia de informação (TI). Ao longo das últimas décadas o setor vem passando por profundas transformações que visam o aumento e a eficiência operacional, ao mesmo tempo que agrega valor à sua imensa gama de serviços. A utilização dos serviços de TI hoje se misturam aos serviços rotineiros do que antigamente podia se chamar de um banco tradicional. Fica evidente a partir da observação do passado recente que a internet se destaca como variável importante e relevante do comportamento dos bancos.

Ao longo das últimas décadas, uma sucessão de inovações foram sendo incorporadas aos processos e produtos bancários. O advento do uso da internet permitiu aos bancos uma diminuição do número de agências e funcionários, uma vez que a evolução tecnológica propicia o surgimento de outras formas de realização de serviços financeiros cada vez menos dependentes de espaços físicos de agências, ao mesmo tempo que a automação de diversos processos gerou inúmeras reduções de custos de transação.

Segundo Cernev et al. (2009) estamos presenciando a 5ª onda de inovação no sistema bancário. Vale destacar que as quatro etapas anteriores se referem respectivamente à adoção de (1) computadores de médio porte e sistemas responsáveis pelo registro de transações, (2) automação dos caixas das agências e adoção de um modelo de processamento de dados, (3) automação das transações iniciadas pelos clientes e o surgimento das redes de ATMs representam a terceira onda de inovações do setor bancário e (4) surge a possibilidade do cliente promover interação com o gerente do banco sem sair do conforto de sua residência, tendo todos os comandos na palma de sua mão. Agora, a quinta onda de inovação está relacionada com o interesse estratégico dos bancos em aumentar sua clientela. Os bancos estão buscando ampliar a sua base social de modo a garantir à toda a sociedade o fornecimento de serviços baratos e de qualidade.

A história que, no entanto, não é contada com frequência se refere à elevação dos custos envolvidos com a segurança e criptografia dos dados de clientes. Há a necessidade contar com profissionais capacitados à altura do desafio de manter a sete chaves os diversos segredos por trás das estratégias competitivas dos mais diversos bancos. Além disso, existe a evidente necessidade de também contar com seguros sofwares que permitem a realização dos serviços de segurança. Essas inovações agregaram vultuosos custos aos dispêndios anuais dos bancos. Apesar disso, as inovações tecnológicas no setor mais trouxeram bonança do que prejuízos, pois se fosse o contrário não existiriam tantas instituições em operação hoje com lucros e escala crescente e exponencial.



CERNEV, A; DINIZ, E; JAYO, M. Emergência da quinta onda de inovação bancária.
AMCIS 2009. Disponível em http://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?

article=1079&context=amcis2009.

CAMOCARDI, C. Z. Dinâmica estratégica de agências bancárias em um novo paradigma
tecnológico: um estudo do caso brasileiro. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/

dspace/handle/10438/10585

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