quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Nova época da educação


Como as tecnologias podem auxiliar no processo de educação? Quais são as ferramentas tecnológicas que agregam valor ao aprendizado?

Thomas D. Rudolph - Matrícula: 13203929

Não tem como negar, muito menos barrar ou tentar impedir. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Os smartphones, os aplicativos, as redes sociais estão mudando a forma como a sociedade vive. Dessa forma, é necessário que a educação mude também, se adapte ao novo momento. Muitos assuntos e a forma como são passados não desperta seus interesses, por isso é tão comum alunos com cabeça baixa, quase dormindo, ou até mesmo, mexendo em seus celulares durantes as aulas expositivas.  
O diretor da empresa Instructure, Lars Janér alerta “Encarar esses desafios não será fácil, e a pressão para oferecer novos modelos de educação significa que serão necessários novos métodos de entrega. O uso da tecnologia para ajudar na entrega de uma experiência de educação envolvente e motivadora não é mais um luxo, tornou-se uma necessidade. Elas podem ajudar as instituições a adaptar o modelo pedagógico e oferecer uma abordagem flexível, moderna e centrada no aluno”. Um vídeo interessante e que ficou bem conhecido é do rapper americano Prince EA, onde ele critica o atual sistema de ensino.


A grande popularidade das redes sociais e aplicativos deve-se ao fato da interatividade. Esse é um dos principais motivos para o uso dessas tecnologias no processo educacional. Hoje, o processo de educação tradicional, é considerado ultrapassado. As redes sociais são consideradas a maior fonte de distribuição de conteúdo. Defendido por Garcia (2016) “Essas redes propiciam uma forma ágil para troca de informações e a comunicação. Cabe a cada escola, dentro de suas possibilidades de infraestrutura e de pessoal docente, aproveitar esta oportunidade e orientar para a melhor forma de se utilizar os meios. Com eles é possível inclusive proporcionar desafios aos estudantes”.

Essas tecnologias possibilitam a comunicação horizontal entre professor e aluno, pois ambos possuem o mesmo acesso as informações. Um bom exemplo é o do Colégio Dom Bosco, em Curitiba, que a partir do 6º ano, os alunos tem acesso a tablets e netbooks para acesso a infográficos, a imagens, a pesquisas na internet e vídeos com o intuito de dar fundamentação às aulas.




É realidade que os vídeos se tornaram grandes aliados da educação. Grande parte do conteúdo gerado na internet, é transmitido por meio de vídeos. O YouTube tem se tornado uma excelente plataforma de estudos. A matéria do site "Meio&Mensagem" traz dados do YouTube Insights, revelando que 31% dos usuários utilizam para conteúdo de aprendizagem. Somente no YouTube Brasil são mais de 1.210.000 vídeos com temas educacionais, existem 57.600 canais de educação sobre os mais diversos temas, além dos mais de 11.000.000 inscritos em canais relacionados a educação (dados tirado do YouTube).

No entanto, o YouTube não é a única plataforma que possibilita o aprendizado por meio de vídeos. Uma outra ferramenta é conhecida como Ensino a Distância (EAD). Já não é mais tendência, há algum tempo se tornou realidade. Tanto é que são mais de 1,7 milhões de alunos inscritos em cursos EAD, e se comparado com o começo dos anos 2000, onde eram apenas 10 mil alunos matriculados, é notável o grande crescimento. Outro dado que revela o potencial do EAD é que antigamente eram, apenas, 52 cursos registrados e atualmente existem mais de mil cursos EAD. Ou seja, é uma extensão do ambiente físico da Universidade. Dessa forma, a faculdade possibilita que alunos ingressem em cursos de graduação sem precisar frequentar presencialmente a própria universidade. O mesmo conteúdo ministrado nos cursos presenciais, é gravado em vídeos e disponibilizados, a qualquer momento, para os alunos do ensino à distância. Sendo assim, o principal fator positivo do EAD, pois permite a flexibilização e autonomia do aluno perante o processo de aprendizagem.

                                      Fonte: Hoper Educação

Pode-se considerar as duas ferramentas mencionadas anteriormente como as principais, porém, é claro que, existem outras plataformas de ensino. É interessante citar algumas, pois muito desses aplicativos não é de conhecimento das pessoas. O aplicativo Edmodo tem como intuito melhorar a comunicação do aluno e professor. O IStudiez auxilia na organização do aluno perante o curso, avisando de provas, trabalhos a serem entregues, por exemplo. Sem contar os aplicativos desenvolvidos especificamente para cada área de conhecimento, como, por exemplo, o Motion Math, que desenvolve o raciocínio matemático por meio de um jogo 3D, ou então o Monster Anatomy – Lower Limb que auxilia no aprendizado da biologia.



A questão a ser levantada e devemos refletir sobre é: será que não devemos quebrar a resistência de pensar de forma arcaica e aceitar e abrir, cada vez mais, espaço para as novas tecnologias no auxílio do processo educativo?


                                           


REFERÊNCIAS:

BRUGNOLO, Brunno. O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino: Não basta usar computador e tablet em sala de aula. Professores devem estar capacitados para auxiliar e orientar alunos. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-desafio-de-usar-a-tecnologia-a-favor-do-ensino-ealmosyp83vcnzak775day3bi>. Acesso em: 27 out. 2017.

GARCIA, Marcus. O uso da tecnologia a serviço da aprendizagem. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/o-uso-da-tecnologia-a-servico-da-aprendizagem/114281/>. Acesso em: 28 out. 2017.

PACETE, Luiz Gustavo. Quem são os usuários do YouTube no Brasil?: Dados inéditos do YouTube Insights 2017 mostram um acréscimo de 35 milhões no número de pessoas conectadas à plataforma nos últimos dois anos. 2017. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/07/24/quem-sao-os-usuarios-do-youtube-no-brasil.html>. Acesso em: 04 nov. 2017.

JANÉR, Lars. Novas abordagens para educação: A aprendizagem linear - com o conhecimento teórico sobrevalorizado - não é mais a melhor maneira de proporcionar aos alunos as habilidades que precisam para a vida profissional. 2017. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/academico/novas-abordagens-para-educacao/122033/>. Acesso em: 04 nov. 2017.

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