quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Agronegocio 2.0

Agronegócio 2.0

O agronegócio é mais negócio com as redes sociais?


VICENTE MURILO PAGANELA
MATRICULA: 15250024


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A vocação brasileira de “Celeiro do mundo” se estende por diversas cadeias produtivas a montante e a jusante ao campo. É reconhecida a importância do Brasil como parceiro na segurança alimentar de diversos países pelo mundo, e destacado o papel da tecnologia no campo promovendo a produtividade e nos tornando os principais produtores de grãos, proteína animal, açúcar, suco de laranja, café em grãos, dentre outros.

Ferramentas de reconhecida eficiência para disseminar ideias e fazer negócios, as redes sociais ainda estão longe do radar dos integrantes do agronegócio brasileiro. De grandes empresas globalizadas a pequenos produtores ainda são incipientes as iniciativas para explorar o potencial da chamada web 2.0, aponta o estudo "Agronegócios 2.0, benefícios das redes sociais para o agronegócio", elaborado pela TerraForum Consultores, empresa com foco em gestão do conhecimento e inovação.

Em comparação com empresas americanas e europeias, as empresas brasileiras estão atrás nas possibilidades de alavancarem seus negócios por meio das redes sociais.  O estudo aponta que um dos grandes desafios do setor é utilizar mais a internet e as redes sociais - Facebook, Orkut, Twitter, LinkedIn - como ferramentas de integração e ampliação de negócios e disseminação de ideias. O estudo mostra as estratégias de comunicação via web utilizada por 13 empresas e entidades no Brasil e no mundo, em todos os elos da cadeia, da produção à industrialização.  

Ao avaliar empresas brasileiras, o estudo constatou uma preocupação mais voltada ao marketing de produtos, do que à interação com consumidores e fornecedores. Um dos casos avaliados, o da BR Foods, mostrou que após intensa utilização no período da fusão entre Perdigão e Sadia, o Twitter foi praticamente deixado de lado. "O uso de ferramentas web 2.0 é incipiente. A empresa ainda aposta em meios tradicionais de comunicação", identifica o estudo. Ainda não há empresas pensando em integrar as redes sociais dentro de uma estratégia de negócios. 


No caso dos produtores rurais, a dificuldade de acesso à internet nas áreas rurais brasileiras dificulta o uso das redes, mas haverá um avanço no futuro com a multiplicação dos acessos e dos smartphones, com acesso à web.

As oportunidades de agregação de valor ao negócio são múltiplas, e em um pais continental como o Brasil,  diminuir a distancia do campo à mesa do consumidor por meio das redes socias, pode trazer benefícios a todos, assim como fortalecer as integrações verticais e horizontais entre os agentes nas cadeias produtivas.  



Referencias:

https://www.slideshare.net/24x7COMUNICACAO/agronegocios-2-0terraforum022011

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI209991-18071,00-ESTUDO+MOSTRA+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NO+SETOR+AGRICOLA.html


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