O marketing digital te ajuda a não cansar os leads, convertê-los em clientes, e fazer dos clientes, amplificadores da marca.
Na internet, é o consumidor que escolhe os sites que deseja acessar, o conteúdo que deseja ler ou assistir. Logo, o método do Outbound Marketing, que adota práticas como lotar a caixa de emails e impor anúncios avulsos - interrompendo o momento do cliente em potencial e causando cansaço - faz parte do passado, dando espaço ao Inbound Marketing - o marketing de atração.
E o que é o Inbound Marketing? Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. O método busca atrair leads com conteúdo útil e relevante, isto é, esse novo marketing pré-disposto a comprar do que investir 1.000 em 100 consumidores e esperar que argumenta que é mais valioso investir 1 real em 1 consumidor que já está pelo menos 1 queira o seu produto ou serviço.
Na internet, é o consumidor que escolhe os sites que deseja acessar, o conteúdo que deseja ler ou assistir. Logo, o método do Outbound Marketing, que adota práticas como lotar a caixa de emails e impor anúncios avulsos - interrompendo o momento do cliente em potencial e causando cansaço - faz parte do passado, dando espaço ao Inbound Marketing - o marketing de atração.
E o que é o Inbound Marketing? Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. O método busca atrair leads com conteúdo útil e relevante, isto é, esse novo marketing pré-disposto a comprar do que investir 1.000 em 100 consumidores e esperar que argumenta que é mais valioso investir 1 real em 1 consumidor que já está pelo menos 1 queira o seu produto ou serviço.
O Inbound Marketing já atingiu patamares que o marketing tradicional não conseguiu, o principal deles é que, com o Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é vista como um centro de investimento e não um centro de custo. O motivo para essa afirmação é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas, com este método da para saber exatamente qual foi o alcance, quantos cliques, engajamentos e compras foram finalizadas através de ferramentas de webanalytics. Ou seja, com essas informações detalhadas é possível verificar onde se deve fazer maiores investimentos para o aumento do ROI(retorno sobre o investimento).
Assim, o método de Inbound Marketing pode ser resumido em 5 fases:
1. Atrair
visitante/desconhecidos;
Ao invés de procurar pessoas se poderiam se interessar sobre o seu negócio, gasta-se energia na construção de algo que digno de atenção que irá atrair Leads que realmente se interessam com o conteúdo oferecido, facilitando a concretização de uma venda. Ex:blog, links patrocinados e redes sociais.
2. Converter visitantes em leads;
O visitante precisa virar Lead para poder avançar no processo de compra.Ou seja, ele precisa passar suas informações em troca de um benefício ou recompensa.Ex:criação de ofertas e landing pages.
3. Converter leads em clientes;
O Lead precisa comprar o seu produto para se tornar um cliente.
4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
Analisar as medidas anteriormente tomadas para poder tentar aumentar o seu alcance e caso necessário, mudar as diretrizes para um resultado mais efetivo. Ex: analisar webanalytics.
5. Encantar seus clientes e transformá-los em divulgadores;
Depois de todos as outras fases temos um cliente que está
feliz com a sua compra e irá se tornar um parceiro na divulgação e amplificação.
A partir da utilização do
método é possível notar pontos melhorias como:
1.Reconhecimento.
A marca é reconhecida pelo cliente de maneira tão positiva que ele passará a ser o divulgador.
A marca é reconhecida pelo cliente de maneira tão positiva que ele passará a ser o divulgador.
2.Mais pessoas em menos tempo.
Com o novo marketing, é possível atingir os clientes que se interessam pelo seu produto com menor esforço
Com o novo marketing, é possível atingir os clientes que se interessam pelo seu produto com menor esforço
3.Conhecimento do público.
Conhecer as personas que se deseja atingir é conhecer o seu produto e a sua empresa e fazer com que os seus esforços em vendas não sejam em vão.
Conhecer as personas que se deseja atingir é conhecer o seu produto e a sua empresa e fazer com que os seus esforços em vendas não sejam em vão.
4.Preço acessível.
O Inbound marketing propõe baixo custo em relação aos segmentos de publicidade tradicionais(TV e rádio) que são caros.
O Inbound marketing propõe baixo custo em relação aos segmentos de publicidade tradicionais(TV e rádio) que são caros.
5.Resultados.
A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
6.Análise de resultados.
A partir de análises do webanalytics é possível ter a certeza nas ações que funcionam.
A partir de análises do webanalytics é possível ter a certeza nas ações que funcionam.
7.Clientes conscientes.
Os clientes estão mais exigentes devido a quantidade de oferta de produtos e diferentes maneiras de comunicar-se a eles. Se constatada a satisfação, estes clientes se tornarão prospecções fidelizadas.
Os clientes estão mais exigentes devido a quantidade de oferta de produtos e diferentes maneiras de comunicar-se a eles. Se constatada a satisfação, estes clientes se tornarão prospecções fidelizadas.
Assim, o Marketing passa a ser entendido como
parte fundamental da empresa, isto é, não mais um custo dispendioso e
arriscado, mas um investimento sólido e efetivo. Baseando- se em pesquisas e
estudos da persona, é possível promover a ação de divulgadores, os próprios
clientes, que auxiliarão na promoção da marca!
Referências:
http://materiais.rockcontent.com/inbound-marketing-definitivo
https://moz.com/blog/why-no-one-pays-attention-to-your-marketing-whiteboard-friday
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-inbound-marketing/79999/
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