As redes sociais ganharam força na última década, antes o que era exclusivo daqueles mais antenados se tornou presente na vida de quase todos brasileiros. Além disso, as redes sociais ganharam espaço e ultrapassaram as barreiras da vida pessoal, se expandindo para as outras esferas da sociedade. Neste contexto podemos incluir os negócios e a vida empresarial dos brasileiros. Hoje, a empresa que não está presente nas mídias digitais (aqui inclui-se principalmente as redes sociais) tem uma desvantagem competitiva em relação aos concorrentes na maior parte das vezes. Certo de que você está presente em algumas redes sociais, eu me pergunto: Você sabe a verdadeira importância das redes sociais para o seu negócio?
Para melhor compreender este raciocínio primeiro devemos entender o que é um negócio, e também o que é uma rede social. De acordo com Peter Drucker um negócio "é referido como um comércio ou empresa que é administrado por pessoas para captar recursos financeiros a fim de gerar bens e serviços e, por consequência, proporciona a circulação de capital de giro entre os diversos setores", resumindo, negócio é toda atividade econômica que visa gerar lucro.
Por definição de Duarte e Frei, rede social é "uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham objetivos e valores comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes".
Com essas definições podemos evidenciar o objetivo desta publicação: falar como estas redes sociais virtuais podem te ajudar a lucrar e melhorar sua empresa.
Para tornar esta publicação mais fácil de entender e objetiva, decidi destacar duas situações nas quais as redes sociais auxiliam o funcionamento e potencializam as ações da sua empresa. O fortalecimento e melhora no controle interno da empresa e a melhora na relação com o ambiente externo (clientes e outros parceiros).
As redes sociais fortalecem, e muito, o relacionamento da sua empresa com seus clientes. Com o crescimento exponencial da internet nos últimos anos, as barreiras dos meios tradicionais de comunicação (jornais, televisão e rádio) foram quebradas. Isso significa que a estratégia de comunicação da empresa andou na mesma direção. As mídias digitais se tornaram fundamentais para um plano de trabalho, principalmente através do marketing digital. Isso acontece pois são meios de comunicação em massa com custos relativamente baixos. Nestes meios de comunicação é muito fácil divulgar sua marca, alcançar clientes que você nunca achou que iria alcançar e fazer o mesmo com potenciais parceiros comerciais. O potencial de uso destas plataformas é infinito.
Para entender mais sobre redes sociais e estratégia de marketing clique aqui.
Essas mesmas ferramentas podem funcionar também no controle e fortalecimento da parte interna da empresa. No mesmo sentido que estes métodos são utilizados para fortalecer o relacionamento da empresa com o cliente, podem ser usados para melhorar a relação com seus funcionários. Pessoas engajadas, que entendem o propósito da empresa e, principalmente, se identificam com eles se tornam muito mais produtivas. O controle interno também pode ser melhorado através das redes sociais, são ferramentas muito eficazes para trocar mensagens, organizar agendas e até conferir se as pessoas estão realmente trabalhando.
Em conclusão vale ressaltar que hoje, aquela empresa que não tem presença nas mídias digitais é tida como obsoleta. A tendência é que, cada vez mais, vejamos um número expressivo de empresas nas redes sociais digitais, pois aquelas que não se adequarem tendem a acabar.
Referências:
http://www.designcomdesign.com.br/portal/blog-da-dcd/item/260-a-import%C3%A2ncia-das-redes-sociais-para-a-sua-empresa.html
https://blog.sprinklr.com/pt-br/qual-e-a-importancia-das-redes-sociais-para-sua-empresa/
http://www.academiadomarketing.com.br/importancia-das-redes-sociais-em-estrategias-de-marketing-digital/
Drucker, Peter F. (2001). O essencial de Drucker. Edição Junho 2008, Actual Editora. Lisboa
https://www.campograndenews.com.br/marketing-pessoal/o-que-sao-redes-sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário