quarta-feira, 31 de maio de 2017

MARKETING NAS REDES SOCIAIS



Autora: Bárbara Rafaela Zen de Andrade - 15104035
RSV - Redes sociais e virtuais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS: 
Como utilizar na minha empresa?

Nos dias de hoje, muito se tem discutido acerca do marketing digital, porém para entendermos esse novo fenômeno é preciso conceituar inicialmente o marketing e suas características. Marketing é uma palavra em inglês derivada de “market” que significada mercado, sendo utilizada para expressar a ação empresarial voltada para o mercado, tendo como seu foco atender às necessidades dos clientes (KLOTER, 2006).
            O composto de marketing é formado pelos 4 p’s, produto, preço, praça, promoção, conhecidos como o mix de marketing. O produto visa possibilitar uma solução para o cliente, o preço visa o custo do cliente, promoção é a comunicação que será feita, e praça é a conveniência (KLOTER, 2006).

Para saber mais sobre os 4 p’s: http://saiadolugar.com.br/4-ps-do-marketing/

Porém a sociedade de hoje é diferente da que havia na época em que nasceu os conceitos inciais de marketing, e muitos desses conceitos não consideravam algumas mudanças que ocorreram, presenciamos hoje uma nova sociedade, rodeada de tecnologias, redes de relacionamento e muita conectividade, é expressiva a popularização e a ascensão das redes sociais no mundo todo. Esse fenômeno de expansão das formas de comunicação virtuais, abriu novos caminhos para as empresas se relacionarem com seus clientes, dando corpo ao marketing digital e mudando a forma das organizações se comunicarem, fazendo com que seja essencial às empresas estarem presentes no mundo virtual e especialmente nas redes sociais.
Nesse novo contexto de relações sociais, os consumidores mudaram suas posturas, uma vez que agora se têm mais poder e mais acesso às informações, portanto, eles podem denegrir ou beneficiar a sua marca através de suas falas nas redes sociais, e decidir se vão ou não comprar um produto ou utilizar um serviço com base nas informações dadas pelos consumidores que já colocaram suas experiências com a marca nas redes, sendo essas opiniões boas ou ruins. Tendo isso em vista, diversas organizações estão investindo na gestão estratégica das suas mídias virtuais, buscando conhecer o comportamento do novo perfil de consumidores, para que assim consiga traçar estratégias que possibilitem o alcance das expectativas e até mesmo a superação delas, conseguindo se destacar ganhando vantagem competitiva. (PEREIRA, 2014)


"O marketing eletrônico aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e a distância "(SOLOMON, 2011, p. 47).


Mas afinal, de que forma as redes sociais digitais podem ser utilizadas como estratégia de marketing nas organizações, e o que é o marketing digital?
O marketing digital acontece quando a empresa utiliza de meios virtuais, como o facebook, twitter, instagram, blog, likedin, youtube, entre outros meios para comunicar ao cliente a sua mensagem e manter um relacionamento com ele, tendo suas ações planejadas visando ampliar os negócios de forma sustentada, eficaz e virtual.
Sabe-se que na utilização das redes sociais como estratégia, precisa-se ter um conjunto de ações planejadas de modo coerente, criativo e inovador. Para isso, é necessário obter informações como o comportamento do consumidor, definição do público-alvo, a região em que ele se encontra, as palavras-chave mais digitadas por ele, seu comportamento de compra, e ter uma equipe preparada para estar se relacionando com ele da melhor forma, todas essas informações vão dar um norte para a empresa.
Existem alguns aspectos primordiais quando o assunto é formulação de estratégias de marketing nas redes sociais, o primeiro aspecto é a análise do perfil do consumidor, pois os consumidores de hoje levam em consideração muitas variáveis na decisão de compra de um produto, tendo em vista a vasta quantidade de informações disponíveis ao alcance de todos, tornando assim necessária uma análise minuciosa dos seus comportamentos para que as interações nas redes sociais sejam mais efetivas (TAPSCOTT; WILLIAMS, 2007).
O segundo aspecto é o marketing viral que consiste em fazer com que o próprio consumidor seja o meio de transmissão, o que traz vantagens para as empresas uma vez que o custo é baixo e a capacidade de repercussão é alta. A organização que adota essa estratégia aposta que o seu produto/serviço tem tantos benefícios que o próprio consumidor vai reconhecer a qualidade e vai divulgar a marca.

o valor do produto vendido pela organização será transmitido pelo próprio consumidor, através da credibilidade que possui em sua rede social.(SILVA et al, 2013)


Outro aspecto é o monitoramento das redes sociais, pois sabe-se que elas têm um alcance enorme nos dias de hoje, portanto é preciso utilizar ferramentas para conseguir auxiliar a equipe a extrair mais dados. Hoje já existem muitas ferramentas disponibilizadas dentro das próprias redes que facilitam esse trabalho, porém elas são muitas vezes limitadas trazendo a necessidade de que as empresas estruturem um método de análise dos dados coletados, para identificar quais abordagens devem adotar e transformar toda a massa de informações em uma inteligência pronta para ser utilizada.
A quarta estratégia utilizada pelas empresas tem sido os investimentos em campanhas de marketing através das redes de busca principalmente o Google, esse investimento tem se mostrado uma ótima alternativa para as organizações, pois através dessas campanhas normalmente são obtidos retornos satisfatórios como por exemplo o aumento de acessos ao seu site/blog, como também o aumento da procura pela sua marca nas lojas físicas.
Tendo em vista esse pontos principais, a empresa deve considerar, que além dessas estratégias que são importantes, para se decidir em qual rede social deve-se estar presente, é preciso saber qual o alcance e intuito de cada rede do ponto de vista empresarial, para decidir quais as redes mais interessantes e traçar as estratégias com base na decisão. São algumas das redes sociais mais utilizadas pelas empresas e pelos consumidores as redes apresentadas abaixo:

Resultado de imagem para facebook instagram pinterest youtube


Cada uma dessas redes tem suas características particulares que devem ser conhecidas pelos gestores para que saibam qual é mais adequada para utilizar, em qual  o seu público-alvo está presente, entre outras especificidades como é possível observar neste quadro:





Para saber mais: http://resultadosdigitais.com.br/blog/estrategia-de-marketing-nas-redes-sociais-por-que-nao-usar-a-mesma-em-todas/

 Com base em todo o assunto explanado é notório a necessidade das empresas buscarem conhecer mais sobre o marketing digital e como utilizar as redes sociais de modo eficiente que facilite as relações e aproxime o consumidor da sua marca, utilizando as estratégias do marketing digital as empresas conseguem competir no mercado e ter maior precisão do perfil do consumidor, da satisfação dele e atender melhor às suas necessidades. O mundo mudou e continua mudando e as empresas precisam acompanhar esse ritmo se não podem ficar para trás!
Recomenda-se ainda para maior compreensão do assunto assistir ao vídeo que explica sobre as redes sociais no mundo empresarial:



Referências:

PEREIRA, Joana Maria Monteiro. A influência do marketing de redes sociais no relacionamento. 2014. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

SILVA, Fabio Ribeirete; ANGELONI, Maria Terezinha; GONÇALO, Claudio Reis. As redes sociais digitais em estratégias de marketing: um estudo de caso em uma indústria de alimentos. Gestão Contemporânea, n. 13, 2013.
 
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2006.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: Como a colaboração em massa pode mu- dar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

Imagens:



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