sexta-feira, 15 de julho de 2016

Redes Sociais Regionais




Janaína Lesseí




          A internet nos proporcionou uma liberdade jamais imaginada, abrindo caminhos, permitindo conhecer países e pessoas que talvez nunca pudéssemos conhecer de outra forma, dentre muitas outras possibilidades.
 Nesse sentido, as redes sociais são o forte da comunicabilidade, fornecendo meios para essas interações, contribuindo para a chamada construção de identidade regional e cultural das pessoas.
É nas redes sociais que o indivíduo tem a liberdade de ser quem ele gostaria de ser ou demonstrar realmente quem é. Segundo Recuero “os atores no ciberespaço podem ser compreendidos como osindivíduos que agem através de representações performáticas de si mesmos”. 


        Para prosseguir com a temática de redes sociais, torna-se interessante uma definição de rede, então pode-se dizer que “Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações, é uma redesocial”.
As redes sociais adquiriram tal importância na vida das pessoas que elas tem a necessidade de se manter conectadas a maior parte do tempo, isso deve-se ao fato de se sentirem acolhidas pela interação uns com os outros e sensação de familiaridade com o ambiente.
Quando pensamos em redes sociais, a primeira palavra que nos vem à cabeça é Facebook, porém existem muitas outras em diversos países. Você gostaria de conhecer algumas delas?
Sabemos que nenhuma pessoa é igual à outra e que por mais que possam criar vínculos a partir de interesses comuns, isso se torna mais difícil quando ampliamos esses interesses a culturas muito distintas entre si. O Facebook por exemplo, não se enquadra nos padrões culturais de muitos países e regiões do planeta, onde preferem criar suas próprias redes sociais regionais visto que “as pessoas tem traços de personalidade comuns, mas isto não significa necessariamente que sejam parecidas”. Assim como existem várias culturas diferentes pelo globo, o agrupamento de pessoas em determinada região pode dar-se de forma diferenciada até mesmo dentro de culturas parecidas, o que explica as muitas redes sociais que surgiram nesses últimos anos. 



VK 


Originalmente VKontakte, Russo: ВКонтакте1, é o facebook da Rússia. O terceiro site mais acessado na Ucrânia e na Bielorrussia, sendo o segundo mais visitado da Rússia, com acesso de cerca de 33 milhões de usuários diariamente. É o 25º site mais visitado no mundo.
Como surgiu o VK?
Foi o russo Pavel Durov que após ter se formado na St. Petersburg State University, no segundo semestre de 2006 resolve lançar uma versão beta desta rede social. No mesmo semestre oficializou o domínio com o nome de Vkontakte.ru. Inicialmente estava disponível apenas para universitários e para pessoas que recebiam convite de quem já estava registrado. Ainda assim, a nova rede começou a fazer muito sucesso.
Em 2007 a rede já possuía mais de 100.000 usuários, ficando atrás apenas da Odnoklassniki a mais famosa no mercado. Em 2008 a VK já contava com 10 milhões de usuários, ultrapassando a rival, não só na Rússia, mas também nos países que compartilham da mesma língua.
Em 2009 a VK passou a estar disponível em 20 idiomas além do russo. No  ano de 2010 atingiu 100 milhões de usuários e em 2011 o grupo VK decidiu retirar a exigência de se cadastrar apenas por convite, se tornando então uma rede social de acesso livre ao público.

Esta rede social pertence ao Irã, contando com mais de 2 milhões de perfis. O Cloob é cerca de 7 vezes menor que o facebook, porém como o facebook não possui nenhum usuário no Irã, a único jeito de estar conectado com os amigos é usando esta rede social.

Lançado em 2004, tornou-se a rede social mais visitada no Japão, com 25 milhões de cadastros. Da mesma forma como o VK no início, é necessário ser convidado para ingressar através de alguém já registrado. Por serem páginas restritas, não são indexadas pelo Google. Dessa forma, os usuários sentem mais liberdade, uma vez que basta um “nickname” para criar seus perfis.
        Inicialmente o MIXI só aceitava maiores de 18 anos, mas a partir de 2008 passou a aceitar registros de pessoas acima de 15 anos, porém com algumas restrições.




          A China é o país com a maior população do mundo e um dia serão a maior com pessoas online. A China também possui seu “facebook” que se chama QQ, com opções como jogos, notícias, email, compras, dentre outros. Neste ano a QQ.com contava com mais de 800 milhões de usuários cadastrados. A rede social pode ser acessada em sua versão internacional, podendo ser visualizada em inglês, espanhol, francês e alemão.




Interessante como cada cultura tem suas preferências com relação a redes sociais, pois algumas tendem a focar mais em comunidades outras em notícias e outras ainda em games.
Faça amigos e conheça outras culturas sem desconectar, afinal de contas, as redes sociais estão aí para integrar o mundo todo e diminuir as barreiras geográficas! Visite!
                                                                      
                                                          

تعداد بازدیدهای
介紹瀏覽
訪問
      соединенный


__________________________________________________________
 Este artigo foi elaborado durante a disciplina de Redes Sociais e Virtuais (Prof. Dr. Marcio Vieira de Souza) do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário