sexta-feira, 15 de julho de 2016

Redes Sociais Corporativas e sua Importância para as Empresas


Redes Sociais Corporativas e sua Importância

               Bruno Azevedo Maia

RESUMO
Este artigo tem por finalidade apresentar as Redes Sociais Corporativas, bem como mostrar a sua Importância para as empresas no que tange a relações entre gestores e colaboradores.

Palavras-chave: comunicação, benefício, redes, corporativa.

Introdução
Diante do crescimento do uso das Redes Sociais, as empresas procuram cada vez mais se adaptar as novas tendências, para cada vez, no tange a estrutura organizacional, melhorar a comunicação interna à empresa. Com isso surge a necessidade de criar a sua própria rede social, que, atrvés de pesquisas que mostram que, de fato há um crescimento em termo de produtividade maior com as redes sociais corporativas, mas como acontece isso e como os benefícios podem melhora a comunicação tanto com os colaboradores quanto com os fornecedores? Eis aqui este artigo para desvendar este mistério.


O crescimento das Redes Sociais corporativas, que são consideradas de grande magnitude, graças aos seus benefícios como: centralização de informação, onde os gestores e os colaboradores independente de hierarquia ou posto podem ter acesso a informação; diminuição da quantidade de e-mails, pois não haverá a necessidade de toda formalidade que torna lento o processo de comunicação; diminuição das reuniões presencias, porque com uma rede especifica, para tratar assuntos da empresa, será possível substituir algumas reuniões presenciais, pela troca de ideias nas redes sociais da empresa, entre outros dentre muitos. Contudo um fluxo rápido de informações economiza tempo e aumenta a eficiência das equipes, influenciando diretamente a motivação e a produtividade dos colaboradores. Gerando, como consequência, melhores resultados.

Gráfico 1

fonte: <comuninter>
Produtividade
A tendência é ganhar produtividade, à medida em que os colaboradores estiverem conectados em um único ambiente e comecem a trocar informações, interagir de forma mais intensa com relação aos assuntos que tange a empresa.

Gráfico 2
Fonte: <http://www.strategyr.com/>


Gráfico 3

fonte: <https:www.empreendedoresweb.com.br>

Rede Social Corporativa bem-Sucedida 

Saber diferenciar a rede social comum da corporativa, para que os interesse não seja mistura. O uso da rede social na empresa é dentro de um compromisso, logo quando se inicia o trabalho, sendo assim para aumentar a produtividade. O acesso à informação, o acesso à pessoa, à discussão e ao debate. Isso é o que leva a ter sucessos, quando se refere as redes sociais corporativas.


Conclusão

As Redes Sociais Corporativas permitem que partilhem suas ideias e experiências, e recebam feedback imediato. Tudo isso para facilitar a organização das equipes e do fluxo de informações dentro das empresas de pequeno, médio e grande porte, atuando ainda como uma poderosa ferramenta de comunicação interna. Por fim levando como consequência o aumento da produtividade.


REFERÊNCIAS 

<http://www.strategyr.com/MarketResearch/Enterprise_Social_Networking_ESN_Market_Trends.asp>
<http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/rede-social-promete-aumentar-a-produtividade-nas-empresas.shtml>




Nenhum comentário:

Postar um comentário