terça-feira, 12 de julho de 2016

O AVA como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária

     Para o fortalecimento do SUS e transformação das práticas de saúde, é necessário a extensão do debate em torno da Educação Permanente em Saúde como política pública implementada nas esferas municipal, estadual e federal. O processo educativo de caráter seletivo da educação atinge a metodologia da educação que defende o processo educativo baseado no diálogo e na participação. Assim, o diálogo e a participação são recursos muito usados em Ambientes Virtuais de Aprendizado por proporcionar o compartilhamento de ideias e saberes, permite o rompimento com as distâncias, e gera maior envolvimento do aluno no processo de aprendizagem(SILVA; NESPOLI, 2012).
     Os esforços nos diversos níveis da política de Educação Permanente em Saúde devem ser articulados com a inserção das Unidades Básicas de Saúde – UBS em nível local, objetivando a transformação das práticas educativas de trabalhadores de forma objetiva. A concepção acerca da educação a distância no processo de constituição do conhecimento fundamenta as práticas de ensino e aprendizagem. As relações entre docente/educando e educando/educando exercem papel primordial na construção de saberes. Nessa perspectiva o aprendizado é resultado da interação do docente com o educando e o objeto do conhecimento. O crescimento do aprendizado através de ambientes virtuais amplia a perspectiva de eficácia do aprendizado(SILVA; NESPOLI, 2012).
     A EAD como modelo de prática mediatizada para profissionais de saúde, deve dispor recursos tecnológicos para a construção de um processo lógico de planejamento, onde haja suporte da instituição e uma mediação pedagógica para que o ato educativo possa se consolidar, para isto deve-se utilizar diversas modalidades de comunicação. Neste contexto são usadas ferramentas tecnológicas interativas que promovem a interação entre o aluno/conteúdo, professor/ aluno e aluno/aluno que proporcionam flexibilidade, pois independem de tempo e lugar. Estas tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem, visando uma interatividade que aperfeiçoe a construção do conhecimento por parte dos profissionais de saúde(SILVA; NESPOLI, 2012).

     Identifica-se o imenso potencial da Educação a Distância (EAD) no contexto dos processos formativos para profissionais da Atenção Básica de Saúde, visando às necessidades loco regionais identificadas, no intuito de ampliar e fortalecer a Rede de Atenção Básica. Para isto é necessário a interação e a otimização dos processos de comunicação e informação utilizando tecnologias para o desenvolvimento e a interatividade entre os profissionais de saúde, proporcionando a continuidade da comunicação entre os profissionais de saúde, gestores, população e organizações(SILVA; NESPOLI, 2012).
     As principais vantagens da educação a distância voltada aos profissionais de saúde são a flexibilidade do tempo e espaço para o aprendizado, possibilidade de usar diferentes formas de apresentação do mesmo material; permite o armazenamento das interações do profissional com o conteúdo; possibilitam a análise contínua do curso e intervenções se necessárias etc. Outros benefícios são a possibilidade de ascensão profissional, impacto direto na qualidade e eficácia dos trabalhos realizados, maior articulação no relacionamento com outros profissionais, desmistificação do computador, visto por muitos como algo indomável e de complexo manuseio(SILVA; NESPOLI, 2012).
     Como modelo de educação permanente a distância em saúde tem-se o Programa Nacional de Telessaúde instituído no âmbito do Ministério da Saúde através da Portaria nº 35/2007. Este ambiente virtual de aprendizagem tem a finalidade de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e principalmente a educação permanente aos profissionais da Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de proporcionar a educação para o trabalho, possibilitar mudanças de práticas de trabalho, na perspectiva de resultar na eficácia e qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS(SILVA; NESPOLI, 2012).



     O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA - é o instrumento de ligação que permite a comunicação e interação entre os profissionais de saúde e tutores. No ambiente virtual os profissionais de saúde participam de forma ativa e o tutor como o mediador do processo de aprendizagem. O AVA facilita também um ensino individualizado de acordo com o perfil do profissional, torna o ensino dinâmico, permite que o profissional seja sujeito ativo na construção do conhecimento, acesso aos materiais didáticos, sugere diversas ferramentas de apoio ao aprendizado, possibilita que as informações sejam armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade; entre outros(SILVA; NESPOLI, 2012).
     A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a utilização de ambientes virtuais de ensino e seus recursos tecnológicos para a atualização e capacitação profissional vem demonstrando sua importância, posto que permite a flexibilidade e abertura no acesso ao conhecimento e disseminação da informação, proporciona a formação de comunidades virtuais em áreas relacionadas à saúde; supera empecilhos de distância e de acesso a bibliografias, potencializa a circulação de dados e o desenvolvimento de debates, oferece uma adesão dos profissionais de saúde mais dinâmica, pode ser mais oportuna e personalizada que as atividades de ensino presencial(SILVA; NESPOLI, 2012). É fato inegável que os fundamentos da Educação a Distância viabilizam o entendimento do complexo processo de educação para profissionais de saúde.



     Faz-se oportuno para isso que o Ambiente Virtual de Aprendizagem tenha suporte técnico, infraestrutura, material de apoio e plataforma de educação a distância que possibilitem uma atuação eficaz. A crescente sofisticação das mídias, com o desenvolvimento da TI, disponibilizou para a educação dispositivos comunicacionais que tornam possíveis propostas com graus crescentes de interatividade, criando melhores oportunidades para a construção coletiva de conhecimento, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem (OLIVEIRA, 2016). Sendo que o projeto deve ser fundamentado na orientação ao profissional de saúde, diferente das formas de ensino tradicionais onde o ato de ensinar é a base centralizadora. A utilização dos Ambientes Virtuais de Ensino é uma proposta viável, que se apresenta como uma possível solução para os grandes desafios do sistema de saúde brasileiro(SILVA; NESPOLI, 2012).


REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, P. C. Teoria substantiva dos fatores que influenciam a utilização do AVA na gestão da educação a distância em uma universidade pública. UFSC, PEGC. Florianópolis, 2016. p. 57


SILVA, V. L. ; NESPOLI, Z. B. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária. Cadernos ESP, Ceará , 2012. p. 60-76


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