Atualmente, para prender a atenção do universitário
é necessário muito esforço por parte dos professores, visto que existem muitas
formas fáceis de se distrair, como conversas, smartphones ou até mesmo um evento que esteja acontecendo no
próprio ambiente da universidade.
Assim,
buscando-se uma interação maior do que apenas a corriqueira apresentação de slides em aula e o modelo de interação
tradicional professor-aluno através do Moodle
na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), há outras alternativas que
vão além dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) já utilizados.
Como
exemplo, pode-se citar a disciplina "Laboratório de Gestão: Prática
Profissional", lecionada no curso de Administração da UFSC, onde os alunos
fazem uso de um simulador gerencial. Esta simulação, demonstrada na Figura 1, busca, através de dados
fictícios, simular empresas reais que competem entre si em um mercado
hipotético, com demasiadas variáveis, como: cotação da ação na bolsa,
disponibilidade de mão de obra, de matéria prima, entre outros. O principal
chamariz do uso deste simulador é o fato de que os alunos são agrupados em
equipes e disputam entre si qual empresa dominará o mercado, tornando a
competitividade entre os alunos um fator que contribui para o interesse no
aprendizado.
Figura 1: Websimulador
Fonte: Websimulador (2016)
Também
há a aplicabilidade dos jogos no aprendizado dos demais tipos. No mercado
existem diversos jogos simuladores que imitam a realidade de diversas áreas,
tentando reproduzir com maior fidelidade possível o que em breve será
praticado. Como exemplos temos os famosos simuladores de avião e de condução de
automóveis, e até de máquinas agrícolas em alguns casos. Os jogos dos consoles atuais e computadores mais
modernos, com o auxílio de outras ferramentas como pedais, manoplas de troca de
marcha e volantes, reproduzem fielmente a sensação de direção. E, claro, não se
pode esquecer do polêmico simulador de direção do Departamento Estadual de
Trânsito (DETRAN), demonstrado na Figura 2, que buscava minimizar o risco dos condutores inexperientes
ao assumir pela primeira vez o volante de um automóvel.
Figura 2: Simulador de direção do DETRAN
Fonte: Detran-RN
É possível também destacar o uso de
jogos em universidades para ampliar os horizontes do aprendizado. A
Universidade da Flórida, por exemplo, criou um curso que utiliza o jogo de
estratégia em tempo real Starcraft, da produtora Blizzard, para trabalhar nos
alunos os conceitos de pensamento crítico, resolução de problemas,
gerenciamento de recursos e tomada de
decisão adaptiva.
Assim,
é possível dinamizar o aprendizado e melhorar o contato do aluno com o
professor através de ferramentas que podem prender mais a atenção do aluno do
que a corriqueira aula padrão. Por serem modelos que prendem a atenção dos
usuários, as distrações acabam perdendo o poder de dispersar a atenção do aluno
e, consequentemente, o aprendizado intrínseco ao que está afiliado à ferramenta
se torna trivial.
Fontes:
Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Disponível em: <http://www.detran.rn.gov.br/>. Acesso em: 11 de jul. de 2016.
Websimulador. Disponível em: <http://websimulador.com.br/>. Acesso em: 11 de jul. de 2016.
Portal G1. Universidade dos EUA coloca jogo 'Starcraft' como disciplina. Disponível em <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/universidade-dos-eua-coloca-starctaft-como-disciplina.html>. Acesso em: 11 de jul. de 2016.


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