terça-feira, 12 de julho de 2016

Por que as empresas não podem sobreviver sem mídias sociais?


Arthur NR
Na sociedade contemporânea, as interações sociais evoluíram de uma maneira estrondosa, a ponto de nos vermos, às vezes, frente à telas durante horas a fio. As rodas de conversa tornaram-se grupos no WhatsApp, o compartilhamento de fotos agora é totalmente virtual e as boas e velhas ligações tornaram-se obsoletas.
Logo, no âmbito das organizações, fica clara a necessidade de se adentrar nesse universo. Hoje, por exemplo, não pede-se pizza pelo telefone, utiliza-se um app móvel no smartphone. Hoje, não procura-se um novo funcionário nos classificados do jornal. Tudo está na rede mundial de computadores.




A revista norte americana Newsweek postou em 1995 um artigo intitulado “Internet? Bah!”, no qual desacreditava completamente sobre as soluções e evoluções que a internet traria, ironizando as perspectivas de comprar-se passagens de avião pela internet, reservar restaurantes pela internet, comprar produtos pela internet etc. Ironicamente, hoje nós realizamos tais atividades sem termos a consciência de que há 20 anos atrás tudo não passava de planos e projeções.
Logo, como sobreviver no mundo corporativo com as mídias sociais tão intrínsecas na sociedade? Empresas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram mudaram completamente a maneira como interagimos com os clientes, oferecemos produtos e serviços, nos comunicamos com os colaboradores e fazemos negócios. As mídias sociais são as próximas ondas digitais. Atualmente, 75% dos adultos nos EUA são usuários de mídias sociais, com uma média de 1,7 horas por dia de uso, ou 12 horas por semana.
Assim, tal espaço tornou-se um canal extremamente efetivo de comunicação com o cliente. Uma vez que o mesmo não prioriza o recebimento de anúncios através de televisão, jornais, revistas ou mala direta, a internet é, sem dúvidas, essencial. Atualmente, 9 em cada 10 das empresas norte americanas utilizam redes sociais. Dentre essas, 90% afirmam ter aumentado sua exposição e 50% aumento de vendas.
Dessa maneira, por que não há mais empresas utilizando tais ferramentas? Para os iniciantes, pode ser um problema. Se analisarmos microempresas e/ou empreendedores individuais, o ceticismo aumenta mais ainda. Para os nativos digitais, tais ferramentas são aprendidas facilmente com algumas instruções e treinamentos. Entretanto, àqueles que sequer têm um endereço de e-mail, o trabalho é maior e bastante necessário.


Fonte: http://fortune.com/2015/11/18/businesses-cant-survive-social-media/

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