quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Redes Sociais colocam Vida Pessoal e Profissional sob a mesma Lupa



Mais do que uma forma de lazer, comunicação e entretenimento, as redes sociais unem os ambientes pessoal e profissional e funcionam como ferramenta de networking e marketing pessoal. Benéfica para alguns, essa união pode ser perigosa para os mais distraídos, que acabam por denegrir a própria imagem com postagens inapropriadas, que podem gerar de um simples mal estar no ambiente de trabalho a polêmicas decisões judiciais.

Muitas empresas utilizam também as redes sociais como ferramenta para analisar o candidato que se candidatou a uma vaga, muitas desses candidatos acabam ficando pra trás pelas suas postagens ou discursos . Os profissionais estão de olho em compartilhamentos, marcações e comentários, gestores e profissionais de recursos humanos verificam a compatibilidade do perfil do profissional com os valores da empresa para balizar decisões de contratação e até mesmo de demissão.
Segundo uma pesquisa publicada pela Jobvite, que consultou recrutadores de todo o mundo, mais da metade deles sempre verifica o perfil dos candidatos durante o processo de seleção e 55% reconsideraram a contratação de candidatos com base no conteúdo encontrado, sendo que, em 61% dos casos, o resultado da avaliação é negativo..
O cuidado não se restringe somente a quem está a procura de uma vaga. Para quem já faz parte de algum vinculo empregatício é preciso entender que suas redes sociais são as extensões de seu perfil no trabalho, onde provavelmente alguma pessoa que faz parte da sua empresa está no seu ciclo de amigos das redes e terá acesso ao que for publicado. É necessário ter cautela e bom senso.  
A empresa em que se trabalha é como um sobrenome. O comportamento fora do ambiente de trabalho tem impacto direto sobre ela, principalmente considerando o alcance que as redes sociais possuem hoje.

Os erros mais comuns são: Postar desde a hora que acorda até a hora de ir dormir, pode ser considerada uma forma de chamar atenção e tentar ser popular, mas que acaba tendo o efeito contrário. O excesso de autopromoção também pode ser danoso, pois o profissional pode se mostrar forte e decidido na rede sem que isso corresponda às suas atitudes no dia a dia. 
Outros erros comuns: 
Referências: 
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/redes-sociais-colocam-vida-pessoal-e-profissional-sob-a-mesma-lupa-e56ha1y209o1mvp1r580scq6d

Nenhum comentário:

Postar um comentário