E-commerce nas Redes
Sociais
É cada vez mais
comum o uso das redes sociais no e-commerce, seja no marketing ou como item de
interação nas páginas de detalhes de produtos ou atendimento aos clientes.
Trata-se de uma tendência irreversível do mundo inteiro e exige dos gestores de
comércio eletrônico uma reestruturação de suas rotinas e estratégias,
principalmente no que se refere ao marketing. As mídias sociais, são a cara do
Brasil e por isso, não adianta remar contra a maré (VALLE, 2015).
Com o crescimento
do número de usuários de redes sociais torna propícia a utilização dos recursos
que essas mídias oferecem para obter o sucesso em um empreendimento de
e-commerce. Por se tratar de compras virtuais, os e-consumidores não possuem o
contato físico com o produto, originando a necessidade de busca de informações
e opiniões referentes aos produtos que pretendem comprar ou que já compraram
(MORO, 2012). Logo, as redes sociais no e-commerce são como uma forma de
aperfeiçoamento de rotinas internas que vão desde a escolha do mix de produtos
que serão oferecidos em uma loja virtual, chegando até a parte de atendimento
ao cliente, uma das principais funções desse canal de comunicação (VALLE, 2015).
Além de
proporcionar um novo meio para divulgações de campanhas promocionais, as redes
sociais também ofereceram ao comprador, uma oportunidade para expor sua
opinião, e à empresa, um excelente instrumento para avaliar as expectativas do
consumidor (MORO, 2012). Desta forma, as redes sociais no e-commerce funcionam
como mais um canal de comunicação com os clientes da loja
virtual. O telefone e e-mail são bons suportes para seu e-commerce, mas
a evolução das tecnologias e do próprio comportamento dos internautas,
praticamente obriga o lojista online a ter uma presença ativa nas redes sociais
como Facebook e Twitter (VALLE, 2015).
A interação que as
redes sociais proporcionam, assegura uma maior relação entre usuários com
interesses em comum, que interagem compartilhando ideias e experiências. Pelo
fato das mídias sociais comporem um espaço expressivo na internet, os
compradores sentem-se convictos das opiniões existentes nesse ambiente (MORO,
2012). As pesquisas realizadas pelas consultorias especializadas no Brasil e no
mundo são unânimes em afirmar que cada vez mais as pessoas usam as informações
das redes sociais no momento de efetuarem suas compras
pela Internet. Portanto, é necessário implantar uma política de mídias
sociais em seu projeto de e-commerce ou em sua
operação já em andamento (VALLE, 2015).
Portanto, conclui-se
o uso das redes sociais no e-commerce esta crescendo e ganhando espaço dentro
das organizações, quanto melhor a experiência do cliente no uso desses canais,
maiores serão os benefícios aproveitados por uma empresa. O comércio eletrônico
nas redes sociais representa o posicionamento da empresa, que exige planejamentos
que resultem em mudanças de procedimentos em todas as áreas da organização,
além de estratégias de negócios inovadoras.
O vídeo a seguir da revista Exame, do ano de 2014, é referente a um exemplo de utilização de redes sociais no e-commerce de uma famosa empresa:
Referências
MORO, Aline. A
importância das redes sociais para e-commerce. 2012. Disponível em:
<http://www.ciashop.com.br/noticias/a-importancia-das-redes-sociais-para-e-commerce/>.
Acesso em: 30 nov. 2015.
VALLE, Alberto. Redes
sociais no e-commerce. 2015. Disponível em:
<http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/redes-sociais-no-ecommerce/>.
Acesso em: 29 nov. 2015.
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