quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Redes sociais na formação do conhecimento.

            A sociedade atual passa por constantes mudanças, em um processo acelerado de evolução que se fundamenta principalmente no contínuo progresso tecnológico. Tal progresso pode criar novas possibilidades econômicas e pode aperfeiçoar as pesquisas científicas em inúmeras áreas. Mas é na conjuntura cultural, no nosso cotidiano da vida social que podemos sentir um forte movimento transformador. A internet possibilita a troca constante de informações, e as redes sociais geram uma necessidade de constante produção, publicação e busca de conteúdos, por parte de todas as pessoas que nelas participam.
            Do ponto de vista educacional, torna-se interessante a existência de um espaço de fácil acesso a todos que buscam aquele determinado aprendizado. Ainda mais se neste espaço houver a possibilidade de vasta disposição de conteúdos, tornando-os quase que ilimitados. E as redes sociais cumprem este propósito. Além disso, estas plataformas virtuais de interações sociais possibilitam que a resposta dos participantes retorne com velocidade. Sendo o aprendizado fruto de doutrina e experimentação, sendo que o conhecimento acontece ao se aplicar a teoria na prática, o feedback e a retroalimentação da informação cria um cenário propício para o uso educativo das redes sociais.
Os profissionais da área da educação são os primeiros a lidar com as constantes mudanças, se buscarem a inserção no contexto digital. É um cenário novo e completamente diferente. O plano de fundo é a web 2.0 e o caminho são as redes sociais. A web 2.0 potencializa as maneiras de se publicar informações, modifica o jeito como são dispostas e organizadas, disponibiliza mais ferramentas. É a "segunda geração dos serviços on-line", e é vista ainda como um marco no tempo, um período tecnológico. Se bem utilizada, se bem aproveitada, pode favorecer e modificar a educação como um todo, com dinamismo e modernidade.
As redes sociais são os veículos principais, já que atingem qualquer distância. A participação dos alunos em redes sociais voltadas para a educação pode ocorrer em tempo real ou não. De modo geral, mesmo que não voltado para este foco da educação à distância, o uso das redes sociais abrange comunicação, estudo e trabalho que resultam em conhecimento e sua imediata proliferação. Nas redes sociais virtuais o conhecimento é aberto e colaborativo e seus participantes (alunos no caso de educação) são agentes ativos. Como agente ativos, cada participante é um potencial produtor e desenvolvedor de conteúdo. O aluno é co-autor no momento que edita ou colabora com um espaço de informação compartilhada. O potencial das redes sociais na educação pode ainda ir além, com a profissionalização da área.
Um dos argumentos que fortalece a idéia de utilização das redes sociais para fins educativos, é a existência de uma sinergia entre os participantes. Os membros de uma determinada comunidade educativa compartilham informações e divulgam conteúdos relacionados aos debatidos em sala de aula, por exemplo, postam recursos como documentos, artigos, links interessantes e apresentações diversas. O vinculo se edifica ao professores e alunos desenvolverem projetos em cooperação instantânea num canal direto.
Outro ponto se refere à positiva utilização de ferramentas tecnológicas. Notebooks, tablets e celulares estão sempre à disposição, inclusive dentro de sala de aula. O progresso tecnológico das tecnologias da informação e destas ferramentas evolui para dar corpo à crescente demanda de redes sociais, inclusive as educacionais, ao passo que as redes sociais também evoluem e se adéquam às novas tecnologias. Há uma via única de melhoria e modernização do acesso e da participação em redes sociais visando seu incremento, de mesma forma este próprio incremento impulsiona a busca por novidades tecnológicas.
Estar conectado faz parte da vida dos alunos e dos professores. Faz parte do cotidiano social, da rotina das pessoas. Nada mais inteligente que fazer uso deste caminho para levar e buscar conhecimento, para criar e divulgar conteúdos. Sempre se questionou a eficácia da uma educação com este ou aquele método, diferentes didáticas. A escola inclusive já foi vista como monótona, ou pouco atraente e até mesmo ineficaz. Hoje em dia, pensar em uma escola não conectada já remete a atraso. Associar a educação á algo que está presente no dia dos alunos, proporcionando conhecimento ágil, provocativo, instigador e estimulante é basilar. Este é o novo perfil do aluno conectado ao mundo virtual.
Redes sociais educativas como a Ebah, Passei Direto ou YouTube Educacional são restritos e focados em suprir determinada necessidade momentânea e específica dos alunos participantes. As grandes redes sociais, como facebook e twitter são mais populares e permitem chats ou trocas de mensagens instantâneas entre milhões. Contribuem também no momento que criam movimentos de grande massa, como em questões políticas e manifestações, ou campanhas de engajamento sociais e as posteriores discussões virtuais em torno destas.
Possivelmente este seja o inicio de um novo processo no qual, no futuro, o conhecimento será baseado na aprendizagem e não mais no ensino. A aprendizagem mediada pela tecnologia intensificará o uso das redes sociais, pois os alunos que estarão ainda mais conectados desenvolverão uma nova demanda de conhecimento que se retroalimenta. Há que se pensar, no entanto, em como se dará este aprendizado, já que o avanço rápido da tecnologia parece nos engolir, sem que tenhamos tempo para interpretá-lo, muitas vezes. Acredito que a auto-instrução dará aos ciber estudantes qualidade na busca de conteúdos de interesse, sabendo utilizá-los, e aos professores interessados será imprescindível dominar estas ferramentas e se aperfeiçoarem para tirar desta grande oportunidade o máximo proveito.



Fontes:

Mattar, João. Os limites do virtual no ensino real. Video (31min55s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8UY9PcG-UT4. Acesso em 17 de novembro de 2015.

Mattar, João. O aluno na educação a distância. Video (17min20s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zkR0XK5YAAQ. Acesso em 18 de novembro de 2015.

Mattar, João. Redes sociais em educação. Video (22min50s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6ZqoxzkjQlw. Acesso em 22 de novembro de 2015.


Portal da Educação. YouTube. Redes sociais na educação. Video (33min04s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Y37Z8QVtdLA. Acesso em 23 de novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário