A utilização da tecnologia no aprendizado é algo cada vez mais comum na sociedade. Na perspectiva de facilitar e estimular a aprendizagem, surgem os aplicativos de ensino, o mesmo busca estimular a aprendizagem por meio de diversão, interatividade e jogos.
Os aplicativos atuam na alfabetização, estimulando a criança a desenvolver sua escrita e leitura por meio da curiosidade, através de jogos, brincadeiras e desenhos, facilitando e tornando o processo mais atrativo. Com a tecnologia, há a possibilidade de tornar os responsáveis mais participativos do processo, e até mesmo guiá-los nesse desenvolvimento, como é o caso do aplicativo "Luz do Saber" lançado pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc-CE).
Outra vantagem dos aplicativos para o ensino, é a utilização do mesmo para quem possui dificuldades de aprendizado. Com plataformas interativas, dinâmicas e flexíveis, o aluno se sente motivado a tentar diversas vezes até acertar a questão, despertando assim o anseio pelo aprendizado e descoberta de que com dedicação o mesmo consegue alcançar o objetivo final.
Esses aplicativos possibilitam também uma ferramenta a mais ao professor, tornando-o parte do processo, como um instrutor ou um guia, e não mais somente como a figura de "alguém" distante que somente repassa informações.
O intuito é que mais alunos tenham acesso a essas ferramentas, e que possam desfrutar de um processo mais interessante e divertido de acordo com a sua idade, assim como estimule a ultrapassar as barreiras das dificuldades.
Fonte:
http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/11/jovem-supera-dificuldade-e-cria-jogos-para-facilitar-o-ensino-de-matematica.html
http://canaldoensino.com.br/blog/10-apps-que-ajudam-no-aprendizado-das-criancas
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/11/no-ce-secretaria-cria-aplicativo-para-ajudar-na-alfabetizacao-de-criancas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário