domingo, 29 de novembro de 2015

A INTERNET REVOLUCIONANDO A MANEIRA DE ANUNCIAR

Com o surgimento das mídias tradicionais, as empresas ganharam a oportunidade de se comunicar com o seu público alvo de maneira clara e objetiva. Por muito tempo, essa estratégia de comunicação em massa foi o suficiente para estabelecer nas organizações uma um relacionamento entre empresa e cliente, ou empresa e novo cliente, porém com a transformação da realidade empresarial, com a globalização e o aumento da competitividade, torna-se necessário o desenvolvimento de uma comunicação cada vez mais criativa e assertiva.

As campanhas de publicidade tradicionais estão perdendo espaço nas estratégias de comunicação modernas praticadas pelas grandes marcas que objetivam cada vez mais estar na mente de seus consumidores e novos prospects. As fronteiras estabelecidas entre mídia off-line, online e mobile estão mais próximas e a interação harmoniosa entre elas é crucial para sustentar, com sucesso, qualquer campanha publicitária, seja ela institucional ou promocional.

A atenção a mais de um meio de comunicação sempre foi algo corriqueiro na vida das pessoas. Se olharmos para a história, as pessoas ouviam rádio e faziam suas atividades, assim como, posteriormente, mantinham a televisão ligada enquanto faziam suas tarefas, e isso acontece até hoje. Atualmente, a própria televisão é produzida para a interação de algum modo entre o aparelho e a ‘second screen’. Principalmente em programas de votação ou competições, isso já é muito presente. No caso de canais de TV fechada, são muitos os programas que passam por algum tipo de interação antes, durante e depois, em que o público passa a escolher o que quer assistir, como quer assistir e quando quer assistir. No Brasil, 85% é o número de pessoas que estão assistindo a novelas enquanto estão conectados ao facebook. E desse número, 67% prefere celular, 40% laptop e 18% tablete (BARBOSA, 2014).

É desse potencial de consumo multitelas que as empresas devem utilizar a aprimorar em suas campanhas publicitárias. Uma pesquisa realizada por uma empresa global Millward Brown para identificar as principais tendências das plataformas digitais de mídia, especialmente o efeito da oferta de conteúdos mercadológicos nas multitelas (TVs, smartphones, tablets, computadores etc.) disponíveis. Uma das principais conclusões é que as empresas anunciantes devem modificar suas estratégias de comunicação em diversas situações, buscando explorar novas oportunidades para construir pontos de diferenciação (MILLWARD BROWN, 2014). 

REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Wesley. Comunicação multi-telas: um novo modo de interação. Disponível em: < http://nextportal.com.br/comunicacao-multi-telas-um-novo-modo-de-interacao/> Acesso em: 11 de Abril de 2015.

MILLWARDBROWN, How Much Are Screens Used? Disponível em: <https://www.millwardbrown.com/adreaction/2014/#/main-content> Acesso em: 11 de Abril de 2015.

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