Com
o surgimento das mídias tradicionais, as empresas ganharam a oportunidade de se
comunicar com o seu público alvo de maneira clara e objetiva. Por muito tempo,
essa estratégia de comunicação em massa foi o suficiente para estabelecer nas
organizações uma um relacionamento entre empresa e cliente, ou empresa e novo
cliente, porém com a transformação da realidade empresarial, com a globalização
e o aumento da competitividade, torna-se necessário o desenvolvimento de uma
comunicação cada vez mais criativa e assertiva.
As campanhas de publicidade tradicionais estão perdendo espaço nas estratégias de comunicação modernas praticadas pelas grandes marcas que objetivam cada vez mais estar na mente de seus consumidores e novos prospects. As fronteiras estabelecidas entre mídia off-line, online e mobile estão mais próximas e a interação harmoniosa entre elas é crucial para sustentar, com sucesso, qualquer campanha publicitária, seja ela institucional ou promocional.
A atenção a mais de um meio de comunicação sempre foi algo corriqueiro na vida das pessoas. Se olharmos para a história, as pessoas ouviam rádio e faziam suas atividades, assim como, posteriormente, mantinham a televisão ligada enquanto faziam suas tarefas, e isso acontece até hoje. Atualmente, a própria televisão é produzida para a interação de algum modo entre o aparelho e a ‘second screen’. Principalmente em programas de votação ou competições, isso já é muito presente. No caso de canais de TV fechada, são muitos os programas que passam por algum tipo de interação antes, durante e depois, em que o público passa a escolher o que quer assistir, como quer assistir e quando quer assistir. No Brasil, 85% é o número de pessoas que estão assistindo a novelas enquanto estão conectados ao facebook. E desse número, 67% prefere celular, 40% laptop e 18% tablete (BARBOSA, 2014).
É
desse potencial de consumo multitelas que as empresas devem utilizar a
aprimorar em suas campanhas publicitárias. Uma pesquisa realizada por uma
empresa global Millward Brown para identificar as principais tendências das
plataformas digitais de mídia, especialmente o efeito da oferta de conteúdos
mercadológicos nas multitelas (TVs, smartphones, tablets, computadores etc.)
disponíveis. Uma das principais conclusões é que as empresas anunciantes devem modificar
suas estratégias de comunicação em diversas situações, buscando explorar novas
oportunidades para construir pontos de diferenciação (MILLWARD BROWN, 2014).
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Wesley. Comunicação
multi-telas: um novo modo de interação. Disponível em: < http://nextportal.com.br/comunicacao-multi-telas-um-novo-modo-de-interacao/>
Acesso em: 11 de Abril de 2015.
MILLWARDBROWN, How Much Are Screens Used? Disponível em:
<https://www.millwardbrown.com/adreaction/2014/#/main-content> Acesso em:
11 de Abril de 2015.
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