Nos últimos anos, devido ao rápido crescimento das redes
sociais, o Facebook se tornou uma das principais redes sociais do mundo. É um
meio onde o usuário pode personalizar da maneira que quiser, é ágil, viral e o
melhor de tudo, barato, uma das melhores ferramentas para se fazer ‘’eco’’ da
marca de sua empresa.
Ao começar a utilizar o Facebook e consequentemente, começar
a realizar as postagens, espera-se que tudo dê certo, que a sua publicação
tenha a maior chance possível de receber uma grande quantidade de curtidas,
comentários e cliques. Mas nem sempre isso acontece, estudos na área de
marketing demonstram passos para um ‘’post perfeito’’, pois entender cada
característica é imprescindível para conseguir montar um post que atinja
perfeitamente o seu objetivo, ou seja, se comunicar melhor com os atuais e futuros
possíveis potenciais clientes.
Cada tipo de post possui suas particularidades. Uns
ficam melhores apenas com texto, enquanto outros não funcionam sem ter imagens.
Vale lembrar que uma escrita correta, pode fazer toda a diferença para
conseguir aquele engajamento que você sempre quis em seus posts.
Algumas dicas:
1) O poder das palavras:
Mantenha o texto curto e direto. Posts com mais de 80 palavras produzem 2x mais engajamento dos usuários.
2) Use recursos visuais (imagens):
Posts com imagens produzem 37% mais engajamento do que aqueles com apenas texto. O motivo é óbvio: Imagens interessantes e bem planejadas enchem os olhos dos usuários. Prendem a atenção deles por mais tempo e até os motivam a ler o texto que acompanha a imagem.
Alguns exemplos como imagens com bastante contraste de cores, que desperte a curiosidade do usuário, como mulheres sorrindo, imagens engraçadas ou sarcásticas, crianças, celebridades, etc.
3) Interaja após o horário comercial :
Posts publicados depois do horário comercial (5PM - 1AM) produzem 11% mais interações do que aqueles publicados durante o horário de trabalho das pessoas (8AM - 5PM) e 29% mais do que aqueles publicados antes do horário comercial (1AM - 8AM). O motivo é óbvio: A maioria das empresas proíbe o uso da rede social no horário comercial.
4) Turbo do final de semana:
Menos de 18% dos posts são publicados nos fins de semana, porém, conteúdos postados no sábado e domingo conseguem um engajamento muito maior. Posts publicados aos domingos, por exemplo, conseguem 25% mais “Likes”, compartilhamentos e Comentários do que posts feitos na Terça-Feira, por exemplo.
5) Engaje sua audiência:
O post “perfeito” não acaba quando carrega no botão “publicar ” ou “enviar”. Uma vez publicado, deve acompanhar a sua evolução, comentar, incentivar ou responder às perguntas que surjam. “Gostar” dos comentários e responder às perguntas que lhe fazem mostra atenção e os clientes reconhecem esta atenção.
6) Foque no tempo livre:
Faça uma pesquisa dos dias da semana que mais tem posts dos concorrentes e tente postar quando houver menos concorrência, assim a atenção ficará mais voltada a você.
7) Hashtags:
Posts com Hashtags conseguem normalmente 60% mais interações. Use esse recurso e strategicamente para linkar seus posts a discussões muito maiores e tópicos mais relevantes.
8) Exclamação:
Seja mais positivo! Posts com ponto de exclamação conseguem 2.7x mais interações do que publicações sem a pontuação.
9) Interrogação:
Posts que fazem perguntas para as pessoas conseguem 23% mais engajamento do que o normal. Tente começar sua publicação fazendo uma pergunta para o seu público-alvo.
Não existe um post de Facebook considerado “Perfeito”. Existem maneiras de chegar perto disso. Sempre levando em consideração qual é o objetivo daquela publicação. Foque em sempre fazer seu post com um objetivo claro. Quando você faz as coisas de uma maneira muito confusa, o resultado pode ser muito abaixo do esperado. Com criatividade pode obter grandes resultados.
Referências:
Notas de Marketing de Vinhos. Disponível em: http://notasmarketingdevinhos.com/post/70136766262/segredo-post-facebook-vinho Acesso em: 14 de junho de 2015.
Anatomia do post perfeito. Disponível em: www.weblabs.com.br Acesso em: 15 de julho de 2015.
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