No
calor do debate, o formalismo cedeu e, como poucas vezes na discussão
sobre o Marco Civil da Internet, as operadoras chamaram a neutralidade
de rede pelo verdadeiro nome que tem esse princípio no mundo das
telecomunicações: dinheiro.
“Não estamos falando de liberdade, mas sim do velho e bom dinheiro,
de modelo de negócios”, disparou o vice presidente da TIM, Mario
Girasole, um executivo pouco afeito a tergiversações, durante mais uma
discussão sobre o projeto de lei que teve lugar na Futurecom 2013.
Justiça seja feita, não o fez sozinho. O presidente da Telcomp, João
Moura, tampouco se valeu das já tradicionais alegorias de que se trata
de uma questão que deve ser flexibilizada para “benefício” dos
internautas, como tantas vezes – e também neste evento – é repetida.
“O setor perdeu receitas e agora precisa-se buscar outras maneiras de
trazer recursos. A questão é quem se apropria do valor gerado e quem
incorre no custo. O que tememos é continuarmos a ter uso às vezes até
irracional da rede sem a possibilidade de monetizar isso de alguma
maneira”, disse Moura.
Na visão das detentoras da infraestrutura, a neutralidade de rede
teria consequências até mesmo conceituais para o mercado. “Não pode ter
um marco que traga um freerider, que trate as redes apenas como um tubo.
As operadoras não podem ser tratadas como um tubo”, insiste Girasole.
Eis o nó, como as teles o entendem. Donas das redes por onde trafegam
os bits que fazem a Internet, na essência as operadoras enxergam em
empresas como Google, Facebook ou Netflix aproveitadores que montaram
seus negócios sobre uma infraestrutura cara sem dividirem os custos para
instalá-la ou mantê-la.
Não por menos, provedores de Internet ressaltem que o raciocínio tem
uma falha: “Se hoje o Brasil tem mais de 100 milhões de internautas, não
é porque as pessoas gostam de corrida de bit, mas porque procuram à
Internet em busca de aplicações que façam sentido para elas”, diz
Eduardo Neger, da Abranet.
No limite, diz ele, a lógica das operadoras poderia ser invertida.
Visto que são as aplicações da rede que atraem os usuários a contratar
os serviços de conexão, quem cria tais ‘atrações’ poderia cobrar das
operadoras por garantirem o mercado do qual elas se beneficiam. A CDTV,
do Convergência Digital, reproduz o posicionamento do vice-presidente da
TIM.
Pronunciamento do vice-presidente da TIM: http://www.youtube.com/watch?v=psEWcLGcBmg
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35247#.Um1SPRDuWMR
PS: Dia 29/10 (terça-feira), o congresso terá a oprtunidade de escolher um texto favorável ao lobby das Teles, ou um texto voltado à liberdade e democracia na rede. Nem todo mundo vai assistir da poltona >> https://www.facebook.com/events/555937184477533/?previousaction=join&source=1
Muito importante essa discussão. Coloquei uma outra matéria sobre o Marco civil da internet para quem não está situado da discussão.
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