A inovação no uso de mídias sociais torna a comunicação mais eficaz do que muitos imaginam. Segundo a pesquisa, as áreas de marketing das empresas estão indo além das tradicionais ferramentas de divulgação, ampliando os investimentos em mídias sociais e, diante desse mudança, passaram a obter melhores resultados em suas campanhas.
O levantamento, realizado para a seleção dos finalistas Prêmio Destaque Comunique-se CASE 2013, envolveu centenas de empresas. “Mais de 50% dos CASES recebidos com boa avaliação e classificados para as finais eram com atuação em redes sociais”, explica a diretora de conteúdo do Comunique-se, Maisa Dóris. Neste ano, dentre os seis finalistas, três são cases relacionados a mídias sociais. “Detectamos ações realmente interessantes, em que as redes sociais são usadas de forma inovadora pelas empresas. Isso mostra como essas novas mídias serão usadas no futuro”, avalia Maisa.
A pesquisa também aponta que as mídias sociais adquiriram tamanha importância que até mesmo influenciam as decisões dos gestores das empresas. “Muitas empresas ainda encontram dificuldades para atuar de maneira integrada e eficiente com essas novas ferramentas e espaços de comunicação. Além disso, este novo cenário exige a atualização constante dos profissionais da área, que também precisam ser ´multiplataforma´. A velocidade e o alto poder de disseminação das novas mídias nos impõem a necessidade de sermos ágeis e, ao mesmo tempo, precisos”, declara o executivo da Ambev, Alexandre Loures, empresa que participou do levantamento e tornou-se finalista da premiação.
A fim de manter a normalidade de suas entregas durante o período das manifestações, a Ambev, que já executava uma ação agressiva nas mídias sociais, organizou uma força-tarefa para fazer o mais amplo mapeamento de todos protestos que aconteciam no país. Alexandre Loures, diretor de comunicação da Ambev, relembra que era um momento estratégico, já que ocorria a Copa das Confederações, que tinha a Ambev como patrocinadora, o que exigia que o abastecimento não sofresse falhas.
A IBM, a partir da análise de posts de torcedores sobre os jogos da seleção durante a Copa das Confederações, alavancou o uso de alguns de seus aplicativos. A empresa precisava ampliar a percepção do mercado em relação a suas soluções de Big Data e Analytics. Para isso, analisou postagens no Twitter produzidas pelos torcedores sobre os jogos da seleção brasileira na Copa das Confederações para alavancar o uso de alguns de seus aplicativos. Fabiana Galetol, diretora de Branding e Comunicação Externa da IBM Brasil, considera o case um exemplo sobre como a explosão de informações nas redes sociais pode ser útil às empresas.
Outro case finalista é a ação da Vale que resultou na conquista de 550 mil seguidores no Twitter e no Facebook. Segundo Mônica Ferreira, gerente geral de relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da empresa, a Vale entendeu que as redes poderiam ser usadas para trabalhar sua percepção positiva e destacar projetos e iniciativas em andamento, mostrando a empresa de forma transparente, com comunicação direta e simples. A ação teve grande êxito, particularmente com os investidores da companhia.
A empresa ganhadora do Prêmio Destaque Comunique-se CASE 2013 será conhecida no dia 21 de outubro. Mais Informações aqui.
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