quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEC elimina 36 candidatos do Enem 2013 por fotos em redes sociais

 

Trinta e seis candidatos foram identificados e eliminados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (27). Os candidatos publicaram fotos do cartão de respostas na redes sociais ou fizeram posts no twitter durante o período do exame e foram desclassificados no segundo dia de prova.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a equipe do ministério monitorou quase 2 milhões de tuítes ao longo desses dias. "Não podemos permitir que alguém ingresse no ProUni, no Sisu ou no Ciência Sem Fronteiras tendo violado o edital", afirmou. Mercadante lembrou que o edital proíbe os participantes de usarem equipamentos eletrônicos dentro das salas, durante a prova.
Durante a tarde de sábado (26), com uma simples busca, era possível encontrar imagens de cartões de resposta da prova, feitas por candidatos. Um internauta, por exemplo, publicou imagem do cartão acompanhado dos hashtags #bora #ir #bem na #prova #enem #CursoDireto yeeeeah #UP #UniversidadePositivo.
Usuários da rede reagiram às imagens postadas, alertando que os candidatos seriam eliminados. Em outra postagem, um candidato também deseja boa sorte aos colegas minutos antes das 13h com a foto do suposto cartão-resposta deste ano:
"Entrando na Universidade agora para fazer a prova do enem. Boa sorte a todos os que estarão realizando esta prova. #enem".
Houve até mesmo os que publicaram fotos com a intenção proposital de serem eliminados e irem embora antes o horário permitido para deixar o local de prova:
"To aqui no #enem nao sei nada (...) e quero ir embora logo.. vou postar essa foto pra ver se algum policial vem me eliminar #enem2013 #enem#DilmaCuzona #eliminado #policiafederal", postou um candidato no Instagran minutos após o início da prova, sendo curtido por mais de 230 pessoas.

Redes sociais também foi tema da prova do ENEM

Ao mesmo tempo em que o MEC monitorava as redes sociais para evitar fraudes o tema também surgiu nas questões da prova. A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias apresentou questões sobre internet, cyberbullying e hipertextualidade. O exame também questionou sobre a influência das redes sociais nas manifestações do Egito, já na prova de inglês, havia um texto sobre Steve Jobs, o criador da Apple, que perguntava sobre a sua contribuição dele para o mundo digital.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2013-mec-elimina-24-candidatos-por-postarem-fotos-em-redes-sociais-10551055#ixzz2j8Tq43vE
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário