domingo, 22 de outubro de 2017

Smartphones e a importância de seus aplicativos

Smartphones e a importância de seus aplicativos
Por: André Quadra Silvano (1)

A disseminação da tecnologia proporcionou um aumento da utilização de Smartphones, e estes, hoje são encontrados na mão de praticamente todas as pessoas que encontramos ou observamos na rua.


Esse aumento da aquisição e utilização de Smartphones tem um vínculo com as funcionalidades que estes aparelhos proporcionam aos seus usuários, principalmente quando os mesmos estão no alcance de uma rede de internet seja ela Wi-fi, 3g ou 4g.

 

Estes aparelhos estão se tornando cada vez mais importantes na nossa rotina, pois neles temos nossa agenda de contatos; documentos do serviço; escola e faculdade; fotos; vídeos; músicas e diversos aplicativos para as mais várias atividades.

Porém para que possamos utilizar todos estes arquivos que armazenamos nos nossos Smartphones precisamos instalar nos aparelhos diversos aplicativos, também conhecidos como APP’s.

 
Muitos aplicativos necessitam de uma conexão com a internet somente para realizar o seu download, por exemplo, um player de música e vídeo, um leitor de documentos e alguns jogos. Porém, a maior gama de aplicativos necessita de uma conexão com a internet como Uber, Whatsapp, Outlook, Facebook, aplicativos de bancos entre outros.

Os aplicativos e suas funcionalidades, são os responsáveis por toda essa necessidade de se ter esses aparelhos e também da disseminação dos mesmos, pois sem os aplicativos estes aparelhos seriam iguais aos antigos aparelhos celulares que tinham como objetivo único a comunicação por voz ou mensagem.

Para usuários do Android basta entrar no Play Store, App que já vem instalado de fábrica nos aparelhos, que o usuário pode pesquisar os mais variados tipos de aplicativos, seja por nome, categoria de aplicativo, mais pesquisados e lançamentos.

 

Com o intuito de demonstrar a importância desses aplicativos nos aparelhos Smartphones, podemos utilizar como exemplo dois aplicativos de utilização mundial que se encontram instalados em boa parte dos aparelhos aqui no Brasil, o Whatsapp e o Uber

O Whatsapp facilitou e proporcionou uma comunicação entre usuários do aplicativo possibilitando que os mesmos conversem por voz, mensagem e também enviem vídeos, músicas, documentos e links em suas conversas. Porém não limitou as conversas apenas entre dois indivíduos, neste aplicativo as pessoas podem criar grupos de  conversas que tenham interesses em comum. Uma das facilidades deste aplicativo é que o usuário não necessita de crédito para poder realizar suas conversas, o mesmo só precisa estar em algum lugar onde tenha acesso a internet. 

 

Já o Uber proporcionou aos usuários do aplicativo a solicitação de um transporte, no caso um carro, para fazer seus deslocamentos, sendo que o pagamento pode ser vinculado a um cartão de crédito, débito e também dinheiro. Recentemente este aplicativo veio para o Brasil e sua regulamentação está em discussão em diversas cidades. Este aplicativo além de acabar com o monopólio dos taxistas, proporcionou a pessoas interessadas uma nova forma de trabalhar, alguns como único emprego, outros como uma maneira de adquirir uma renda extra.

 

Com base neste artigo pode-se observar a importância dos aplicativos nos aparelhos Smartphones, que sem os aplicativos seriam apenas simples celulares. Esses aplicativos são encontrados numa variedade enorme atendendo públicos diversos e atividades diversas. E graças à integração dos aparelhos Smartphones com os aplicativos, seus usuários podem usufruir de diversas facilidades no seu cotidiano.

Referências bibliográficas:

acessado em 21/10/2017.
https://www.uber.com/pt-BR/ acessado em 21/10/2017.
acessado em 21/10/2017.
https://www.whatsapp.com/?l=pt_br acessado em 21/10/2017.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook acessado em 22/10/2017.
https://play.google.com/store/apps acessado em 22/10/2017.


------------------------------------------------------------------------------------------
(1) Graduando do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Santa Catarina

Um comentário: