Por Lyandra Monsores
Universidade Federal de Santa Catarina
EGC5019 - AVA
Nos anos 90, na ânsia de combater a exclusão digital e testar uma hipótese pedagógica, o Dr. Sugata Mitra, chefe de pesquisa e desenvolvimento numa empresa indiana, começou um experimento e, seguindo a premissa onde a inclusão digital é um dever de todos, iniciou o projeto denominado a “The Hole in The Wall” - O Buraco no Muro.
Mitra instalou um computador com internet totalmente liberada em um muro de uma região carente em Nova Deli, na época o equipamento era inacessível ao público da região, a ideia era observar o que aconteceria sem qualquer instrução formal de utilização.
Como resultado, foi incrível constatar o quanto e principalmente as crianças obtiveram um aprendizado rápido e autônomo, mostrando que a curiosidade e o acesso à informação traz curvas inimagináveis para a evolução no ser humano Trecho do documentário
No documentário podemos ouvir relatos das crianças e observar o novo mundo que estava desenvolvendo-se no íntimo de cada criança, transformações que com certeza mudariam as perspectivas de visão de futuro e aprendizagem das próximas gerações.
Imagem 1 - Dr. Sugata Mitra
Mais do que um simples movimento de inclusão digital, o documentário traz reflexões importantes sobre o acesso da população carente a tecnologia e o desenvolvimento das futuras gerações. Além de uma crítica ao sistema educacional e governamental mostrando que, com as motivações certas, podemos destravar a capacidade intelectual de um indivíduo.
O muro simboliza a divisão física e socioeconômica entre a tecnologia e a pobreza, além de uma barreira institucional imposta para a classe. Com a quebra dessa “barreira” as crianças, que nunca tinham visto um computador em suas vidas, rapidamente se unem num aprendizado informal e colaborativo entre eles demonstrando um gigantesco potencial resolutivo.
Por fim, O “Buraco no Muro" é um documentário poderoso sobre a agilidade, evolução e aprendizado da mente humana e uma crítica a arcaicas práticas educacionais em diversas regiões do mundo. A experiência do Dr. Mitra demonstra que, quando as barreiras são removidas e o acesso é garantido a todos, a auto-motivação e a inteligência coletiva florescem. O documentário não só provou a eficácia do modelo, mas também mostra uma visão esperançosa de que a educação de qualidade pode ser alcançada por todos. Basta apenas um computador, um buraco no muro e a crença inabalável na curiosidade humana.
Imagem 2 - crianças com acesso ao computador
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário